Em condições normais, o participante de um consórcio paga da primeira até a última parcela em um prazo preestabelecido. O que permite a compra do bem é a carta de crédito, recebida pelo consorciado quando ele é contemplado em assembleia ou ao final do pagamento.
No entanto, além dessa forma tradicional de quitar o consórcio, é possível adiantar o pagamento. Mas quais são as vantagens de quitar consórcio antecipado? Quem escolhe essa opção tem desconto? Trouxemos as respostas para essas perguntas no post. Acompanhe e entenda!
Uma das principais características dos consórcios é a isenção das taxas de juros — diferentemente do que acontece com outras modalidades de compra disponíveis no mercado, como os financiamentos. Isso permite a aquisição do bem pretendido por meio do pagamento de parcelas, sem o acréscimo desse tipo de cobrança.
Logo, ao fazer o pagamento antecipado de um consórcio, não é concedido nenhum desconto. Porém, essa escolha traz boas vantagens. A primeira delas é que a parcela não compromete tanto o seu orçamento mensal. Com essa obrigação a menos, é mais fácil ajustar o seu planejamento financeiro.
Outro benefício da antecipação do pagamento é não ter que arcar com os reajustes periódicos do consórcio. São realizadas correções no valor da carta de crédito, para não haver prejuízo ao seu poder de compra ao longo do tempo. Por isso, as parcelas também sofrem esses aumentos.
O cliente também pode utilizar as parcelas antecipadas como oferta de lance, para aumentar a sua chance de ser contemplado mais rápido.
Você fez as contas e chegou à conclusão de que é um bom negócio antecipar os valores, certo? Então, agora precisa conhecer os passos necessários para concretizar esse processo. O primeiro passo é analisar o contrato do consórcio e verificar em quais condições ele prevê essa possibilidade.
Existem diferentes formas de quitação do consórcio. Entenda a seguir.
Como o nome dá a entender, esse modo segue a ordem inversa dos vencimentos: as primeiras parcelas a serem quitadas serão aquelas com o prazo mais distante.
Nesse caso, quem opta por quitar o consórcio de forma inversa pode também encurtar pela metade o prazo do seu plano, pagando, além da parcela com o vencimento mais distante, a parcela como vencimento no mês atual. Ou seja, duas parcelas por mês.
Ao antecipar o pagamento de forma diluída, o valor total antecipado será dividido igualmente entre os meses restantes do consórcio e subtraído de cada parcela subsequente, reduzindo o valor a ser pago por mês.
Na quitação total, o valor antecipado é referente a todas as obrigações restantes. Se já tiver sido contemplado, o consorciado encerrará sua participação no grupo.
Para quem faz parte de consórcios imobiliários focados na aquisição de imóveis residenciais, um detalhe importante é poder utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Para isso, é necessário consultar as regras impostas pela Caixa Econômica Federal, que é a entidade responsável pela gestão dos valores.
Como você viu, quitar consórcio antecipado não tem desconto, por causa da ausência de juros comum aos grupos desse modelo de investimentos. Porém, como existem algumas vantagens em pagar as parcelas antes dos vencimentos, faça as contas e verifique se essa é a melhor opção para o seu caso.
Interessado em fazer parte de um consórcio? A equipe da Rodobens está esperando seu contato!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários