O Fundo de Garantia do Tempo e Serviço, também conhecido como FGTS, foi criado por lei em 1967, pelo Governo Federal do Brasil. O FGTS é um fundo de assistência aos trabalhadores regidos pela CLT, como os trabalhadores urbanos, rurais, temporários e autônomos.
O FGTS tem como objetivo formar um recurso financeiro que visa compensar o trabalhador demitido sem justa causa. Para você que quer comprar sua casa própria, a boa notícia é que ele pode ser o que faltava para você conseguir esse objetivo. Confira mais sobre o assunto!
FGTS é recolhido em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal em nome de cada trabalhador. Os recursos do FGTS são usados pelo governo financiar serviços de água e esgoto e outras obras de infraestrutura.
Desde 2008, o FGTS estendeu seu domínio para outros segmentos de infraestrutura, como a construção de ferrovias, portos, hidrovias e rodovias. Esse fundo não é utilizado apenas para o governo, mas também para financiar aquisições de propriedades que beneficiam os cidadãos brasileiros, especialmente aqueles com menor renda.
O saldo da conta do FGTS é formado por depósitos mensais feitos pelo empregador equivalentes a 8% do salário do empregado. Os depósitos são obrigatórios e devem ser depositado até o sétimo dia do mês. O fundo deve ser depositado pelo empregador na Caixa Econômica Federal, ou em instituições financeiras credenciadas pelo governo, tais como casas lotéricas e serviços de internet banking.
Com FGTS o trabalhador tem a oportunidade de compilar os ativos financeiros que podem ser retirados em momentos especiais, tais como:
Demissão sem justa causa;
Fim do contrato de trabalho por prazo determinado;
Aposentadoria;
Casos de doenças graves ou incuráveis;
Construção de imóveis;
Aquisição de propriedades;
Liquidação ou amortização de uma dívida relacionada a contratos hipotecários.
Então, o saldo da conta vinculada do FGTS pode ser utilizado para a compra de um imóvel. Existem três possibilidades de uso:
Para aqueles que procuram comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo de FGTS pode ser usado como parte do pagamento ou como um método de pagamento integral para a aquisição de um imóvel.
Conheça o consórcio de imóveis da Rodobens.
Para aqueles que querem usar o seu FGTS no pagamento integral da sua dívida ou pagar uma parcela do maior do saldo devedor.
Pode-se usar o FGTS na redução de até 80% o valor das parcelas. Esse pagamento pode ser usado em até 12 meses consecutivos.
Para a utilização do FGTS na compra de um imóvel residencial, é preciso se observar quatro requisitos obrigatórios:
O trabalhador deve possuir pelo menos 36 depósitos na sua conta do FGTS (3 anos). Esse período não precisa ser contínuo e não é necessário que todo o período de depósito de FGTS seja em uma única empresa. Basta que o trabalhador comprove 36 recolhimentos de FGTS em sua conta vinculada.
É necessário que o trabalhador não possua nenhum financiamento ativo no Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
O trabalhador não deve possuir nenhuma propriedade residencial na região metropolitana onde deseja adquirir seu imóvel.
É necessário que o comprador more ou trabalhe na região metropolitana onde pretende comprar o imóvel novo.
E então? Ficou com alguma dúvida sobre como usar o FGTS na compra de um imóvel? Deixe um comentário e converse com a gente!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários