A importância dos cuidados com a saúde do homem

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

A expressão "prevenir é melhor do que remediar" nunca fez tanto sentido. Isso, porque a medicina já concluiu que milhões de mortes poderiam ser evitadas por meio da adoção de medidas simples, como praticar exercícios físicos. 

Quando se trata da saúde do homem, a atenção precisa ser redobrada, pois a população masculina tende a estar mais vulnerável a diversas doenças — e não só por questões de hereditariedade e genética, mas, também, como consequência de escolhas e hábitos de vida inadequados.

Assim, preparamos este post especialmente para abordar a importância de os homens buscarem se manter saudáveis e dar dicas sobre como fazer isso. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!

Como é a relação do homem com sua saúde?

De acordo com a pesquisa "Um Novo Olhar para a Saúde do Homem", realizada pela revista SAÚDE, o público masculino se preocupa menos com o seu bem-estar, e cerca de 40% dos homens tendem a passar por consultas médicas e exames somente ao apresentar sintomas. 

Trata-se de um dado alarmante, visto que, segundo o IBGE, a mortalidade dessa população é até 4 vezes maior do que a das mulheres. Isso ocorre, principalmente, pela baixa adesão aos bons hábitos de vida, o que inclui o acompanhamento médico preventivo. Como consequência, há um aumento do acometimento por diversas doenças e da dificuldade de diagnóstico.

Quais as principais causas de morte do público masculino?

Abaixo, listamos algumas doenças que levam homens ao óbito, mas que poderiam ser evitadas com cuidados preventivos. Veja!

Câncer de próstata

Trata-se do segundo tipo de câncer que mais impacta a saúde do homem e um dos que mais os levam à morte. Com prevalência em indivíduos acima de 50 anos, atualmente, são registrados mais de 60 mil casos anuais dessa doença, que, por não apresentar sintomas em sua fase inicial, é mais difícil de ser detectada precocemente.

A partir daí, é possível notar a importância da realização de exames preventivos, como de PSA e o toque retal, que, muitas vezes, são deixados em segundo plano. Esse, porém, é um grande erro, já que realizá-los periodicamente pode permitir a cura total na maior parte dos casos.

Câncer de pele

O câncer de pele não melanoma é o mais comum entre os homens. Seu surgimento está relacionado à exposição solar excessiva e sem proteção. Nos últimos anos, o aumento do índice desse tipo de câncer está em evidência, e tem-se atribuído seu crescimento ao fato de o público masculino não cultivar o autocuidado.

Doenças cardiovasculares

Os problemas cardíacos podem acometer qualquer pessoa; porém, são até 3 vezes mais frequentes entre os homens. As causas geralmente estão ligadas a fatores de risco como o tabagismo, dietas inadequadas e sedentarismo.

Diabetes

A diabetes é causada quando o organismo deixa de produzir insulina ou não o faz em quantidade suficiente para reduzir os níveis de glicose no sangue. Ela está diretamente associada a uma alimentação rica em açúcares, e suas complicações são graves, com chances de levar o indivíduo ao óbito.

Obesidade

A Pesquisa Nacional de Saúde 2019 mostrou que, no período entre 2003 e 2019, a obesidade masculina mais que dobrou, passando de 9,6% para 22,8%. O excesso de peso traz inúmeras consequências, como doenças cardiovasculares, hipertensão e AVC.

Que cuidados são essenciais para manter a saúde do homem em dia?

A seguir, apresentaremos algumas medidas que ajudam a população masculina na prevenção de variados problemas de saúde. Acompanhe!

Fazer atividade física regularmente

A prática de atividade física beneficia não só a saúde física, como também a mental. Para evitar o sedentarismo, deve-se fazer exercícios pelo menos três vezes na semana.

Uma simples caminhada de 30 minutos já faz grande diferença para a sua saúde. No entanto, o ideal é encontrar uma opção que traga prazer e não seja praticada somente por obrigação.

Adotar uma alimentação balanceada

Manter uma dieta equilibrada, saudável e diversificada também é fundamental. Uma boa alimentação fortalece o sistema imunológico, evita diversos tipos de doença e controla o peso.

Esteja atento à quantidade de água ingerida e tente consumir, pelo menos, 2 litros por dia. Isso ajudará na hidratação e prevenirá problemas como cálculos renais.

Consumir bebidas alcoólicas moderadamente

O consumo de bebidas alcoólicas traz danos a curto, médio e longo prazo. Entre as principais consequências graves dessas drogas, estão o acúmulo de gordura no fígado, problemas gastrointestinais, câncer e doenças cardíacas. Por esse motivo, sua ingestão deve ser feita com moderação.

Ter um sono de qualidade

O sono tem função reparadora e ajuda a manter a imunidade elevada. Portanto, não deixe de valorizá-lo. Tente dormir 8 horas por noite.

Reduzir o estresse

O estresse aumenta os níveis de cortisol no organismo — um hormônio que, em excesso, traz prejuízos à saúde, além de elevar a resposta inflamatória do corpo. Por isso, tire um tempo para curtir sua família, conversar com os amigos, encontrar novos hobbies etc.

Realizar acompanhamento médico

Pelo menos uma vez ao ano, é recomendado passar por consulta médica para verificar as condições de saúde do homem e fazer os principais exames — PSA, teste de glicemia, níveis de colesterol etc. 

Nessas ocasiões, um seguro-saúde é muito bem-vindo. Basicamente, ele serve para reembolsar o paciente pelas despesas médicas. 

Aqui, é importante indicar que a diferença entre o seguro-saúde e o plano de saúde fica por conta do preço, amplitude do contrato e possibilidade de escolher os profissionais e empresas que prestarão serviço.

Por que é importante transformar a consciência em ação?

Muitos homens são conscientes de que precisam cultivar bons hábitos, mas não colocam isso em prática. Desse modo, tão importante quanto a consciência é a ação. Por mais que o processo de mudança seja lento e difícil, ele deve ser iniciado o mais cedo possível, com o intuito de amenizar os impactos causados pelo tempo em que a própria qualidade de vida não era uma prioridade.

Perceba, então, que, embora a saúde do homem dependa de muitos fatores para estar fortalecida, deve-se ter em mente que são os hábitos e cuidados diários que influenciarão no bem-estar do organismo como um todo. Por isso, adote um estilo de vida mais saudável o quanto antes, de modo a prevenir diferentes tipos de doença e, assim, garantir longevidade.

Gostou deste post? Quer saber como a Rodobens pode contribuir para a sua saúde? Então, entre em contato conosco!

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários