Hoje em dia, com os altos índices de criminalidade no Brasil, dispor de um rastreador veicular com seguro é uma forma de não só proteger o patrimônio, como a própria vida. Principalmente para quem utiliza caminhão e precisa transportar cargas entre pontos distantes, contar com uma proteção contra furto e roubo é essencial para poder rodar tranquilo pelas estradas do país.

    Como você bem deve saber, o motorista nem sempre pode se dar ao luxo de recusar fretes, mesmo que o trabalho em questão envolva conduzir o veículo por vias pouco seguras não só em termos de pavimentação, mas também de policiamento.

    Entenda, a seguir, como funciona um rastreador veicular com seguro e veja algumas vantagens de contratar esse serviço!

    O que é um rastreador veicular com seguro?

    O rastreador veicular com seguro reúne dois serviços em um só, ou seja, o seguro tradicional contra acidentes, roubos, furtos e cobertura de terceiros mais o rastreamento remoto da localização de carro, caminhonete, caminhão etc.

    Em geral, o rastreador pode utilizar radiofrequência, por meio das ondas eletromagnéticas — as mesmas dos sinais de celular, rádio e televisão, embora com especificações diferentes. Nesse caso, a tecnologia é mais recomendada para áreas urbanas, para não ocorrer a perda do recebimento dos dados.

    Já para trechos mais longos, como em rodovias, o rastreamento é feito por meio de sinal de GPS (Sistema de Posicionamento Global, em português).

    Tanto num método quanto em outro, o motorista pode acompanhar a localização do veículo até mesmo por dispositivos móveis, como smartphones.

    Vale lembrar que os rastreadores são colocados nos veículos, de modo a captar os sinais enviados pelas centrais de monitoramento e, assim, permitir a correta identificação da posição do carro ou caminhão, por exemplo. Em alguns casos, o rastreador também é equipado com um bloqueador da direção, que impede que o veículo siga a viagem em caso de roubo ou furto.

    Quais são as vantagens do rastreamento de veículo com seguro?

    Confira, em seguida, alguns benefícios de ter a proteção de um rastreador veicular com seguro!

    Monitoramento em tempo real

    Alguns modelos de rastreadores permitem que seja monitorada a localização do veículo em tempo real. Tal possibilidade é muito útil para empresas de frete, que precisam gerenciar as entregas para garantir prazos para os clientes. Além disso, a tecnologia permite detectar uma eventual mudança da rota programada, o que pode gerar um sinal de alerta na central de monitoramento.

    Em outros casos, o motorista ou o representante da empresa precisa ligar para a central para pedir a localização do veículo e, assim, informar algum problema.

    Prevenção de crimes

    Os automóveis ou caminhões que levam adesivos com a informação de que têm um rastreador veicular com seguro já passam a ser menos visados por criminosos. Afinal, caso resolvam agir, eles sabem dos riscos de a ação dar totalmente errado, graças à tecnologia de localização remota.

    Maior chance de encontrar o veículo

    Um dos principais benefícios de um rastreador de veículos é justamente facilitar o trabalho de investigação do paradeiro do carro ou do caminhão em caso de roubo ou furto. Com a informação precisa, a polícia pode agir rápido e, assim, garantir a devolução do bem. A propósito, quanto antes os órgãos de segurança forem avisados, maior é a probabilidade de se achar o veículo.

    Custo mais barato do seguro

    Como as estatísticas de reencontro de veículos com rastreadores são favoráveis, é normal que os seguros correspondentes tenham valor mais baixo. A propósito, vale lembrar que o motorista pode contratar os dois serviços separadamente ou juntos, ou seja, o rastreador e o seguro.

    Quer saber como proteger o seu automóvel ou caminhão com um rastreador veicular com seguro? Converse com a equipe da Rodobens e veja como isso é fácil!