Quem pode fazer consórcio? Existe algum impedimento?

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Saber quem pode fazer consórcio é uma etapa crucial na contratação desse serviço. Afinal, sem essa observação é provável que você execute ações no escuro, sem saber ao certo se terá ou não os resultados esperados.

Os consórcios são uma saída pra muitas pessoas que desejam investir em algum tipo de patrimônio de forma parcelada. Mas, existem algumas situações em que a contratação dele pode ser impedida, e você precisa saber quais são elas.

Neste artigo, vamos mostrar os principais limitadores, ou seja, situações que determinam que uma pessoa não pode fazer consórcio. Continue lendo!

Quem pode fazer consórcio?

O consórcio é uma solução financeira direcionada a pessoas que têm mais de 18 anos, porém, uma pessoa que tem entre 16 e 18 anos também pode contratar um consórcio. Contudo, ela precisaria ser emancipada ou ter uma pessoa como responsável.

Acontece que cada empresa pode ter exigências diferentes. Portanto, é sempre importante consultar os procedimentos da instituição pra escolher a que melhor se adapta ao seu perfil.

O que pode impedir alguém de entrar em um consórcio?

Agora, dê só uma olhada nos principais fatores que podem ser um impeditivo pra entrar em um consórcio.

Idade

O primeiro ponto é a idade. Quem é muito jovem pode ter dificuldades pra contratar um consórcio. Nesse caso, pode ser necessário ter a participação de outra pessoa com mais de 18 anos pra servir como um responsável financeiro.

Histórico de negativações em órgãos de proteção ao crédito

Os históricos de negativação também podem jogar contra uma pessoa que deseja contratar um consórcio. Afinal, após a contemplação, você tem acesso ao valor contratado e a empresa organizadora do consórcio precisa ter a garantia de que o valor continuará a ser pago.

Logo, por mais que você não tenha culpa de um histórico de negativações, a empresa pode exigir algum tipo de garantia pra ter a certeza de que os valores serão honrados.

Então, como contratar um consórcio?

Para contratar um consórcio, você precisa avaliar alguns passos simples. Veja quais são eles:

  • Verifique se você pode aguardar até a contemplação pra ter acesso ao bem desejado;
  • Faça um planejamento financeiro que inclua o valor das parcelas;
  • Faça uma simulação;
  • Busque empresas de confiança e que ofereçam boas condições, como a Rodobens.

Quem está apto a fazer consórcio tem a oportunidade de adquirir um bem de grande valor de forma parcelada. Assim, quem pode fazer consórcio foge dos altos juros e taxas cobradas por alguns bancos e instituições financeiras, planejando melhor as suas aquisições e realizando seus objetivos.

Se você não se enquadra em nenhum tipo de impedimento pra contratar esse serviço, não perca mais tempo. Faça uma simulação do seu consórcio e contrate o que melhor se adapta às suas necessidades!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários