Acompanhar manobras incríveis por diversas estradas representa o programa perfeito para quem é amante da velocidade. Se você faz parte desse grupo e não abre mão de conferir esses desempenhos impressionantes sobre rodas, precisa conhecer o Sertões.
Idealizado pelo arquiteto Chico Morais há três décadas, esse grande evento foi inspirado no Rally Dakar e ganha novos adeptos a cada edição. O sucesso foi tanto que a prova conquistou abrangência internacional logo nos primeiros anos, atraindo pessoas de diferentes cidades e países.
Que tal ficar por dentro da história e da importância dessa competição brasileira?
Tudo começou em 1991, com a criação de um trajeto que partia de Ribeirão Preto (SP) até as praias de Maceió (AL). Esse evento foi chamado de Rally São Francisco e só aceitava competidores em motos. Porém, foi realizada apenas uma edição.
Foi em 1993, portanto, que surgiu a primeira edição da prova que conhecemos hoje. A partir desse ano, já ficou batizada com o termo Sertões e envolveu um trecho de 3.500 km entre Campos do Jordão (SP) e Natal (RN). Assim como no evento anterior, teve participação limitada a pilotos de moto.
Em 1994, por conta de depoimentos positivos, o Rally chamou a atenção do mundo. Foi nessa época que passou a contar com competidores estrangeiros, o que deu início à fase internacional da prova. A segunda edição contou com 44 inscritos e teve o percurso aumentado para 4.500 km.
De 1995 em diante, várias mudanças ocorreram para deixar o evento cada vez melhor e mais profissional. Isso incluiu o ganho de patrocinadores, o apoio de entidades oficiais e até a adição de outros tipos de veículos. Além de motos, há também a categoria de carros, quadriciclos, UTVs e caminhões.
Foram acumuladas 29 provas desde o surgimento do Sertões. A partir de 1993, quando a versão original foi lançada, os organizadores conseguiram garantir a realização de um evento por ano, com duração média de 10 dias. O último ocorreu entre 13 e 23 de agosto de 2021.
Em 1996, a direção do Sertões passou a ser conduzida pela empresa Dunas Race. Isso permitiu a entrada direta da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Comissão Nacional de Rally (CNR), ambas responsáveis por checar equipamentos, fazer apurações e realizar a vistoria técnica do regulamento.
A tecnologia empregada nas provas engloba uma extensa quantidade de equipamentos, desde rádios comunicadores até dispositivos de localização. O objetivo é monitorar cada dado dos veículos para fazer a manutenção correta, aumentar a segurança e garantir o bom andamento de todas as etapas.
Atualmente, a competição está na lista das maiores do mundo e se destaca por atrair vários nomes que são feras ao volante.
Em uma rápida pesquisa, você consegue descobrir os campeões da competição nas mais diversas categorias. Veja, a seguir, todos os pilotos de carros que conquistaram troféu:
Na edição de 2021, os vencedores na categoria de carros foram Cristian Baumgart e Beco Andreotti. A dupla, que faz parte da equipe X Rally Team, se consagrou como tricampeã do Sertões. Os pilotos estavam a bordo de uma Toyota Hilux IMA.
Explorar a programação de um evento como esse pode ser bastante positivo. Seja pela tela de um dispositivo ou presencialmente, emoção é o que não falta. Não é à toa que o número de apaixonados pela experiência — que mistura diversão, velocidade e muita expectativa — só aumenta.
Quem tem a oportunidade de assistir às provas sente na pele o desejo pela vitória e a necessidade de superar obstáculos. Enquanto o público se preocupa em analisar o movimento dos veículos, acaba conhecendo roteiros interessantes em meio às paisagens incríveis do nosso país.
Mas o foco não se limita a despertar a felicidade dos espectadores. Em suas edições, o Sertões promove vários projetos de ação social, com foco em áreas como saúde e sustentabilidade. São iniciativas que beneficiam as regiões associadas aos trajetos e inúmeras comunidades.
Uma competição desse porte também demanda planejamento cuidadoso, com logística complexa que leva à interação de milhares de pessoas e geração de empregos. Os competidores e as equipes da organização formam caravanas que passam de cidade em cidade, movimentando a economia local e aproximando grupos com interesses em comum. É uma condição que fortalece a imagem do evento e reforça sua importância.
E então, deu para ter uma ideia do potencial do Sertões? Vale lembrar que a Rodobens é uma das empresas patrocinadoras do X Rally Team. Apoio esse mais que merecido a uma equipe que já coleciona títulos valiosos no esporte nacional.
Se você quer acompanhar outros conteúdos do blog, assine a nossa newsletter!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários