O que é CVV no cartão e pra que ele serve?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você sabe o que é CVV? Se utiliza cartão de crédito, com certeza já viu e precisou desse número no seu dia a dia. Isso porque ele é sempre requisitado quando alguém resolve fazer alguma compra online. Dessa forma, muitas pessoas têm curiosidade de entender melhor sobre esse código.

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo que explica o que é CVV, qual a sua funcionalidade, onde ele fica no cartão, por que e como protegê-lo. Então, continue a leitura e confira!

O que é CVV?

A sigla CVV (também encontrada como CVV2) significa Card Verification Value, ou Valor de Verificação do Cartão, em português. Em suma, essa sigla é aplicada por organizações de cartões de crédito como um código de segurança do cartão — CSC, ou Card Security Code, em inglês.

Ele foi desenvolvido para proporcionar uma segurança maior contra fraudes em transações online. Na prática, é um código formado por três ou quatro números e calculado por um algoritmo com base em chaves criptográficas, que utiliza dados como sua data de vencimento ou o número do cartão. Isso é feito para torná-lo mais seguro e exclusivo.

Também há outras siglas e nomes do código de segurança CVV que variam conforme cada empresa, mas todos têm a mesma funcionalidade. Os principais delas são:

  • CID (Card ID ou Identificação do Cartão);
  • CVVC (Card Verification Value Code);
  • V-Code (Verification Code);
  • CVD (Card Verification Data).

Para que serve o CVV do cartão?

O CVV é utilizado como uma espécie de senha para compras pela internet, já que não há uma máquina física em que o cartão será inserido, passado ou aproximado. Em resumo, ele é um procedimento de autenticação exigido por empresas de cartão de crédito ao realizar uma compra online.

Esse código é crucial para garantir a segurança do titular e impedir que o cartão seja usado por indivíduos sem autorização, minimizando a probabilidade de fraudes. Também é possível que o comprador tenha que inserir o CVV junto ao seu CPF, o que traz uma proteção extra ao dono do cartão.

Onde fica o CVV?

A localização desse código pode variar, dependendo da empresa que o emitiu. Em grande parte dos cartões (como os Mastercard e Visa), o CVV consiste em um código de três dígitos que fica no verso do cartão. No entanto, há algumas empresas que colocam o número na frente do cartão. Saiba que essa lógica é aplicada tanto no cartão de débito ou crédito.

Por que e como proteger o CVV?

CVV é uma das principais ferramentas que ajudarão na segurança do seu cartão de crédito, sendo crucial que você tome medidas para proteger esse código. A primeira delas é que você faça uso consciente do cartão de crédito, o que significa que deve tomar alguns cuidados antes de cadastrá-lo em algum portal.

Prefira comprar em sites confiáveis, recomendados de amigos, que estejam presentes em redes sociais e sites de reclamações. Além disso, não deixe de conferir se eles disponibilizam SAC ou outra forma de contato, caso você tenha algum problema.

Outra dica para proteger o CVV do cartão é nunca tirar fotos e compartilhar essa informação por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, que podem ser invadidos ou clonados.

Após entender o que é CVV, você aprendeu como esse código é fundamental para assegurar a proteção do seu cartão de crédito. No entanto, é importante tomar as melhores medidas para protegê-lo e evitar que ele seja obtido por terceiros de má-fé.

Gostou deste conteúdo? Então, que tal assinar a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do nosso blog?

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários