O que é protetor de carter? Saiba a sua importância para o seu carro!

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Já ouviu aquele ditado que diz que ter carro é como ter um filho: precisa cuidar? Pois é, essa afirmação faz todo sentido, afinal, garantir uma boa manutenção é fundamental para que o veículo esteja sempre funcionando. E isso necessariamente passa pela importância de conhecer um pouquinho sobre o funcionamento de algumas peças, como o protetor de cárter, que vamos falar neste artigo.

E atenção: não estamos falando que você precisa se tornar um expert em mecânica, viu? A ideia, aqui, é que conheça um pouco sobre itens importantes e que fazem toda a diferença na vida útil e na conservação do veículo.

Agora, falando sobre o protetor de cárter, você sabe o que ele é? Embora seja um nome bastante comentado no universo automotivo, nem todos compreendem como essa peça funciona. Quando o assunto surge, aparecem diversas dúvidas: o veículo já vem com o acessório de fábrica? Caso não venha, é preciso colocar? Como fazer a manutenção?

Para responder a essas e outras questões, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Confira!

O que é protetor de cárter?

É uma peça simples de chapa metálica — aço ou alumínio — localizada abaixo do motor para proteger o cárter de impactos. Seu nome se deve ao engenheiro inglês J. Harrison Carter, criador do acessório. Assim, o protetor é um item de prevenção contra danos ao cárter, onde o óleo lubrificante fica acondicionado.

Como ele funciona?

Como vimos, o cárter é o reservatório de óleo do motor. Por isso, quando exposto, pode ser danificado por pedras, lama, água, buracos e lombadas que podem atingi-lo. Desse modo, a principal função do protetor é preservar a mecânica do cárter.

Além disso, devido à sua localização, ele também contribui para a conservação das peças adjacentes, como correias, alternador e radiador.

Embora possa vir instalado de fábrica, é usualmente oferecido como um acessório adicional. Com base na sua importância, mesmo não sendo um item obrigatório, seu uso é bastante recomendado.

Como avaliar se o protetor de cárter está em bom estado?

Caso o protetor fique danificado, perderá sua função de proteção. Assim, é preciso trocá-lo para que o reservatório de óleo do motor continue preservado. Para verificar se o item está em bom estado, vale avaliá-lo sempre que for revisar o carro.

Observe se o protetor está amassado, com alguma ruptura ou outro tipo de dano. Lembre-se de que a prevenção é mais recomendada do que aguardar a ocorrência de algum problema.

Afinal, não fazer a manutenção adequada das peças do carro pode prejudicar seu bom funcionamento. É melhor trocar o protetor de cárter do que todo o reservatório de óleo e peças adjacentes, certo?

Qual é a importância de colocar um protetor de cárter recomendado pelo fabricante?

Caso seu carro não tenha o protetor de cárter instalado de fábrica, é essencial colocar um que seja recomendado pelo fabricante do veículo. Afinal, existem muitos tipos comercializados por lojistas, distribuidores e concessionárias, contudo, é preciso garantir que o item apresente um projeto de engenharia qualificado, com pontos de fixação adequados e uma chapa de alto padrão.

É a qualidade desses itens que vai garantir um bom desempenho da peça. Desse modo, opte por um produto original, pois os piratas podem comprometer a temperatura e a aerodinâmica do veículo, reduzindo a vida útil das peças, além de, frequentemente, causarem barulhos no carro e vibrações que incomodam.

Agora que você já sabe o que é protetor de cárter, percebeu a importância dessa peça para preservar o seu carro? Vale a pena investir nesse item, mas não esqueça de escolher bem e buscar uma empresa com boa reputação no mercado automotivo.

Gostou do nosso conteúdo? Para ficar por dentro das principais notícias sobre o assunto, assine nossa newsletter! Você receberá as atualizações diretamente em seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Representante das marcas Hyundai, Toyota e Mercedes-Benz, a Rodobens tem a melhor opção para você sair de carro 0KM.

Comentários