Revisão de carro: saiba o que verificar antes de uma viagem

novembro 2019

4 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

49246-revisao-de-carro-saiba-o-que-verificar-antes-de-uma-viagem.jpg

Com o final do ano se aproximando, muitas pessoas só conseguem pensar na tão desejada viagem de férias. E não é para menos, pois passamos meses aguardando por esse momento. Mas para que o seu passeio não se torne um problema, fazer uma revisão do carro antes de viajar é fundamental.

Se você está pretendendo pegar a estrada, continue com a leitura deste post e entenda a importância da revisão, os benefícios que ela proporciona e o que deve ser verificado no seu veículo.

Por que fazer a revisão do carro antes de viajar?

Quando vamos fazer uma viagem, normalmente passamos dias programando os pontos turísticos a visitar, onde ficar hospedado e qual será o melhor trajeto para chegar mais rápido. Por outro lado, temos o mau hábito de destinar pouco ou nenhum tempo para cuidar da manutenção do automóvel que será usado no trajeto.

Contudo, se não tomarmos os cuidados necessários com a manutenção do veículo podemos atrapalhar todo o nosso planejamento. Isso porque, quando menos esperamos, aparecem problemas como superaquecimento, baixo nível de óleo, freios desgastados, entre muitos outros que podem dar uma dor de cabeça desnecessária durante a viagem.

Por isso, fazer a revisão do carro antes de viajar, especialmente para distâncias maiores, é essencial para garantir que o automóvel a ser usado estará em boas condições e não trará preocupações que comprometerão o passeio.

O mais recomendado é que você leve o seu veículo para concessionária ou oficina com uma semana ou pelo menos alguns dias de antecedência. Assim, os profissionais terão tempo hábil para solucionar defeitos que possam ser mais complicados e demorados — como troca de peças importantes.

Quais os benefícios da revisão preventiva?

Já deu para perceber que a revisão preventiva é importante, certo? Mas vale reforçar que ela traz inúmeros benefícios para os proprietários de carros — seja em viagens ou mesmo no dia a dia. A seguir abordaremos suas principais vantagens!

Economia

Embora muitas pessoas encarem a revisão como um gasto desnecessário, na verdade ela pode significar uma grande economia para o seu bolso. Viajar de carro sem fazer a revisão é o clássico "barato que pode sair caro". 

Basta imaginar o quanto você precisaria desembolsar caso acontecesse algum defeito no veículo enquanto está na estrada. Agora compare com o valor que gastaria se o problema fosse identificado antes de seguir viagem, ainda durante a revisão.

Prevenção de acidentes

A prevenção de acidentes é o principal motivo pelo qual deve-se fazer a revisão antes de viajar — afinal, trata-se da sua segurança e da sua família. A revisão preventiva avaliará sistemas importantes, identificando e antecipando complicações que, na estrada, podem causar grandes estragos. 

Preservação do carro

O desgaste de peças sem manutenção pode agravar um simples problema ou estendê-lo para outras partes do veículo. Logo, a revisão do carro garante uma maior durabilidade de suas peças e mantém um melhor estado de conservação, impedindo, inclusive, sua desvalorização em situações futuras de compra e venda.

O que verificar antes da viagem?

A seguir indicamos tudo que você precisa verificar em seu veículo antes de viajar. Fique atento e siga nossas recomendações! 

Averigue as condições dos pneus

Encarar viagens com pneus em más condições é muito arriscado. Pneus carecas perdem a capacidade de aderência ao solo, causando grande instabilidade e risco de derrapagem — havendo ainda mais perigo quando se trafega em pistas molhadas. Bolhas e fissuras também são pontos que comprometem as rodas e indicam a necessidade da troca.

Portanto, antes de viajar, verifique a profundidade dos sulcos na banda de rodagem dos seus pneus. Eles nunca podem ser menores do que 1,6mm. Caso tenham atingido o indicador de desgaste, substitua-os por novos. 

Verifique também o alinhamento e o balanceamento antes de pegar estrada, para garantir maior estabilidade e segurança ao dirigir. E não se esqueça que o estepe também deve estar em boas condições. 

Dê atenção especial aos freios

Os freios são os principais itens de segurança de um veículo e devem estar sempre em perfeitas condições. Antes de partir é imprescindível que faça a revisão das pastilhas, dos discos, do tambor e do fluído de freio.

Durante a viagem você também pode tomar alguns cuidados para o bom funcionamento dos freios. Em trechos de descida de serra, por exemplo, busque trafegar em velocidade reduzida. Fazendo uso do freio motor, você evita o risco de superaquecimento.

Verifique o sistema elétrico e a iluminação

Para não estragar sua viagem, faça também uma revisão no sistema elétrico do seu veículo. Tenha certeza de que todas as luzes de sinalização — como faróis, setas, luzes de freio e de ré —, estão funcionando corretamente. 

Lembre-se, ainda, de manter os faróis baixos acesos nas estradas, mesmo durante o dia. Isso facilita a visualização, tanto para você, quanto para os outros motoristas.

Tenha cuidado para não sobrecarregar o veículo

Muitas pessoas ficam indecisas na hora de escolher o que levar em uma viagem e acabam exagerando na bagagem. Contudo, isso pode representar um problema para o automóvel.

Nunca exceda o número de passageiros e o limite de peso estipulado pelo fabricante. Procure acomodar as malas de modo a não obstruir a visão do motorista. Distribuir o peso por igual também é importante para não afetar a estabilidade do carro.

Confira os itens de segurança

Para garantir uma viagem tranquila, só falta conferir se os itens de segurança obrigatórios estão em ordem. Verifique o cinto de segurança, o extintor de incêndio, a buzina, o limpador de para-brisa, o freio de mão e o triângulo. Além do estepe, que já mencionamos, o macaco hidráulico e a chave de roda também devem estar em bom estado.

Tendo tudo isso em mente, podemos concluir que só temos a ganhar com a revisão, concorda? Tomando os cuidados citados você evita problemas que podem custar tempo, dinheiro e comprometer a segurança de todos os ocupantes do veículo.

E se você gostou das dicas sobre revisão do carro antes de viajar, siga nossas páginas no Facebook e Twitter e não perca nenhuma de nossas postagens!

 

Comentários