Você sabe o que é poupança e como ela funciona?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você sabe o que é poupança? Esse é um tipo de investimento que existe há décadas. Antigamente, recebia o nome de caderneta devido às anotações que eram feitas à mão todas as vezes em que a pessoa realizava um depósito ou o banco inseria os juros. Ou seja, quando o rendimento ocorria, ele era anotado em algo parecido com uma caderneta.

Mas a poupança se modernizou ao longo dos anos. Atualmente, muitas pessoas utilizam ela como uma conta para fazer pagamentos, receber valores e guardar dinheiro. Pensando na importância do assunto, resolvemos compartilhar com você tudo o que precisa saber sobre esse serviço. Continue lendo!

O que é poupança?

A poupança nada mais é que um tipo de conta bancária que permite ao usuário guardar seu dinheiro. A maioria dos bancos tradicionais oferecem essa ferramenta financeira aos seus clientes. Em alguns casos, ela é até aberta junto da conta corrente.

Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas podem ter uma conta poupança. Ela tem algumas características interessantes, entre elas segurança, isenção do Imposto de Renda e liquidez diária — ou seja, o dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento.

Como a poupança funciona?

A poupança também pode ser entendida como uma modalidade de investimentos, sabia? Basicamente, o titular da conta deposita dinheiro nela e recebe um percentual mensal, como o juros da aplicação.

O rendimento da poupança é calculado utilizando como base 70% do valor da SELIC, acrescido da Taxa Referencial (TR). Durante anos, esse último indexador vem se mantendo em zero. E a baixa rentabilidade é um dos principais motivos das discussões que existem entre renda fixa e variável.

Quais vantagens ela proporciona?

Apesar de não ser tão rentável assim, a poupança ainda proporciona benefícios incontestáveis, que mencionaremos nos próximos tópicos. Veja só!

Segurança

A segurança é um ponto forte da poupança. As pessoas querem estabilidade e garantia de que o seu dinheiro está bem guardado. Por esse motivo, muitas optam por esse tipo de conta para armazenar o fruto de seu trabalho.

Liquidez diária

A liquidez diária, como dissemos, significa que você pode retirar o dinheiro a qualquer momento. Isso é importante para que possa aproveitar oportunidades, por exemplo, ofertar lance em consórcio, adquirir um bem em promoção etc.

Esse benefício é um dos motivos que fazem muitas pessoas utilizarem a poupança como uma conta sem taxas, podendo movimentar valores todos os dias. Inclusive, existem bancos que oferecem até mesmo a possibilidade de fazer transferências por meio do PIX ou TED.

Proteção pelo Fundo Garantidor de Crédito

Por fim, o dinheiro guardado na poupança está protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ele assegura a devolução do seu dinheiro caso o banco quebre. Porém, existem limites para que isso aconteça: até R$ 250.000,00 por CPF e conta. Ou seja, se você deseja guardar um valor maior e aproveitar essa proteção, precisa fracionar o capital.

Agora que você sabe o que é poupança, pode inserir ela em suas aplicações financeiras. Além disso, ela também pode ser utilizada com outras finalidades diárias, especialmente, para armazenar valores que precisam ser utilizados em breve.

Gostou de saber mais sobre poupança? Aproveite também e confira algumas dicas para manter sua saúde financeira estável!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários