Para quitar dívidas, existem muitas condutas que o consumidor pode incluir em sua rotina. E algumas delas são tão interessantes que podem ser adotadas até por pessoas que não possuem dívidas, a fim de manter sua vida financeira saudável.
Sabemos que as dívidas são uma realidade desagradável, mas é bem provável que, em algum momento da vida, você terá de lidar com elas. Então, é bom estar preparado.
Pensando nisso, neste texto, selecionamos algumas dicas que ajudarão você a se planejar para quitar dívidas, evitando os erros mais comuns desse processo. Acompanhe!
É impossível tomar qualquer medida financeira e obter sucesso se você não tiver seus custos e rendimentos organizados. E, quando se trata de reduzir despesas, isso é mais do que necessário. Lembre-se de que, nesse processo, será muito importante evitar outras dívidas.
Comece analisando os seus gastos fixos e variáveis, use uma planilha eletrônica ou anote em um caderno todas essas informações sobre seus hábitos financeiros. O principal ponto aqui é ter controle e saber o quanto tem para liquidar seus débitos.
Depois de se organizar e saber de quanto dinheiro dispõe, é hora de encarar suas dívidas. Faça uma lista com todas, definindo também os valores totais, os números de parcelas e o credor.
No caso de empréstimos bancários, não deixe de considerar o CET (Custo Efetivo Total) de cada um, que define todas as taxas extras do débito.
O ideal é organizar a lista da mais cara até a mais barata. Depois, definir quais serão as primeiras dívidas a serem pagas. Aconselhamos começar pelas que cobram juros mais altos ou que são mais caras, assim você evita que se acumulem e se tornem uma bola de neve.
Depois de se organizar e definir suas dívidas segundo uma lista de prioridades, você já pode procurar seus credores para propor uma negociação. O ideal é que, ao procurá-los, você já tenha uma proposta.
Lembre-se de que os dois lados têm interesse em resolver a situação, então não se intimide nesse momento. No entanto, mantenha a calma para chegar a uma solução mais favorável, afinal você está tentando resolver a sua situação financeira e não piorar o problema, trocando uma dívida por outra.
Após a negociação, você terá uma ideia de quando pagar seus débitos e do valor utilizado para isso. Se você tem um número considerável de credores, essa é uma boa hora para planejar os prazos, estipulando um cronograma para os pagamentos.
Anote em um calendário as datas dos vencimentos e separe a quantia necessária para cada uma. Nesse momento, o importante é não perder o foco até que elas estejam quitadas, ou seja, não faça outras dívidas pelo menos até terminar o pagamento negociado.
Como forma de garantir que você vai honrar o compromisso assumido com a negociação de suas dívidas, procure uma fonte de renda extra. Existem, ao menos, duas formas para conseguir isso: vendendo alguns dos seus bens ou fazendo atividades extras.
Quando você vende seus bens, abdica de algumas coisas que conquistou, o que é muito difícil. Além disso, nem sempre você consegue o valor esperado, então é bom negociar com calma.
Ao iniciar uma atividade que garanta renda extra, você terá que organizar os seus horários para conciliá-la com a sua rotina habitual, mas não desista. Existem muitos tipos de trabalhos possíveis, como vender doces, salgados, cosméticos e artesanato, entre outros. São atividades simples, mas que podem garantir bons rendimentos.
Temos certeza de que, com essas dicas para quitar dívidas, você estará preparado para lidar com essa situação e logo poderá regularizar a sua vida financeira. Quer continuar recebendo conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários