Você já parou para pensar em como anda seu patrimônio familiar? A verdade é que a resposta para essa pergunta pode dizer muito sobre como serão os próximos anos da sua vida em família. É hora, portanto, de avaliar bem a situação e tomar as devidas atitudes para melhorá-la!
Vamos conversar a esse respeito no post de hoje, ensinando-o a avaliar, construir e melhorar as finanças da família. Confira!
O conceito de patrimônio familiar é muito claro: estamos falando dos bens de uma família que servem como alicerce para o futuro. Basicamente, esse patrimônio é composto por bens de maior valor, que não se deterioram no curto prazo e que podem funcionar como fonte de renda diante de situações de emergência.
Imóveis são fontes bastante procuradas de patrimônio, pois trazem consigo diversas vantagens, como:
Além dos imóveis, ainda podemos falar sobre os veículos, que, apesar de sofrerem desvalorização quando passam de novos a seminovos e usados, trazem qualidade de vida e economia para a família.
Móveis de uso comum, roupas e sapatos não são considerados patrimônio, pois seu valor é irrisório quando estamos diante de grandes necessidades. Por isso, ao avaliar a situação da sua família, considere apenas os bens de maior valor, ok?
Pense: o patrimônio é suficiente para garantir a segurança financeira de todos? Para responder a essa pergunta com segurança, você precisa analisar algumas questões. Veja só!
Sua família já tem carro e casa próprios quitados? Esse é o patrimônio básico, que confere segurança para morar e se deslocar diariamente sem ter que se sujeitar a aluguel ou transporte público.
O patrimônio familiar também envolve dinheiro investido. Um colchão de segurança para emergências, como no caso de desemprego ou de um problema de saúde mais grave, é fundamental para garantir a estabilidade financeira da família.
É preciso também pensar em formar um patrimônio que contemple as necessidades futuras da família, como:
Acha que parece difícil construir um bom patrimônio familiar? Saiba que, na verdade, pode ser bem mais fácil do que você imagina! Conheça alguns passos que o ajudarão a começar agora mesmo a garantir a segurança futura de todos!
Comer fora, sair todo final de semana e gastar com supérfluos: tudo isso pode trazer uma boa dose de diversão, mas costuma sair bem caro. Já pensou que esse dinheiro pode fazer muita falta daqui a alguns anos? Suas prioridades devem, assim, estar na economia e na correta destinação de seus recursos, investindo de forma inteligente.
Faça planejamentos mensais para as contas recorrentes da família, anuais, para férias e formaturas, por exemplo, e até para períodos maiores. Dessa maneira, você pode destinar os recursos poupados adequadamente.
É preciso que os filhos também entendam, o quanto antes, a importância de poupar e investir. Que tal dar uma mesada simbólica para cada um, ensinando-os a usar esse dinheiro de forma inteligente, sempre pensando em economia?
O dinheiro poupado deve ser cuidadosamente destinado. Se você quer construir um patrimônio familiar sólido, precisa pensar em opções como:
Acredite: essas são formas econômicas e inteligentes de poupar e formar um excelente patrimônio familiar, que vai garantir a segurança financeira da sua família por muitos anos!
Quer saber mais a respeito de finanças pessoais? Como a Rodobens sempre produz conteúdos novinhos e relevantes sobre o assunto, que tal seguir nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro? Venha conosco no Facebook, YouTube, LinkedIn, Google+, Twitter e Instagram!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários