Qual é o segredo para se investir com sucesso? Qual é o melhor investimento do mercado? Que ativo será mais rentável no próximo ano? Essas e tantas outras perguntas são feitas diariamente por novos investidores, sabia? O detalhe é que as respostas nem sempre são simples.
Entenda desde já: um investidor de sucesso não é simplesmente aquele que escolhe a aplicação mais rentável. Na verdade, a grande chave para você investir bem está em conhecer seu próprio perfil. Afinal de contas, uma aplicação que é excelente para uma pessoa pode não valer a pena para a outra e vice-versa!
Neste post, vamos mostrar quais são os diferentes tipos de perfil existentes e como você pode descobrir direitinho qual é seu perfil de investidor. Continue acompanhando para entender!
Um investidor conservador é aquele que prioriza a segurança nas aplicações financeiras. Esse perfil opta por ativos que oferecem menos riscos, mesmo que isso tenha como consequência uma menor rentabilidade. Em geral, investidores de perfil conservador aplicam seu dinheiro em renda fixa para já saberem quanto vão ganhar desde a data da aplicação.
O investidor moderado é alguém que até pode arriscar um pouco, mas não faz grandes loucuras. Para esse perfil, o principal objetivo é alcançar um equilíbrio entre risco e rentabilidade, aceitando correr riscos um pouco maiores e devidamente calculados, desde que isso proporcione lucros maiores. Investidores de perfil moderado costumam aplicar a maior parte de seu dinheiro em renda fixa, mas destinam outra parte do montante para renda variável — como ações.
O investidor arrojado prioriza a rentabilidade, mesmo que esteja mais exposto a riscos. Isso não significa, porém, que esse perfil gosta de riscos. O arrojado também procura entender a relação entre risco e rentabilidade, só que se permite arriscar um pouco mais para, quem sabe, obter lucros mais altos. Investidores com esse perfil costumam apostar mais na renda variável — como o mercado de ações ou câmbio.
Conhecendo seu perfil de investidor, você consegue montar uma estratégia de investimentos condizente com sua realidade e suas expectativas. Dessa forma, você deixa de agir por impulso, seja em momentos de desequilíbrio emocional ou quando uma oportunidade aparentemente imperdível aparece no mercado, correndo o risco de perder dinheiro.
O perfil de investidor deve, assim, ser a primeira característica levada em conta na hora de administrar seus investimentos e escolher os ativos nos quais você investirá. Com esse conhecimento, você pode se dedicar a estudar principalmente aquelas aplicações que fazem sentido para suas peculiaridades, poupando tempo e energia.
Imagine-se aplicando 10 mil reais em investimentos hoje. Como você se sentiria se perdesse uma grande parte desse dinheiro em um curto período de tempo? No fim das contas, quanto mais disposto você estiver a arriscar (ou seja, quanto maior for sua tolerância à perda), mais arrojado é seu perfil.
Aí a lógica é simples: se você quer investir sem grandes riscos de perder dinheiro, você definitivamente tem um perfil conservador. Já se aceita arriscar um pouco, pode ser considerado um investidor de perfil moderado.
Para quem está só começando no mundo dos investimentos, pode ser tentador arriscar tudo para tentar obter um lucro maior. O problema é que, na grande maioria dos casos, isso leva a perdas, já que, para ter um perfil arrojado, é necessário ter mais conhecimento financeiro. De modo geral, se você está começando a investir agora, seu perfil será conservador.
Quem investe para garantir a aposentadoria, comprar um bem material ou até para pagar a faculdade dos filhos costuma se encaixar no perfil conservador. Já quem investe com o objetivo de tentar ganhar altos valores e ficar rico, pois já tem essas outras questões resolvidas em sua vida, tende a se encaixar no perfil arrojado ou no moderado.
E então, conseguiu identificar qual é seu perfil de investidor? Como vimos, esse é um ponto muito importante para saber escolher suas aplicações daqui para frente. Uma vez que você tem consciência sobre seu perfil, consegue investir com muito mais segurança e tranquilidade.
Por fim, que tal aproveitar o embalo para aprender sobre as ações, entendendo de uma vez por todas o que são e como investir?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários