Qual a posição correta dos retrovisores? Dirija com mais segurança com a Rodobens

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

A posição correta dos retrovisores levanta muitas dúvidas. Os pontos cegos são um perigo tanto para o motorista quanto para outras pessoas e veículos, não é mesmo? Por isso, o retrovisor é um acessório com espelho que mostra para o condutor o que está acontecendo ao redor e atrás do automóvel.

Bons hábitos podem melhorar a direção no trânsito. Um deles é a prática de posicionar corretamente os espelhos retrovisores — tanto o interno quanto os externos. Uma simples mudança pode evitar colisões mais leves ou até mesmo acidentes mais graves.

Agora que ficou clara a importância desse acessório nos veículos, vamos explicar como deixar a posição correta dos retrovisores.

Qual é a função dos retrovisores?

Os retrovisores são itens de segurança indispensáveis em qualquer veículo. Mas não adianta apenas ter os acessórios: eles devem estar bem ajustados para que o campo de visão do motorista seja ampliado. 

Dessa forma, cada retrovisor é posicionado para enxergar a parte de trás e as laterais do automóvel e tudo que acontece ao redor. Os espelhos dos lados direito e esquerdo precisam ser regulados para que o condutor enxergue somente 10% da lateral do carro.

De modo geral, a posição dos retrovisores precisa auxiliar o motorista a ter uma condução preventiva, um dos princípios da direção defensiva. Observar o que está acontecendo em todos os ângulos do trânsito é importante para fazer manobras com mais rapidez e enxergar possíveis perigos — sobretudo em conversões e ultrapassagens.

Qual é a posição correta dos retrovisores?

Enfim a dúvida que mais preocupa os motoristas: mas, afinal, qual é a posição correta dos retrovisores? 

O primeiro ponto a considerar é que o espelho interno deve mostrar todo o vidro traseiro do veículo. Isso só muda no caso de caminhões, ônibus, vans e outros automóveis maiores, pois eles não têm retrovisor interno.

Ajustar o retrovisor interno é bem simples, basta mexer até encontrar a melhor visão, aquela que mostra todo o vidro traseiro. A posição ideal também deve considerar que o motorista movimente apenas os olhos para enxergar o que está atrás.

Os espelhos laterais são um pouco diferentes. O retrovisor esquerdo precisa estar alinhado com a calçada, então o motorista deve enxergar o máximo que puder da calçada e também o movimento da rua.

O retrovisor direito precisa ser ajustado do banco do carona e deve seguir a mesma orientação de enxergar a calçada e a rua. Outro aspecto importante é que o ponto em que a estrada desaparece precisa ficar bem no meio do espelho.

Quais são os riscos de trocar produtos originais por outros modelos?

Já é possível observar falsificações dos mais variados produtos no mercado. A princípio, trocar os retrovisores e colocar itens não originais pode parecer não ter grande diferença, mas isso é um pouco arriscado.

Por exemplo, a qualidade do espelho não é a mesma e só esse motivo já deveria ser o suficiente para não arriscar. Os retrovisores são acessórios de segurança e precisam ser de alta qualidade para que motorista e passageiros possam trafegar de forma segura.

Seja no momento após a compra de um carro novo ou depois de anos de experiência no trânsito, conhecer a posição correta dos retrovisores é essencial. Portanto, aproveite as dicas e nunca se esqueça de observar a posição dos espelhos retrovisores antes de começar a dirigir.

Gostou das nossas dicas? Então, o que acha de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos no seu e-mail?

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Representante das marcas Hyundai, Toyota e Mercedes-Benz, a Rodobens tem a melhor opção para você sair de carro 0KM.

Comentários