191361-5-dicas-para-preparar-seu-imovel-para-a-venda

5 dicas para preparar seu imóvel para a venda

Abril 2018

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Quase toda mudança de casa vem acompanhada de muito entusiasmo e novas perspectivas. E não é para menos! Afinal, esse processo envolve vários sentimentos, desde expectativas em relação ao novo lar a uma nostalgia dos bons momentos vividos no antigo endereço. Além, claro, da ansiedade para vender o imóvel.

O que você precisa entender desde já é que, como todo negócio imobiliário é único, merece atenção especial. O grande segredo para vender um imóvel está em prepará-lo bem, uma vez que esse cuidado valoriza a construção, facilitando sua comercialização. Pense bem: um imóvel em bom estado certamente transmite mais segurança aos interessados, enquanto uma propriedade desleixada perde valor e prestígio.

Mas o que fazer exatamente para preparar o imóvel para a venda? Confira a seguir 5 dicas valiosas nesse sentido!

1. Faça uma vistoria

Antes de colocar seu imóvel à venda, é essencial realizar uma vistoria completa a fim de identificar a necessidade de realização de algum tipo de reforma. Lembre-se de que o comprador dificilmente topará fechar negócio se souber que precisará lidar com transtornos pouco tempo depois da mudança.

Então saiba: especialmente problemas estruturais, de umidade, infiltração ou qualquer outro dano grave e aparente deve ser corrigido antes de sequer pensar em anunciar a propriedade. Tenha em mente que imóveis indevidamente conservados podem desvalorizar muito, causando um impacto desfavorável no preço final.

2. Limpe bem o imóvel

Limpeza e organização são necessidades óbvias, mas nem por isso menos importantes. Pode acreditar: uma apresentação caprichada pode despertar um interesse muito maior nos possíveis compradores. Foque na limpeza de sujeiras, teias de aranha e manchas, bem como na organização do imóvel. Caso ainda existam móveis ou objetos no interior da casa, providencie para que tudo esteja em seu devido lugar.

Além disso, elimine todo e qualquer mau cheiro, como odores de mofo ou aquele cheirinho típico de animais de estimação. Se preciso, contrate um profissional ou uma empresa especializada para garantir que seu imóvel esteja atrativo.

3. Renove a pintura

Acredite: uma pintura nova pode fazer milagres em qualquer casa. Se as cores estiverem apagadas, danificadas ou forem chamativas demais, não hesite em providenciar uma nova pintura. Invista em tons claros e neutros, que, além de serem cores que costumam agradar a todos, também causam a impressão de amplitude.

Além disso, não custa lembrar que aqui vale a mesma regra da limpeza: a apresentação é muito importante. Isso porque a estética é um dos fatores mais valorizados no momento da negociação de um bem. Empregar recursos no embelezamento do seu imóvel é, portanto, um ótimo investimento!

4. Providencie pequenos reparos

Dificilmente uma casa ou um apartamento que foi habitado por muito tempo está a salvo da necessidade de alguns reparos, como a substituição de maçanetas, tomadas, novos revestimentos ou o conserto de rachaduras e vazamentos. É o caso do seu?

Normalmente custando muito pouco, esses pequenos ajustes a fazer podem causar desvalorização. Já imaginou se os interessados focam justamente nesses detalhes e ficam com uma má impressão do imóvel? Melhor correr atrás do reparo desses pequenos defeitos e apresentar um imóvel em perfeitas condições de uso, não acha?

5. Ilumine os ambientes

Providenciar uma boa iluminação é outra dica importante para quem pretende vender um imóvel. O motivo é simples: os clientes visitam a propriedade com a intenção de analisar cada detalhe. E ambientes pouco iluminados podem funcionar como uma barreira para uma avaliação realmente eficiente.

Pensando nisso, verifique se todas as luzes estão funcionando, troque as lâmpadas queimadas e substitua aquelas que não oferecem uma boa claridade. Lâmpadas de LED, por exemplo, causam um efeito luminoso agradável e aconchegante, perfeito para passar uma boa impressão.

Simples e acessíveis, todas essas práticas são muito importantes para aumentar as chances de fechar um bom negócio ao colocar seu imóvel à venda. Com essas dicas, sua casa ou apartamento certamente será mais valorizado pelos compradores.

Agora que você já está por dentro da preparação necessária para vender um imóvel, aproveite para descobrir como avaliar o valor de uma construção!

 

Comentários