Quais os tipos de lances em consórcios?

Janeiro 2017

4 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

 

Quem entra em um consórcio sabe que, mais cedo ou mais tarde, será contemplado com a tão sonhada carta de crédito. E você provavelmente sabe que o modo mais conhecido para a definição de quem será o cotista contemplado é por sorteio, com todos os participantes entrando em igualdade de condição, independentemente da porcentagem da cota que cada um já tenha quitado. Isso significa que quem quitou apenas 6 parcelas do seu consórcio tem a mesma chance de ser sorteado de quem já pagou 60 mensalidades. Até aí você ainda está em campo conhecido, certo?Mas o você talvez não saiba é que existe uma outra maneira de antecipar a própria contemplação: pelos lances. Trata-se basicamente de oferecer um valor a mais do que a própria mensalidade para tentar conseguir receber a carta de crédito com antecedência. É uma boa oportunidade para quem está ansioso para adquirir seu bem e tem um dinheiro guardado que pode ser utilizado para esse fim. Ficou interessado em saber mais? Pois neste post vamos mostrar quais são os tipos de lances em consórcios e qual deles pode ser o mais apropriado para você. Confira!

Lances livres

Nessa modalidade, os consorciados podem dar lances de qualquer valor, desde que acima de 1% do montante ainda a ser quitado. Aquele que oferecer a maior percentagem recebe a carta de crédito. Aqui é importante frisar que o maior lance não é aquele de maior valor bruto, mas de maior percentual. Para deixar isso bem claro, vamos usar o seguinte exemplo: o cotista X ainda tem 40 mil reais em aberto e oferece um lance de 50% desse valor — ou seja, 20 mil reais. O cotista Y, por sua vez, ainda precisa saldar 100 mil reais e oferece um lance de 25% — ou seja, 25 mil reais. Embora o valor oferecido pelo cotista Y seja maior, o lance contemplado será o do cotista X, já que a percentagem do valor ainda em aberto no consórcio é maior.

Todos os consorciados podem participar desse tipo de lance por meio de uma proposta sigilosa, que só será revelada no momento da assembleia. Isso significa que, diferentemente de um leilão tradicional, as propostas não podem ser aumentadas de acordo com a concorrência. Assim, caso aconteça um empate, é feito um sorteio entre os consorciados que ofereceram os maiores lances. Portanto, o lance livre é ótimo para quem já está em um ponto mais avançado do consórcio, porque assim todo valor empreendido resulta em percentagens maiores, aumentando suas chances de contemplação.

Lances fixos

No lance fixo, a administradora do consórcio define previamente qual o percentual necessário para a participação dos consorciados na modalidade. Em geral, esse valor pode ser de 20%, 30% ou mesmo 50%, sendo que essa quantia tende a ser proporcional ao tamanho do plano. Assim, todos os participantes oferecem a mesma percentagem mês a mês. Quem opta por esse tipo de plano já sabe exatamente quanto precisa ofertar para ser contemplado. No entanto, vale lembrar que como todos estão oferecendo a mesma percentagem, é necessário fazer um sorteio entre os consorciados que oferecem lances fixos para desempatar.

Mas você não fez um lance justamente para fugir do sorteio? Aí vale lembrar que o número de pessoas que participam desse tipo de lance é bem menor que o número total de consorciados — ou seja: se seu consórcio tem 100 pessoas e apenas 10 estão inscritas para dar lances fixos, sua chance de contemplação sobe de 1 em 100 para 1 em 10! Assim, o lance fixo se mostra interessante para quem deseja encurtar o caminho até a carta de crédito e tem uma poupança razoável para desembolsar uma parte significativa da sua cota quando for contemplado.

Lance facilitado

No lance facilitado, o consorciado pode usar valores da sua própria carta de crédito para efetuar uma proposta. Assim, se sua carta de crédito for de 100 mil reais, você pode solicitar 30% dela para efetuar uma lance de 30 mil. Além disso, pode complementar um lance com seu próprio dinheiro. No mesmo caso, você poderia solicitar 30% do valor da carta de crédito e ainda ofertar mais 20 mil reais do próprio bolso, totalizando 50 mil ou 50% da sua carta. O valor solicitado para o lance será abatido do total da sua contemplação. No caso citado, portanto, o consorciado contemplado terá 30% da sua carta de crédito descontada, fazendo com que o valor caia de 100 para 70 mil reais.

O lance facilitado é um recurso que pode ser utilizado tanto em modalidades livres como em modalidades fixas, sendo mais vantajoso para quem pode abrir mão de parte da sua carta de crédito, já que encontrou um imóvel ou um carro mais barato do que o previsto no início do consórcio. É o seu caso?

Lance automático

É considerado um lance automático qualquer antecipação de parcelas feita pelo consorciado. Mais uma vez, vamos utilizar um exemplo para ilustrar essa modalidade: sua carta de crédito é de 100 mil reais e suas parcelas (abatidas as taxas de administração e fundo de reserva) são de mil reais. Você já saldou 10 dessas parcelas, totalizando 10 mil reais, sendo que nesse mês decidiu fazer o pagamento de 30 parcelas adiantadas, quitando mais 30 mil. Esse adiantamento será considerado com um lance livre de 33%, já que, abatidas as 10 parcelas pagas anteriormente, você ainda tinha 90 mil reais da sua carta de crédito em aberto.

Os adiantamentos de parcelas são considerados lances cumulativos. Assim, a cada mês que você adianta seu pagamento, tem o valor dele valorizado, aumentando suas chances de contemplação. O lance automático é indicado para quem não pode desembolsar grandes valores de uma única vez, mas tem condições de ir pagando algumas parcelas adiantadas por ano para que, na somatória, seu lance atinja um valor competitivo.

Para fechar, vale chamar a atenção para um detalhe: ofertar um lance não significa, necessariamente, que você terá que pagá-lo. Caso sua proposta ganhe, seja em qual for a modalidade, mas você julgue não ser o momento certo para quitá-la, pode simplesmente abrir mão da sua contemplação sem nenhuma penalidade. Nesse caso, a carta de crédito será dada para o segundo lugar e você continuará ofertando lances nos próximos meses. Mas se seu lance for o vencedor e você quiser receber sua carta, terá um prazo definido para quitá-lo — em geral, esse prazo é de 24 horas após o sorteio.

E então, quer saber mais sobre consórcios e seu funcionamento? Assine nossa newsletter e receba informações diretamente na sua caixa de e-mails!

CTA_O-que-é-consórcio_final (1)

Comentários