8 perguntas para responder antes de comprar um imóvel

Setembro 2015

3 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Comprar um imóvel não é uma tarefa simples. Trata-se, na realidade, de um processo que exige calma, pois é preciso tomar uma série de decisões que irão garantir sua satisfação depois de realizada a transação.

Por esse motivo, se informar e planejar a compra com antecedência são regras básicas para fechar um bom negócio.

Mas afinal de contas, o que é importante saber antes de assinar um contrato?

Descubra agora mesmo a resposta para essa questão com nossa lista de 8 perguntas imprescindíveis para responder antes de comprar um imóvel:

Qual o tamanho do imóvel ideal?

A escolha do imóvel é sempre um momento delicado da fase de negociação. As opções são muitas, e os critérios para a compra devem estar definidos o quanto antes para evitar indecisões.

Assim, um dos primeiros aspectos que você precisa considerar é o tamanho da casa ou do apartamento desejado. Afinal, cada pessoa tem necessidades distintas, e o imóvel deve atender a essas expectativas. Se você definir o tamanho, o filtro de busca ficará mais eficiente e a escolha mais fácil.

Logo, se a ideia é um imóvel para uma família, com crianças e animais domésticos, será necessário mais espaço. Talvez um apartamento esteja fora de cogitação. Porém, se o imóvel é apenas para um casal ou alguém que mora sozinho, as necessidades são outras.

 

Quando o imóvel precisa estar disponível?

Depois da compra do imóvel, pode ser que o antigo proprietário precise de algum tempo para desocupá-lo e fazer a entrega em definitivo. Então, também é importante ter em mente quando o imóvel precisará estar disponível — aliás, é altamente recomendável que essa condição esteja prevista no contrato de compra e venda.

Por outro lado, se não houver pressa em relação à disponibilidade do imóvel, um consórcio pode ser uma opção interessante. Diferentemente dos financiamentos convencionais, ele possibilita o pagamento do bem em parcelas mensais sem que sejam acrescidos juros altos.

 

O imóvel é compatível com o meu padrão de vida?

Durante o processo de negociação, é crucial manter o foco nos critérios definidos anteriormente para não acabar se envolvendo na aquisição de um imóvel que foge do seu padrão de vida. Isso porque alguns imóveis, localizados em áreas privilegiadas ou com certas características, têm um valor e um custo de manutenção bem mais alto do que o normal. Tudo vai depender do padrão de vida do comprador.

 

Quem é o proprietário do imóvel que pretendo comprar?

A aquisição de um imóvel é um investimento que pode envolver riscos. Portanto, fique atento a toda negociação e tome os cuidados devidos. Apenas o proprietário do imóvel é capaz de aliená-lo, ou seja, um imóvel vendido por quem não é o verdadeiro dono pode ser considerado um negócio juridicamente inválido. Além disso, se o proprietário tiver processos judiciais ou extrajudiciais que envolvam o imóvel, podem ocorrer consequências jurídicas desagradáveis e, por vezes, irreversíveis.

 

Como se encontra a documentação relativa ao imóvel?

É imprescindível solicitar num cartório de registro de imóveis a certidão de ônus negativo, a fim de verificar a situação atual do imóvel. Embora caiba ao proprietário informar se existe algum ônus que pese sobre o imóvel, a legislação que trata do contrato de compra e venda parte do pressuposto de que o comprador fez essa consulta em cartório. Portanto, as normas protetivas apenas irão alcançar situações em que não houve a averbação no registro de imóveis.

Outra certidão importante que deve ser considerada é o “habite-se”. Trata-se de um documento emitido pela prefeitura municipal que aprova a obra ou reforma como compatível com as normas estabelecidas pelas leis vigentes na cidade e indica que o imóvel está apto para ser registrado ou averbado em cartório.

 

A localização é adequada à finalidade do imóvel?

Seja um imóvel residencial ou comercial, a localização é fator determinante, uma vez que o local em que o imóvel estiver inserido interfere no seu valor comercial, liquidez e pode representar um facilitador ou um obstáculo no ritmo da sua rotina diária.

Morar muito afastado do trabalho, por exemplo, pode se tornar um problema futuro, principalmente em cidades onde o trânsito é caótico. Assim, também, morar num bairro que não apresenta um bom padrão de segurança ou mesmo afastado dos recursos do centro da cidade são pontos a serem avaliados. Em se tratando de imóvel comercial, essa questão fica ainda mais evidente e pode influenciar, inclusive, no sucesso do empreendimento.

 

Como o imóvel será pago?

Avaliar os meios possíveis para realizar o pagamento do seu imóvel é indispensável para conseguir as melhores e mais adequadas condições para cada investimento. Existem diferentes maneiras de pagar o imóvel dos seus sonhos: à vista, por meio de um financiamento bancário ou com a ajuda de um consórcio.

O pagamento à vista é sempre uma opção econômica e vantajosa, já que com dinheiro em mãos, aumentam as chances de haver um desconto no preço. Por outro lado, o valor do imóvel pode ser um montante capaz de desestimular ou inviabilizar, por vezes, a compra do sonhado imóvel.

Enquanto isso, o consórcio, que consiste num sistema de compra planejada, tem se mostrado uma alternativa para quem quer pagar parcelas mensais sem os altos juros praticados pelos financiamentos tradicionais. Trata-se de uma forma de poupar dinheiro em grupo, num investimento seguro e inteligente. Além disso, há consórcios que oferecem benefícios, como a possibilidade de utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como lance.

 

Quais as vantagens da opção de pagamento escolhida?

Feita a opção da forma de pagamento, é importante avaliar as vantagens e as desvantagens da decisão, bem como suas razões, a fim de justificar a escolha. Nesse sentido, deve-se considerar como critérios as condições de pagamento, a incidência ou não de juros, o valor final do imóvel, bem como a intenção e as expectativas com relação ao investimento.

E você, ainda não se sente pronto para comprar o imóvel dos seus sonhos? Então não deixe de responder a esses questionamentos antes de fechar o negócio! Não deixe de compartilhar com a gente suas dicas de negociação nos comentários.

Nova chamada à ação

Comentários