entenda-como-fazer-um-planejamento-de-rota-para-frotas

Entenda como fazer um planejamento de rota para frotas

Julho 2018

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Quem tem um empreendimento ligado à logística de entregas sabe bem que um dos pontos mais delicados de todo o processo é fazer o planejamento de rota. Afinal, se essa etapa não for adequadamente pensada, há chances de a segurança dos motoristas e a velocidade em que os produtos chegam até os clientes serem prejudicadas. Como consequência, pode ser que a carga seja total ou parcialmente perdida, além de ocorrerem atrasos e a empresa adquirir uma péssima reputação. Melhor evitar, não acha?

Pensando justamente na importância que o planejamento tem para esse cenário, resolvemos reunir aqui algumas dicas para ajudá-lo nessa etapa. Confira agora mesmo!

CTA_Manual-prático-de-gestão-de-frotas_final

Use ferramentas especializadas

Você certamente já reparou que a tecnologia está presente nos mais diversos setores, certo? Pois não é diferente com o universo logístico! Assim, se você pretende ter um bom desempenho quando o assunto é rota, uma ótima estratégia é usar ferramentas especializadas.

O importante aqui é saber que, primeiramente, você precisa conhecer bem os processos da sua empresa e o perfil dos seus clientes. Dessa forma, será mais fácil usar esse tipo de ferramenta e focar no que realmente importa.

Com essas informações em mente, procure por softwares que sejam de fácil adaptação ao sistema do seu negócio. Entre as principais qualidades que devem estar presentes, é preciso que o sistema tenha uma implementação descomplicada, conte com agendamento e encaminhamento de rotas, otimização de horários e caminhos, além da possibilidade de geração automatizada de relatórios.

Parta para o planejamento em si

Existem muitas coisas a se considerar nessa etapa. Primeiro, você deve fazer um esboço do trajeto do veículo. Com isso pronto, o passo seguinte é estar atento às paradas, marcando quais são mais próximas entre uma entrega e outra. Dessa forma, é possível criar um roteiro eficiente sem usar caminhos muito distantes.

Também deixe claro para seus motoristas que o percurso deve ser iniciado da entrega mais distante até a mais próxima. Assim, o tempo de viagem é reduzido. Outro detalhe importante inclui desenhar os trajetos, porque assim fica mais fácil evitar a sobreposição de rotas com outros carros da frota.

Instale um sistema de rastreamento de veículos

O rastreio de veículos é extremamente importante não só para a segurança das cargas e dos motoristas, mas também para identificar dificuldades relacionadas com o tempo e a distância do percurso. Com um bom sistema instalado na frota, é possível realizar análises mais aprofundadas dos caminhos e fazer comparações entre as rotas para decidir qual é mais eficiente.

Marque possíveis imprevistos

Com um sistema de rastreamento, você conseguirá analisar as rotas com mais efetividade. O próximo passo consiste em usar os dados dos percursos feitos para se preparar para imprevistos. Isso será muito importante para seu planejamento, além de oferecer uma boa visão do que é preciso mudar. Aproveite para incluir uma boa margem nos horários de troca de motoristas e marcar onde há ruas alternativas para entrega.

Leve sempre os clientes em conta

Por mais que você já tenha feito todo o planejamento das rotas e até saiba que há alguns imprevistos no caminho, os clientes ainda podem contar como um fator de peso na decisão sobre suas direções.

Tenha em mente que alguns deles costumam ter restrições para as entregas, como horários, locais e dias da semana. Verifique essas peculiaridades para evitar devoluções ou remarcações, atrasando todo o seu cronograma. Prestando um serviço eficiente, você garante a satisfação dos consumidores!

Com as dicas que demos nesse post, ficou clara a importância do planejamento de rota? Entendeu como esse planejamento faz toda a diferença em relação ao desempenho da sua empresa? Para continuar de olho em mais conteúdos do tipo, assine a nossa newsletter!

Comentários