Mesmo ganhando o suficiente para cobrir todas as suas despesas mensais, você vira e mexe não consegue pagar as contas em dia? Vive achando que precisa ganhar mais, mas, quando recebe um bônus ou é promovido, a situação permanece igual? Você não está sozinho.
Na verdade, isso acontece porque pagar contas em dia não é só uma questão de insuficiência de recursos, mas principalmente de organização financeira. Se você não prioriza suas obrigações, boicota seu próprio orçamento e acaba gastando mais do que devia. O resultado? Juros e mais juros, planos que não saem do papel e, muitas vezes, até a negativação do nome.
Quer saber como evitar essa bola de neve, manter suas contas rigorosamente em dia e ainda ter dinheiro para realizar seus planos? Então siga as 5 dicas que preparamos!
Primeiro a obrigação, depois a diversão: você já deve ter ouvido esse ditado, certo? Pois ele é mais que válido também para a vida financeira! Assim que receber seu pagamento, o melhor a fazer é quitar logo as contas para o período. Se você começa a usar o saldo restante só depois que paga tudo, foge do risco de pagar juros e multas, que podem elevar consideravelmente suas contas.
Os contratos de aluguel, por exemplo, normalmente oferecem descontos para o pagamento em dia. Já se você atrasa, é possível que tenha que arcar com uma diferença considerável, que definitivamente seria melhor aproveitada de várias outras formas. Além disso, de forma geral, quando você atrasa um boleto, paga:
Fazendo as contas, não restam dúvidas de que o melhor é mesmo pagar antes de sequer pensar em começar a gastar. Que tal fazer essa tentativa já no próximo mês?
Para ajudar no seu controle financeiro, procure usar o recurso do débito automático em sua conta bancária o máximo possível. Dessa forma, você não corre o risco de esquecer o pagamento e, com isso, sofrer os prejuízos. E ainda há mais benefícios, como:
Você já deve saber como é difícil controlar contas com vários vencimentos diferentes. Imagine então receber seu salário no 5º dia útil do mês e ter uma conta vencendo no dia 20! Fica fácil esquecer, não acha?
Sempre que possível, portanto, defina os vencimentos para datas próximas a seu dia de recebimento. Se recebe a cada dia 5, por exemplo, concentre os boletos no dia 10. Assim, você quita tudo de uma vez e pode usar seu saldo sem maiores preocupações!
Se você tem dificuldades para controlar o uso do dinheiro e saber quanto pode assumir de compromissos, definitivamente deve recorrer à ajuda da tecnologia!
Hoje já existe uma grande variedade de aplicativos e softwares para controle financeiro pessoal — muitos deles, aliás, completamente gratuitos. Experimente alguns e escolha aquele que ache mais completo para suas necessidades. E sabia que há opções que até já atualizam o saldo bancário automaticamente?
Usar apps para controlar seus gastos também é muito útil para seguir esta última dica. Afinal, controlando seu orçamento mensal, você evita se endividar mais do que deveria!
Por mais que o cheque especial e os cartões de crédito ofereçam muitas facilidades, é sempre importante parar para pensar se vai conseguir pagar esse compromisso sem ficar apertado. Dessa forma, você conseguirá pagar contas em dia com mais facilidade e sem desperdiçar dinheiro com juros!
Para receber mais dicas que possam ajudá-lo em seu controle financeiro, acompanhe nossas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Google+, Instagram, Twitter e no YouTube. Escolha aquela que você mais gosta e siga a Rodobens!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários