O que é um tacógrafo e qual a sua importância nos veículos comerciais?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Um dos artigos de maior importância na rotina dos caminhoneiros é o tacógrafo. Trata-se de um dispositivo relativamente simples, mas que auxilia no monitoramento e no controle das atividades diárias, ajudando inclusive a melhorar o desempenho do profissional. Por isso, é muito importante saber o que é tacógrafo e como ele funciona.

Pensando nisso, hoje preparamos um conteúdo completo que vai ajudar você nessa missão. Vamos lá?

O que é um tacógrafo?

O tacógrafo é um recurso usado para monitorar o tempo de utilização de um veículo, sua velocidade e a quilometragem que foi percorrida. Ele é como a caixa preta de um avião, porém, de veículos terrestres, já que registra todos os dados a respeito das rotas.

Ele ajuda a comprovar que os motoristas estão cumprindo tanto as horas de direção delegadas, quanto as velocidades permitidas pela empresa e pela legislação. Para o gestor de frotas, é uma ferramenta indispensável. Além disso, ele pode ser usado pelas autoridades rodoviárias para analisar informações na fiscalização das estradas.

Como ele funciona?

Existem dois tipos de tacógrafos: o analógico e o digital. Vamos conhecer cada um deles a seguir.

Tacógrafo analógico

O tacógrafo analógico é o modelo mais antigo e presente nas frotas brasileiras. Ele também costuma ser o item com o qual os veículos já saem de fábrica, o que estimula sua liderança no mercado. Nesse caso, as informações ficam registradas em um disco, que é submetido a interpretações por meio de softwares de gestão de frotas.

Tacógrafo digital

Já o tacógrafo digital, apesar de se assemelhar bastante ao analógico, é capaz de registrar um volume maior de informações. Isso inclui novas variáveis, como o limite de velocidade na chuva e o uso do cinto de segurança. Em vez do disco, as informações ficam em um rolo parecido com uma nota fiscal.

Existe ainda uma recomendação do Ministério Público do Trabalho (MPT) que pede a regulamentação administrativa da adoção do tacógrafo digital para veículos de transporte de carga. A justificativa é que isso tornaria o trânsito mais seguro e as condições de trabalho dos motoristas profissionais mais íntegras, pois o equipamento é considerado mais preciso e seguro.

Qual é a sua importância no cotidiano do caminhoneiro?

Ele é muito importante não só para o caminhoneiro, mas também para o dono da frota e das cargas. É um instrumento de segurança e de conferência, capaz de proporcionar mais produtividade para quem o utiliza.

O tacógrafo está entre os acessórios para caminhão mais utilizados. Ele promove ao caminhoneiro um maior controle sobre a sua jornada, o que ajuda a melhorar o desempenho e a produtividade do transporte.

Quais são os benefícios de usá-lo?

Assim como qualquer sistema de rastreamento veicular, o tacógrafo fornece informações relevantes sobre a operação do transporte. Isso pode servir como um instrumento inteligente de gestão, ajudando a tomar decisões mais estratégicas.

Entre os benefícios mais percebidos estão:

  • o controle sobre o excesso de velocidade;
  • o controle da quilometragem percorrida;
  • a redução no número de acidentes e multas;
  • o controle da jornada de trabalho do motorista.

Nos veículos novos, existe um diferencial importante que é o uso facilitado do tacógrafo. Isso se deve principalmente à utilização dos tacógrafos digitais, que proporcionam mais funcionalidades.

Agora que você conhece o que é tacógrafo e qual é a sua importância nos veículos comerciais, que tal ficar por dentro de outros temas do seu interesse? Assine a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Potencialize seu negócio,
com caminhão, ônibus ou van Mercedes-Benz

Comentários