O que é empréstimo consignado? Saiba mais sobre essa linha de crédito

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Quando você precisa de dinheiro, o que não falta são opções de linhas de crédito. Porém, cada uma é de um tipo diferente e tem seu próprio funcionamento. Portanto, é importante conhecer suas alternativas antes mesmo de entender o que é empréstimo consignado.

Entre os principais tipos de crédito, você encontrará o empréstimo pessoal, o financiamento e o consórcio.

Mas, chegou a hora de descobrir por que o crédito consignado é uma ótima forma de alcançar os seus objetivos. Vamos lá?

O que é crédito consignado?

Obter um crédito consignado significa que você obterá dinheiro com características bastante específicas. A principal diferença entre essa e outras modalidades de crédito é que as parcelas são descontadas diretamente do contracheque, do holerite do contratante.

Quais são os tipos de crédito consignado?

Um ponto interessante a ser esclarecido é que nem todo crédito consignado é igual. Cada tipo tem suas particularidades, e é importante que você conheça cada uma delas. Fique de olho!

Para aposentados e pensionistas

O empréstimo consignado para aposentados e pensionistas está entre os mais comuns. Ele é voltado para o público que já recebe aposentadoria e contribuiu com a previdência durante o tempo determinado, parcial ou integralmente. Quem recebe pensão também tem direito ao serviço. No entanto, não são todas as pensões que são consignáveis.

Dentro dessa categoria, existe uma porcentagem previamente estipulada sobre os benefícios que pode ser comprometida. As parcelas não podem ser maiores que 35% do montante da aposentadoria ou pensão, por exemplo. Além disso, o número total de contratos é de 9.

Existem outras características específicas desse tipo de consignado:

  • o prazo máximo de quitação é de 72 meses;
  • a taxa máxima de juros é de 2,08% ao mês;
  • o cliente não pode ter mais de 80 anos.

Para servidores públicos federais

Os servidores públicos federais participam de uma categoria diferenciada dentro dos tipos de empréstimo consignado. Isso porque são apenas alguns deles que podem se beneficiar do recurso:

  • servidores públicos federais militares;
  • servidores públicos federais civis;
  • aqueles que têm entre 21 e 80 anos.

O valor é descontado do contracheque, assim como os demais, não podendo ultrapassar 35% dos ganhos líquidos do trabalhador. Além disso:

  • o prazo máximo de pagamento é de 96 meses;
  • o teto do crédito é estabelecido pela instituição.

Os celetistas, comissionados, contratados por contrato temporário e servidores que atuam fora da sua Unidade Federal não têm esse direito.

Para servidores públicos municipais e estaduais

Os servidores municipais e estaduais também têm direito ao empréstimo consignado, e as condições são bastante parecidas com as dos servidores federais. O prazo para pagamento é o mesmo e o valor da parcela também é debitado diretamente na folha de pagamento.

Os trabalhadores autorizados a realizar o empréstimo são:

  • servidores municipais e estaduais ativos;
  • servidores aposentados;
  • servidores pensionistas.

Os servidores com contratos temporários, os comissionados, os estagiários e os terceirizados não têm essa possibilidade.

Para trabalhadores com carteira assinada

Também existe a categoria de consignado privado, pensado para os trabalhadores contratados em regime CLT. No entanto, é preciso que a empresa tenha parceria com instituições financeiras autorizadas a prestar esse tipo de serviço.

As taxas variam de acordo com o banco, mas costumam ficar entre 1,40% e 3,50% ao mês.

Como a dívida é atrelada ao colaborador, caso a empresa vá à falência ou demita o funcionário, ele se responsabiliza integralmente pelo contrato.

Quais são os benefícios do consignado?

Em geral, quando você entende o que é empréstimo consignado percebe que essa é uma ótima opção para quem tem interesse em quitar uma dívida sem comprometer um dinheiro que não tem. Desse modo, quem obtém o crédito acaba tendo melhores condições de negociar seus débitos em aberto por valores menores que os originais. Assim, fica apenas com as parcelas do consignado para serem descontadas.

Taxa de juros menor

Como o desconto ocorre diretamente do salário e, em função disso, os riscos de não receber pelo empréstimo feito são menores para a instituição financeira, ela consegue cobrar juros mais baixos. Em geral, é uma das linhas de crédito mais baratas no mercado.

Assim, o crédito consignado é uma alternativa atrativa para situações emergenciais, como questões de saúde ou consertos inesperados. Assim, você recorre a um dinheiro extra sem pagar taxas altas por isso.

Facilidade para contratar

O empréstimo consignado também pode ser contratado facilmente. Isso porque, como a instituição financeira tem mais certeza do recebimento, não exige tanta burocracia no momento da negociação.

No entanto, é importante observar e garantir que o total da sua dívida não supere 20% da sua renda. A menos, é claro, que se trate do financiamento de um imóvel, o que pode comprometer um pouco mais da renda mensal, algo em torno de 30%, de acordo com o recomendado.

Prazos mais longos

Se você está pensando em pagar pelo empréstimo consignado em um prazo maior para suavizar as parcelas, saiba que é possível. Algumas instituições financeiras chegam a oferecer até 120 meses para quitar a dívida.

Mas, atenção: certifique-se de fazer um planejamento financeiro para entender se você comportará uma dívida tão longa sem pesar o seu orçamento mensal, fazendo com que você tenha que abrir mão de coisas que são importantes para você e a sua família no dia a dia.

Ao entender o que é empréstimo consignado é possível recorrer com segurança a essa linha de crédito. O consignado pode ser bastante vantajoso, especialmente se você tem dívidas altas ou se teve algum imprevisto financeiro ultimamente.

Com organização e responsabilidade financeira, esse pode ser um recurso atrativo para solucionar questões financeiras das mais diversas naturezas. Porém, não se esqueça de que ele será descontado diretamente do seu salário.

Agora que você sabe o que é empréstimo consignado, conheça as condições oferecidas pela Rodobens para contratação desse crédito!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Empréstimo Consignado Privado Rodobens
Prático e personalizado para seus planos.

Comentários