O que é um consórcio?

Junho 2015

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Ouvimos falar cada vez mais sobre o consórcio, seja nos jornais e revistas, até mesmo em novelas e programas diversos na televisão. Também ouvimos pessoas, amigos e familiares comentarem sobre suas experiências. Mas afinal: você sabe o que é consórcio?

O que é um consórcio?

De acordo com a Associação Brasileiras de Admintradoras de Consórcio: consorcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas - físicas ou jurídicas - em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de Consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Um por todos e todos por  um!

Reunindo muitos interessados em um objetivo comum, é possível conseguir condições favoráveis para atingi-lo. Assim, todos os membros dão uma contribuição financeira mensal para um fundo destinado a aquisição do bem ou serviço desejado pelo grupo. Os pagamentos vão financiando a entrega daquele bem para os participantes, até que todos sejam contemplados.

E como administrar tanta gente?

Para organizar toda a operação, gerir as finanças e as entregas, existem empresas especializadas em consorcios. Estas companhias cobram uma taxa de administração do grupo e vão garantir que todos os seus integrantes paguem suas parcelas em dia e também sejam contemplados com os seus bens no momento adequado.

Assim, todos ganham! A operadora do consorcio recebe uma taxa de administração, e todos os membros do consórcio conseguem adquirir o bem desejado com condições favoráveis e com segurança do seu investimento, sem arcar com juros elevados ou taxas altas praticadas em outras modalidades!

 

Confirma as principais características do consórcio:

  • Sem juros
  • Parcelamento integral
  • Variedade de prazos e parcelas
  • Poder de compra do bem à vista
  • Possibilidade de acelerar o crédito por meio de lances
  • Flexibilidade do uso do crédito

Quer um exemplo prático?

Em um exemplo prático: um consorcio é ótimo para planejar a troca do seu carro em dois anos, mas ruim se você precisa de um carro novo urgentemente para trabalhar.

Assim, além de conseguir uma previsibilidade muito bacana do processo de aquisição, é possível desfrutar do bem antes da sua conclusão, algo inimaginável para quem está tentando juntar o dinheiro por conta própria.

Separamos um vídeo que mostra um pouco do sistema de consórcio .

 

Clique aqui e assista o vídeo: Conhecendo o sistema de consórcio

 

Nova chamada à ação

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

  • Muitos de nós temos sonhos como a compra de um carro novo ou a aquisição do primeiro imóvel, não é mesmo? E uma boa saída que várias pessoas encontram para transformar esses desejos em realidade está nos consórcios. Essa já é uma tradicional forma de aquisição de bens de valores mais elevados entre os brasileiros, oferecendo baixos riscos e possibilidades reais de compra.

  • O consórcio costuma ser a melhor opção oferecida pelo mercado para a compra de bens como imóveis ou veículos quando não há dinheiro para o pagamento à vista. Esse modelo permite que haja um melhor planejamento financeiro, além de livrar você das taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras nos financiamentos.

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses no seu email?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.