Você já deve ter consciência da importância de contar com os seguros, seja para proteger seu patrimônio, no caso de veículos e imóveis, seja para resguardar sua família caso algo ruim aconteça.
Contudo, na hora de contratar essa proteção, muitas pessoas se preocupam com o preço, principalmente quando falamos de seguro auto. Nessa modalidade, a cotação varia muito, já que inúmeros fatores são levados em conta na composição do montante a ser pago.
Mas sabia que é possível economizar na proteção para o seu veículo fazendo a contratação em determinadas épocas do ano? Leia este post e aprenda quando comprar seguro pelo melhor preço. Boa leitura!
Não existe uma resposta direta para responder a pergunta. Em um primeiro momento, o ideal é que quem acabou de comprar um carro invista em uma apólice o quanto antes, para não ser surpreendido por um sinistro e ter que arcar com o prejuízo de um veículo recém-adquirido.
No entanto, para quem pode esperar, existe a possibilidade de se organizar a aproveitar determinados períodos do ano para economizar sem abrir mão da prevenção representada por um seguro. Essa variação tem uma explicação e segue a lógica do mercado, de acordo as oscilações no ritmo de venda e no preço dos veículos que saem das concessionárias a cada mês.
É o que acontece, por exemplo, no final do ano. Nessa temporada, ocorre uma combinação de fatores: mais pessoas com dinheiro na mão dispostas a adquirir um veículo e lançamentos de veículos pelas montadoras. Isso eleva a procura por seguros, o que, consequentemente, aumenta o valor a ser pago.
No tópico anterior, demos um exemplo de como o dinheiro extra do final do ano mais os lançamentos costumeiros dessa época incrementam o preço dos seguros. Abaixo, analisamos os motivos da flutuação ao longo de cada trimestre. Acompanhe!
Os primeiros meses ainda sofrem com o aumento de valores ocasionado pela movimentação do final do ano. Além disso, esse período concentra as férias de verão e, também, as obrigações financeiras, como IPTU, IPVA e despesas escolares, fatores que pressionam o orçamento.
A partir de abril, a situação começa a ficar melhor para quem está à procura de um seguro. As contas de começo de ano ficam para trás e o ritmo de venda nas concessionárias cai, reduzindo o custo das apólices.
O bom momento do semestre anterior continua neste trimestre. Como geralmente o período concentra o auge do frio no ano, o uso do carro se torna mais intenso, aumentando as probabilidades de acidentes. Por isso, não descuide caso você ainda esteja sem seguro.
Se, por um lado, esse período reserva uma elevação nos preços, ele pode ser benéfico para quem se planejou, seja para comprar um carro novo, seja para contratar um seguro com o dinheiro extra do décimo terceiro.
Como você viu, os meses entre abril e setembro são os ideais para adquirir um seguro. No entanto, também é importante considerar suas necessidades e o seu orçamento na hora de avaliar essa questão. Se o carro acabou de ser comprado, o ideal é fazer a contratação o quanto antes. Já se o veículo estiver sem uso ou seu orçamento estiver muito apertado, talvez valha a pena esperar.
Decidida a hora de quando comprar seguro, pois é importante fazer cotações em diversas corretoras e seguradoras. Com esse planejamento, aumentam as chance de encontrar a apólice de acordo com suas necessidades.
Quer as melhores ofertas em seguro? Entre em contato com a Rodobens agora mesmo!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários