rastreador via satélite

Como funciona um rastreador via satélite? Utilize em sua frota

Janeiro 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

O rastreador via satélite tem sido cada vez mais utilizado por caminhoneiros, empresas e donos de frotas. Além de trazer segurança, ele proporciona um controle efetivo das rotas, aumentando a eficiência e proporcionando diversos benefícios para a gestão de transportes.

Você gostaria de entender melhor como o rastreador via satélite funciona? Então, acompanhe a explicação abaixo!

Qual é a importância de utilizar um rastreador?

Poder acompanhar remotamente os deslocamentos dos caminhões é uma excelente maneira de elevar a agilidade das entregas do negócio e otimizar o controle dos custos de operação. Um recurso como esse permite que você observe o embarque de cargas, escolha os trajetos e rotas mais adequados e defina os limites de velocidade dos veículos.

Além de possibilitar um ganho operacional, os rastreadores de caminhões são grandes aliados da proteção do patrimônio. Por exemplo, em casos de roubo, as orientações do rastreador podem ser utilizadas para ajudar a recuperar o veículo — claro, com o auxílio das autoridades competentes.

Muitas vezes, a indicação visual de que o veículo é equipado com rastreador já é suficiente para inibir as pessoas mal-intencionadas, aumentando assim a segurança dos motoristas que trabalham nas estradas.

Como funciona um rastreador via satélite?

A fim de informar a exata localização do caminhão, o rastreador emprega a tecnologia de GPS. Um módulo é instalado no veículo e passa a captar os sinais de satélite, que informam dados sobre a direção, localização e velocidade.

Essas indicações são então enviadas para as centrais de informações por meio de satélite, celular ou rádio. Na central, os dados sobre a frotapodem ser consultados em tempo real via internet.

Qual é a diferença entre rastreador com chip e via satélite?

Os rastreadores de veículos podem ser encontrados nas opções GSM (chip) e GPS (satélite). Conheça mais sobre cada uma delas abaixo.

GSM (chip)

Algumas das principais características do rastreador via chip são as seguintes:

  • é mais acessível em preço;
  • funciona por meio de uma operadora de celular. Com isso, sua estabilidade varia dependendo da cobertura que cada operadora oferece;
  • normalmente atualiza a sua comunicação de 30 em 30 segundos;
  • é mais discreto se comparado ao rastreador via satélite, já que sua instalação é interna;
  • sua gestão fica por conta de quem o comprou.

GPS (satélite)

Já os pontos marcantes em relação ao rastreador via GPS são:

  • apresenta maior estabilidade de cobertura, rastreando veículos até mesmo em regiões onde os celulares não têm sinal;
  • em geral, atualizam a sua comunicação a cada 5 minutos;
  • é bastante visível, já que é instalado externamente. Isso favorece a qualidade de sinal e também a segurança, pois, como mencionado, até mesmo possíveis delinquentes conseguem ver que o veículo conta com rastreamento;
  • é gerenciado por uma empresa especializada.

E então, gostou de descobrir um pouco mais sobre o rastreador via satélite? Como vimos, ele proporciona diversos benefícios para as frotas, incluindo a segurança, gestão de rotas, agilidade e eficiência nas entregas. No entanto, ao comprar seu sistema, é importante ficar atento às distinções entre o rastreador por satélite e a opção de chip, já que a diferença de qualidade é alta.

Se você está montando sua frota e quer um auxílio estratégico para cuidar das finanças envolvidas na compra dos veículos, entre em contato conosco. Assim, poderemos ajudá-lo a encontrar a melhor maneira de viabilizar o seu sonho profissional!


 

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

  • Muitos de nós temos sonhos como a compra de um carro novo ou a aquisição do primeiro imóvel, não é mesmo? E uma boa saída que várias pessoas encontram para transformar esses desejos em realidade está nos consórcios. Essa já é uma tradicional forma de aquisição de bens de valores mais elevados entre os brasileiros, oferecendo baixos riscos e possibilidades reais de compra.

  • O consórcio costuma ser a melhor opção oferecida pelo mercado para a compra de bens como imóveis ou veículos quando não há dinheiro para o pagamento à vista. Esse modelo permite que haja um melhor planejamento financeiro, além de livrar você das taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras nos financiamentos.

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses no seu email?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.