poupar

É possível poupar dinheiro com consórcio? Veja nossas dicas!

Janeiro 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Será que é possível poupar com consórcio? Se você também tem essa dúvida, está no lugar certo. O consórcio é uma reunião de pessoas que pretendem adquirir o mesmo tipo de bem (por exemplo, um apartamento ou carro).

Seu funcionamento é simples: você escolhe o bem e o valor total desejado. Esse valor é dividido em parcelas mensais que serão quitadas em um prazo predeterminado. Cada participante do grupo realiza o mesmo procedimento, fazendo com que todos poupem dinheiro juntos. Com isso, o consórcio é uma espécie de autofinanciamento sem entrada e sem juros.

Por fim, existe a contemplação, por meio da qual você terá o direito de receber o valor investido em crédito. As contemplações acontecem mensalmente de duas maneiras: por sorteio ou por lance (um percentual que o participante pode oferecer com o objetivo de aumentar suas chances de contemplação).

Agora, a pergunta que fica é: como utilizar o consórcio para poupar dinheiro? Isso é possível? Veja a seguir!

O consórcio é uma forma de investimento?

Sim, o consórcio é considerado um tipo de investimento, pois combina a economia de recursos com rendimento. Após ser contemplado, se você optar por não resgatar o seu bem imediatamente, as parcelas restantes poderão render em aplicações. De acordo com orientações do Banco Central, os montantes podem ser aportados em fundos de investimentos e em títulos públicos federais registrados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

A forma de investimento das quantias deve ser especificada no contrato de adesão. Ao término do período de contratação, o dinheiro então é entregue com as devidas correções, sem que você perca o poder de compra.

Sendo assim, o consórcio é uma excelente opção para quem deseja poupar dinheiro e quer encontrar uma forma de fazer isso com mais facilidade. Além desses benefícios, a alternativa ainda permite a compra parcelada e sem juros de um bem.

Quais são as vantagens de poupar com consórcio?

São várias as vantagens de utilizar o consórcio para poupar dinheiro. Confira:

Baixo custo para começar

Diferentemente dos financiamentos — que costumam exigir uma entrada de cerca de 30% do valor total do bem desejado —, um consórcio não demanda nenhuma quantia de entrada. Muitas pessoas deixam de poupar e investir porque acreditam que é preciso ter em mãos um montante inicial bastante alto para isso. Nos consórcios, a primeira parcela já é guardada diretamente para a compra do bem que você deseja.  

Risco baixo

Quando comparado a outras opções de investimento, como títulos públicos ou a própria Bolsa de Valores, um consórcio tem riscos consideravelmente baixos — uma vez que os recursos são destinados exclusivamente ao saldo de caixa do grupo de participantes.

Alto poder de negociação

Quando um consorciado é contemplado, ou seja, recebe sua carta de crédito, ele passa a ter em mãos a quantia total do plano adquirido. Essa característica gera uma grande vantagem, pois compradores que podem pagar à vista por determinado bem contam com maior poder de negociação.

Por exemplo, um consorciado pode obter descontos mais satisfatórios do que quem compra por meio de um financiamento — isso se aplica tanto às compras de propriedades quanto de automóveis.

Manutenção do poder de compra

Para garantir que você mantenha o poder de compra atualizado da sua carta de crédito, as administradoras de consórcio realizam alguns ajustes no valor das parcelas mensais durante a vigência do plano. Essas alterações são previstas em contrato e variam de acordo com as regras de cada administradora.

Formação de patrimônio

O consórcio ajuda na construção do patrimônio pessoal ou familiar. Essa tarefa fica ainda mais fácil a partir da organização das parcelas, que transformam o investimento recorrente em um bem durável e fazem a diferença no seu futuro e de seus familiares.

E então, gostou da ideia de poupar com consórcio? Como você viu, isso é totalmente possível! Inclusive, essa modalidade de investimento ajuda a manter a disciplina e a organização financeira, aplicando todos os meses um valor que contribuirá para a construção do seu patrimônio.

Agora, que tal iniciar o seu consórcio? Entre em contato conosco e seja atendido por um de nossos consultores.

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

  • Muitos de nós temos sonhos como a compra de um carro novo ou a aquisição do primeiro imóvel, não é mesmo? E uma boa saída que várias pessoas encontram para transformar esses desejos em realidade está nos consórcios. Essa já é uma tradicional forma de aquisição de bens de valores mais elevados entre os brasileiros, oferecendo baixos riscos e possibilidades reais de compra.

  • O consórcio costuma ser a melhor opção oferecida pelo mercado para a compra de bens como imóveis ou veículos quando não há dinheiro para o pagamento à vista. Esse modelo permite que haja um melhor planejamento financeiro, além de livrar você das taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras nos financiamentos.

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses no seu email?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.