Chegou a hora de trocar o caminhão ou investir na ampliação da frota? Então saiba desde já: é preciso escolher bem. Afinal, como o investimento em veículos para transporte de carga é sempre alto, errar na escolha não pode ser uma opção. Mas o que exatamente levar em consideração?
Para ajudá-lo nessa tarefa, resolvemos listar aqui as principais características a que você deve se atentar na hora de comprar um caminhão de carga. Confira!
São diversos os tipos de carroceria, desde aquelas feitas pensando no transporte de carga viva, passando por modelos específicos para levar líquidos inflamáveis até chegar a exemplares feitos para lidar com produtos refrigerados. É claro, portanto, que a escolha deve ser condizente com seu público-alvo.
E ainda tem mais um detalhe: o tipo de carroceria também influencia no preço! Quanto mais carga o modelo consegue transportar, mais alto é o custo de aquisição e de manutenção, já que mais peso resulta em mais consumo de combustível e desgaste das peças do caminhão. Então não exagere. Se não for absolutamente necessário, nada de escolher o maior caminhão disponível no mercado, ok?
Outro ponto bastante pessoal a ser avaliado envolve as localidades atendidas por você, seu caminhão ou sua frota. Quem trabalha com entregas urbanas, em uma mesma cidade, por exemplo, pode optar por veículos menores e mais ágeis.
Lembre-se também de pesquisar sobre as regras de trânsito do seu destino, como os horários em que é permitida a circulação de veículos pesados, se existem túneis que limitam a altura máxima do caminhão ou se há restrições com base em peso para determinadas vias.
Para dar lucro, o caminhão deve rodar sempre. Por isso, é importante verificar a resistência do veículo escolhido — principalmente para quem ainda vai encarar estradas de terra ou o asfalto mal feito de muitas rodovias pelo Brasil afora. Consulte sites de defesa do consumidor, pergunte sobre marcas para colegas de profissão e peça garantias.
Por mais resistente que seja o caminhão, não tem jeito: seja por conta do desgaste natural ou por algum incidente, uma hora ele precisará de manutenção. Nesses momentos, você precisa encontrar mão de obra especializada e peças de reposição com facilidade — mesmo que esteja nos rincões do Brasil.
Pensando nisso, procure se informar sobre a disponibilidade desses serviços e produtos na sua área de atuação para ter certeza de que não ficará na mão em um momento de necessidade. Afinal, é melhor prevenir que remediar, certo?
Uma boa maneira de garantir a integridade do seu patrimônio é contar com um bom seguro para caminhão, de preferência com cobertura nacional. Afinal, como você deve saber, o conserto desse veículo não costuma ser nada barato. Isso sem contar que, infelizmente, o transporte de cargas é muito visado por assaltantes.
Por essas e outras, saber qual é a média do seguro do veículo que você deseja comprar é uma boa maneira de se planejar financeiramente. Também é uma boa pedida pesquisar um pouco mais sobre o seguro específico para transporte carga, garantindo a segurança não só do veículo em si, mas também do que ele leva.
Ao comprar um caminhão de carga, é preciso estar atento ao preço de cada veículo e, principalmente, à forma de pagamento. Você provavelmente sabe que os caminhões podem ser adquiridos por financiamento, não é mesmo? O grande problema nesse caso é ter que desembolsar uma boa entrada, lidar com a burocracia e ainda enfrentar os juros do parcelamento.
Para resolver essas desvantagens é que surge o consórcio, modalidade de compra que dispensa a entrada e não sofre incidência de juros. É uma ótima escolha para quem deseja pagar apenas um pouco por mês e não tem pressa para aguardar a contemplação.
Por fim, se ainda precisa esclarecer algum detalhe antes de escolher um caminhão de carga para comprar, assine agora mesmo a nossa newsletter! Assim você receberá dicas diretamente em sua caixa de entrada!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários