O que é implemento agrícola e para que serve?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Se você quer ter bons resultados na agricultura, precisa considerar o uso de bons equipamentos agrícolas no seu dia a dia. Por isso, é importante que você saiba o que é implemento agrícola e descubra como escolher os mais adequados às suas necessidades.

Para facilitar a sua vida, elencamos os principais, destacando o seu uso. Fique conosco para conhecê-los melhor. Boa leitura!

O que são implementos agrícolas?

Implementos agrícolas são equipamentos acoplados a um sistema de tração, como um trator. Eles servem para auxiliar o produtor rural no manejo do solo e das culturas, facilitando e agilizando o seu trabalho. Importante, não é?

Esses implementos estão atrelados a algum outro maquinário motorizado. Hoje em dia, já existem diversos tipos de implementos, para diferentes finalidades: preparação do solo, adubação das culturas, fertilização, implantação das sementes no solo e por aí vai.

Quais são os principais tipos de implemento agrícola?

Agora que você sabe o que é implemento agrícola, chegou o momento de conhecer os principais tipos. Vamos lá?

Arados

Os arados são utilizados na etapa de plantio, revolvendo a camada mais subsuperficial do solo para enterrar os restos de outras culturas ou plantas daninhas. Eles melhoram a infiltração da terra, o armazenamento da água e a aeração para as novas culturas se desenvolverem.

Hoje encontramos:

  • arados de discos — com discos lisos ou recortados, com diâmetros e números variados;
  • arados de aivecas — mais antigos, com discos em formato de V, com mais incorporação de restos.

Subsolador

O subsolador, por sua vez, é bastante usado na cultura da cana, rompendo aquelas camadas compactadas da terra. Ele tem hastes de metais que atingem 1,10 metro de profundidade. Elas vão descompactar o solo, diminuindo a resistência ao crescimento das raízes e aumentando a aeração e a drenagem da área.

Apesar de não resolver por completo o desafio da compactação do solo, o subsolador é uma ótima medida paliativa, viu? Vale lembrar que ele exige alta força de tração, então é necessário investir em um bom trator. 

Pulverizador

Os pulverizadores têm um papel importante na aplicação de produtos fitossanitários que combatem pragas, insetos, patógenos e plantas daninhas. Hoje, já existem pulverizadores autopropelidos, mas que não podem ser desacoplados. Em função disso, os pulverizadores tratorados ainda são os mais requisitados para esse tipo de serviço.

Entre os principais tipos estão:

  • o pulverizador atomizador — usado na fruticultura para aplicar fitossanitários;
  • o pulverizador de barra — com tanque de volume variável e bico de aplicações, para outras culturas.

Roçadeira

A roçadeira ou ceifadeira, é usada para retirar as ervas indesejadas do meio das plantações. Seu corte é composto por cabeçotes e lâminas (retas ou curvas), que podem ser acoplados nos tratores. A roçadeira também pode ser utilizada sem o trator, caso o local seja mais apertado ou estreito.

Como bons equipamentos podem melhorar a produtividade na agricultura?

Os implementos agrícolas estão entre os investimentos mais rentáveis no setor. Isso porque eles melhoram muito a produtividade na agricultura. Em geral, eles ajudam a resolver problemas como:

  • a baixa produtividade;
  • as falhas na preparação do solo;
  • a produção em baixa escala e os problemas com a manutenção da lavoura;
  • a demora dos processos e a sua inefetividade;
  • a necessidade de muita mão de obra;
  • a exposição dos trabalhadores ao risco;
  • os trabalhos cansativos ao extremo;
  • o descumprimento de prazos da safra;
  • as grandes perdas de alimentos.

Como adquirir um implemento agrícola?

Se você quer investir em diferentes tipos de implemento agrícola, saiba que existem vários meios para isso. O consórcio, por exemplo, é uma boa opção para conseguir comprar o seu maquinário. Isso porque é uma alternativa segura e econômica, já que não tem juros nem entrada. Além disso, você pode ofertar lances e obter a carta de crédito mais rapidamente.

Agora que você sabe o que é implemento agrícola, que tal ficar por dentro de outros assuntos que ajudarão a aumentar a produtividade na agricultura? Você pode assinar a nossa newsletter e receber nossos melhores conteúdos por e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Potencialize seu negócio,
com caminhão, ônibus ou van Mercedes-Benz

Comentários