Os roubos são uma triste realidade que qualquer um pode sofrer e, quando se trata de bens de grande valor, como veículos e imóveis, todo o cuidado é pouco. Nesse contexto, algumas atitudes são essenciais para a prevenção contra roubo, afinal, é muito frustrante ver alguém levar algo que custou tanto para você conseguir.

    Além disso, ninguém quer deixar a família correndo qualquer risco por falta de cuidado.

    Por isso, neste post, nós apresentamos as melhores dicas de como se prevenir para que essas situações não aconteçam. Continue a leitura e fique de olho!

    1. Fazer um seguro contra roubos

    Os seguros são uma maneira bastante acertada de lidar com a possibilidade de sofrer um assalto na sua residência ou de levarem o seu veículo. Ao contratar esse serviço, você evita o prejuízo de perder de vez o seu bem.

    Além disso, o seguro fornece outros benefícios, como a proteção contra batidas, no caso de veículos. Para o imóvel, além do suporte 24h por dia, você tem acesso a chaveiros e serviços hidráulicos, entre outros.

    2. Adquirir um sistema de alarme

    Uma dica que vale para ambos, os sistemas de segurança com alarmes ajudam a detectar movimentos estranhos e a denunciar ações dos invasores. Além disso, no caso de imóveis, há aqueles que contatam automaticamente a polícia, auxiliando assim que o socorro chegue a tempo.

    É claro que você pode preferir sistema mais simples, que apenas façam um barulho e, com isso, já consigam assustar o invasor. Para veículos, há muitos que, além de emitirem um sinal — às, vezes até silencioso —, rastreiam o carro ou travam sua ação.

    3. Cuidar onde estaciona o veículo

    É fundamental conhecer o seu trajeto e, principalmente, os pontos onde estacionar. Evite ruas com fama de perigosas e procure deixar o seu carro em estacionamentos. Nesse caso, evite ficar na vaga mais distante ou deixar o seu carro muito perto da saída.

    Caso for deixar o seu veículo na rua, faça isso em um momento em que sabe que não vai demorar muito. Não é o caso? Então, é melhor deixar o automóvel em um lugar fechado.

    4. Não deixar objetos dentro do carro

    Siga essa dica principalmente no caso de itens de valor, pois as chances de o assaltante passar pelo seu carro e olhar pelo vidro para ver o que há dentro dele são grandes.

    Mesmo pertences que você não acha que chamem tanta atenção, como mochilas e blusas, não devem ficar dentro do veículo. Se não houver jeito, esconda-as em algum lugar em que as peças sejam muito difíceis de distinguir.

    Da mesma forma, não deixe seus documentos no carro! Isso é importante por que, se ele for roubado, o ladrão pode vender facilmente o auto, já que tem a documentação.

    5. Investir na iluminação

    A escuridão ajuda — e muito — os ladrões a agirem. Quanto menos iluminada a área externa do seu imóvel, mais fácil é para eles.

    Por isso, o investimento em iluminação adequada é uma das formas de garantir um pouco mais de segurança para você e sua família. Para os mal intencionados, fica mais complicado invadir sua propriedade se eles perceberem que é um local com bastante claridade e no qual é muito fácil ver a movimentação, principalmente à noite.

    6. Reavaliar os hábitos

    Muitas vezes, os próprios hábitos dos proprietários, seja de imóvel ou veículo, acabam ajudando os bandidos. Não prestar atenção se trancou as portas ou portões de casa, não analisar bem onde estacionar o carro ou esquecer objetos dentro dele são atitudes que causam prejuízos.

    Alguns roubos podem ser planejados, mas outros são uma questão de oportunidade — e o cidadão deve prestar mais atenção a suas atitudes. Dito isso, algumas ações preventivas podem ser fundamentais, como observar se não há nenhum estranho do lado de fora antes de sair com o lixo ou checar os portões na hora de deixar sua casa.

    Com essas atitudes, você poderá lidar melhor com a sua segurança e auxiliar na prevenção contra roubo do seu imóvel ou veículo. Nossas dicas foram úteis? Então, compartilhe-as nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a terem mais segurança!