Quem tem o caminhão como instrumento de trabalho sabe da importância de contar com um veículo de acordo com a necessidade do seu negócio. No entanto, eles costumam custar caro. Nem sempre um financiamento é a melhor opção, já que são cobrados juros e uma entrada — além de todo o processo burocrático de aprovação por parte da instituição financeira.
Nesse cenário, aumenta a procura pelo consórcio de caminhões para adquirir um novo veículo ou renovar a frota. Para entender como funciona essa modalidade compra, acompanhe o post!
Os princípios básicos do funcionamento de um consórcio de caminhões não são diferentes daqueles que regem os consórcios de outros bens, como os imóveis, veículos leves e serviços.
Ou seja, para participar de um consórcio de caminhões, é preciso procurar uma administradora. Ela será responsável por unir os consorciados interessados e gerir os recursos acumulados por meio do pagamento das parcelas.
Periodicamente são realizadas as assembleias. Nelas, um sorteio define os contemplados da vez. Esses consorciados terão direito à carta de crédito, que permite a compra do modelo de caminhão desejado.
Está apto a participar do sorteio qualquer integrante do grupo que estiver com as parcelas em dia. A chance de contemplação é a mesma para todos. Até a assembleia de encerramento do grupo, todos os consorciados que mantiverem os pagamentos receberão sua carta de crédito.
Quem quiser encurtar esse prazo tem a possibilidade de se planejar e oferecer lances. Eles funcionam como uma espécie de adiantamento dos valores que seriam pagos no futuro. Terá direito à contemplação antecipada aquele consorciado que oferecer o maior lance antes de cada assembleia, de acordo com as regras estabelecidas em contrato.
Depois de entender como um consórcio funciona, veja quais são as vantagens de aquirir seu caminhão dessa maneira.
Um pagamento referente à entrada é uma exigência frequente para quem opta pelos financiamentos bancários. Nos consórcios isso não acontece. Os únicos valores cujo pagamento é obrigatório são os das parcelas mensais. Posteriormente, quem preferir pode utilizar o dinheiro que seria empregado na entrada para oferecer um lance e antecipar a contemplação.
Outro componente comum dos financiamentos são os juros, que aumentam muito o valor a ser pago pelo bem. Nos consórcios, eles não existem. Ainda que a taxa de administração faça parte do valor das parcelas, na maioria dos casos ela é menor do que os juros praticados no mercado.
É assegurado o mesmo poder de compra a qualquer participante, seja ele contemplado na primeira assembleia ou na última. Para isso, os valores das cartas de créditos são corrigidos periodicamente, de acordo com os índices previstos em contrato.
Com a carta de crédito em mãos, o consorciado não precisa limitar a sua aquisição àquele modelo previsto em contrato no início do consórcio. Ela pode ser utilizada para a compra de qualquer bem dentro do segmento automotivo, sem nenhum impedimento. Além disso, o valor disponível pode ser complementado com recursos próprios.
Para aproveitar todas as vantagens de um consórcio de caminhões, garanta que a administradora escolhida seja confiável e atue com autorização do Banco Central, que é quem regula o setor no país. Além disso, confira tudo o que diz o contrato, para não ter surpresas no caminho.
Viu que o consórcio é a melhor opção para o seu bolso? Então entre em contato com a Rodobens agora mesmo e conheça as oportunidades!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários