Qual valor do lance que tenho que dar para ter mais chances de ser contemplado no consórcio?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você passará por diversas etapas em sua vida adulta. Primeiro, vem a finalização dos estudos, depois, a entrada no mercado de trabalho. Com o tempo, vem a consolidação da carreira profissional, os relacionamentos que ficam mais concretos e, com tudo isso, vem o sonho de ser mais independente e ter uma casa ou um carro próprio. Acontece que nem sempre o salário é suficiente para quitar um bem desse porte à vista.

Nesse sentido, entender o que é consórcio e considerar essa alternativa pode viabilizar os seus objetivos, sendo uma opção para quem quer economizar nos juros e não tem tanta pressa para ter o bem em mãos. Ao ingressar nessa modalidade de crédito, entretanto, muitas dúvidas surgem sobre o valor do lance para ser contemplado rapidamente no consórcio.

Pensando nisso, separamos alguns esclarecimentos para que você descubra como adiantar os seus projetos por meio dele. Confira!

Artboard 2 copy-100 (1)

O que é o consórcio?

O consórcio é uma espécie de sistema de compra parcelada no qual um grupo de indivíduos se reúne com um objetivo comum de adquirir determinado bem. Esse grupo é gerido e organizado por uma administradora, que ficará responsável por toda parte administrativa e contratual, além de realizar sorteios e entregas. Desse modo, torna-se possível para a maioria dos cidadãos adquirir um bem de maior valor à vista.

Ao aderir a um consórcio, a administradora é obrigada a entregar a carta de crédito no valor correspondente ao bem inicialmente contratado — incluindo os reajustes. No caso de imóveis, por exemplo, o reajuste é feito de acordo com o INCC (Índice Nacional do Custo de Construção). Num consórcio, todos os participantes são contemplados com a carta de crédito referente ao valor do bem pelo qual se dispuseram a pagar.

A diferença é que, a cada mês, uma única pessoa é contemplada por meio de sorteio, e outra, pelo lance em um consórcio. Às vezes podem ter mais contemplados por lances em um mês. Tudo depende do saldo financeiro do grupo. Assim, se você tiver sorte, poderá receber o seu bem logo de início. Mas, como nem todo mundo pode usufruir dessa vantagem, há também a opção de oferecer lances, ou seja, pagar um valor maior correspondente ao adiantamento das parcelas em andamento para pegar o bem de forma mais rápida.

Como funciona o lance do consórcio?

Como vimos, o lance é o direito de o consorciado tentar o adiantamento da contemplação mediante o pagamento de determinada quantia. Em geral, ganha aquele que fizer a melhor proposta no mês, conforme os critérios definidos pela administradora e estipulados em contrato. Por isso, inclusive, caso o consorciado tenha interesse em receber de forma adiantada a carta de crédito, recomenda-se a leitura atenta às condições antes de entrar em um grupo.

Se a oferta for aceita, você receberá o valor total referente ao consórcio. No entanto, pode ser que parcelas continuem sendo pagas até o fim do contrato, a depender de quantas foram adiantadas. Vale lembrar que, após a contemplação, alguns documentos e comprovantes são exigidos para a liberação do crédito.

Quais são as formas de dar um lance?

Ao dar um lance para ser contemplado no consórcio, você pode utilizar vários recursos. Um deles, como já se sabe, é o adiantamento em dinheiro das parcelas. Outra maneira bem menos conhecida é a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), permitido somente para consórcio de imóveis, nos casos previstos em lei, para complementar o saldo devedor.

Outra possibilidade é fazer a troca de bem no consórcio. Nesse caso, também é importante conferir as regras da administradora a fim de saber as condições para a avaliação do bem e a efetivação do desconto no total do débito devido.

Quais são os tipos de lance?

Ao contrário do que muitos pensam, o lance é uma modalidade abrangente para a contemplação no consórcio. Há, portanto, vários tipos que a administradora pode aceitar. Confira alguns deles e veja as diferenças entre lances!

Lance livre ou fixo

Lance livre é aquele no qual o consorciado tem a liberdade para oferecer a quantia que deseja, cabendo à administradora acatá-la ou não. Já o fixo é aquele definido em contrato, ou seja, uma porcentagem do crédito contratado prefixada, que pode adiantar a liberação do crédito frente ao grupo.

Lance embutido

No lance embutido, diferentemente do que ocorre no lance livre ou fixo, o consorciado não utiliza recursos próprios. Nesse caso, na verdade, é oferecido um montante que será descontado do valor total da carta de crédito. Essa pode ser uma boa alternativa para quem não tem dinheiro em mãos, mas quer adiantar o recebimento do bem.

Lance quitação

Lance quitação é aquele no qual o consorciado oferece o valor correspondente ao saldo devedor da sua cota ou, ainda, ao percentual máximo permitido pela administradora. Essa é a opção ideal para consorciados com boa organização financeira ou que estão ao final do prazo do grupo.

Lance antecipação

Lance antecipação é aquele em que o consorciado antecipa um montante de parcelas durante os meses para a assembleia de consórcio. Esse valor, por sua vez, pode ser acumulado para fazer lances ou para abater parcelas futuras.

Qual valor de lance pode garantir minha contemplação?

Em termos concretos, é impossível definir exatamente um valor de lance aplicável a determinada modalidade de consórcio que garante uma contemplação. Existem consórcios para carrosimóveis e serviços e, em cada modalidade, uma infinita variedade de tipos de produtos. Por exemplo, o consórcio para um carro popular não reúne o mesmo tipo de participantes que um consórcio para um outro modelo mais caro.

O que varia não é somente o poder aquisitivo de cada participante, mas também o perfil e as necessidades. Uma forma de avaliar essas possibilidades é observar no primeiro e no segundo mês do consórcio o comportamento dos participantes. Alguém deu lance? Qual foi o valor?

Essa amostragem pode ajudar muito. Por fim, para ter mais chances de ser contemplado rapidamente, você deve ficar na faixa de 20% a 50% do valor total do bem para dar um bom lance. Mesmo assim, não existe garantia de contemplação.

Além disso, há casos em que esse percentual é menor e, novamente, a dica é observar o perfil do seu grupo. Mas como não custa nada concorrer, faça uma análise prévia e veja qual valor se encaixa no seu orçamento. Se você não for o contemplado, pelo menos terá uma experiência concreta para nortear suas próximas tentativas.

Sem dúvidas, os lances são uma alternativa interessante para quem deseja não depender apenas da sorte e conseguir o crédito a partir da oferta de valores. Se quiser aumentar as suas chances e dar o melhor lance para ser contemplado no consórcio, vale ficar por dentro das opções acima.

Além disso, é importante contar com uma excelente administradora, que possa esclarecer todas as dúvidas com relação ao lance para ser contemplado e outros questionamentos ao longo do processo de participar de um consórcio, bem como orientar para as condições específicas do grupo. Nesse sentido, a Rodobens é excelente alternativa, tendo em vista a ampla experiência no mercado e variadas soluções para o melhor atendimento das necessidades do consorciado.

E então? Gostou do conteúdo sobre o lance para ser contemplado no consórcio? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou você queira conferir as oportunidades de consórcio, não deixe de entrar em contato com a Rodobens!

 

encontre a solução ideal para a realização dos seus sonhos

 

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários