A conquista da casa própria é o sonho de grande parte das famílias brasileiras. E não é para menos! Essa realização traz uma indescritível sensação de segurança e estabilidade, bem como representa a oportunidade de investir em algo para o futuro. E aí, está na fase certa para sair do aluguel?

    O detalhe é que a escolha de um lar definitivo não é uma tarefa assim tão simples. Por isso, alguns fatores devem ser considerados nesse momento para que a decisão tomada seja a mais acertada possível. Confira a seguir 5 sinais de que chegou a hora de investir em um imóvel próprio!

    1. A família vai aumentar

    A chegada de um novo membro na família é um dos principais fatores que normalmente motivam as pessoas a mudarem de casa. Afinal, com mais integrantes no imóvel, o espaço disponível pode acabar ficando insuficiente para acomodar todo mundo com o conforto merecido.

    Além disso, quem mora em uma casa ou em um apartamento alugado se vê praticamente impedido de elaborar um planejamento familiar ideal, já que o tamanho do imóvel pode limitar o crescimento da turma da maneira desejada. Por isso, se um novo filho está a caminho, é hora de pensar em sair do aluguel.

    2. A situação financeira está estável

    É difícil tomar a decisão de investir em um imóvel quando a condição financeira não está muito favorável, não é verdade? No entanto, se sua situação é de estabilidade, nada melhor que usar seus recursos para tirar o sonho da casa própria do papel!

    3. A renda permite um investimento

    A compra de um imóvel é um dos investimentos mais seguros que existe. Afinal, ele tanto pode representar a eliminação dos gastos com aluguel como pode ser uma fonte de renda para o proprietário. Mas aí você logo pensa: e se não tenho a quantia total para quitar o bem à vista? Não se preocupe, porque existem alternativas!

    Se você tem um valor disponível mensal, por menor que seja, pode investir em opções de compra programada, como os consórcios de imóveis. Essa modalidade permite adquirir esse patrimônio de forma segura, econômica e planejada. E o melhor: ao contrário do aluguel, o consórcio tem data certa para terminar!

    4. A liberdade está batendo à porta

    A busca pela independência é um fator decisivo no momento de tomar a decisão de sair do aluguel e investir na compra de um imóvel próprio. Se você mora em uma casa ou em um apartamento que não é seu, provavelmente tem menos liberdade do que teria em seu cantinho.

    Além disso, morar em um lugar alugado te inibe de diversas formas, desde a falta de privacidade e a impossibilidade de fazer reformas necessárias no imóvel até talvez a proibição de ter animais de estimação em casa.

    5. Os benefícios são irresistíveis

    Além do incentivo financeiro para sair do aluguel, a compra da casa própria proporciona diversas vantagens. Confira a seguir 2 dos principais benefícios que certamente o convencerão a investir no seu lar doce lar!

    Possibilidade de reformar à sua maneira

    Morar em uma casa ou em um apartamento alugado não permite a realização de grandes investimentos em reformas. Afinal, o investimento financeiro do inquilino será perdido no momento em que devolver o imóvel. Já quando se trata do próprio patrimônio, é possível personalizar tudo de acordo com suas preferências e necessidades, deixando o local com a sua cara, do jeito que você sempre sonhou!

    Estabilidade e segurança econômica

    Quando temos compromissos fixos com o aluguel, qualquer acontecimento externo é capaz de gerar insegurança e instabilidade, como a perda do emprego. Por isso, aproveitar as oportunidades para investir no imóvel próprio é também uma garantia de que você não perderá o teto caso surja algum imprevisto em sua vida.

    É fato: sair do aluguel representa a realização do sonho de diversas pessoas. Esse é seu sonho também? Deixe um comentário aqui no post contando sobre seu planejamento para tirar essa ideia do papel!