A expressão "prevenir é melhor do que remediar" nunca fez tanto sentido. Isso, porque a medicina já concluiu que milhões de mortes poderiam ser evitadas por meio da adoção de medidas simples, como praticar exercícios físicos.
Quando se trata da saúde do homem, a atenção precisa ser redobrada, pois a população masculina tende a estar mais vulnerável a diversas doenças — e não só por questões de hereditariedade e genética, mas, também, como consequência de escolhas e hábitos de vida inadequados.
Assim, preparamos este post especialmente para abordar a importância de os homens buscarem se manter saudáveis e dar dicas sobre como fazer isso. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!
De acordo com a pesquisa "Um Novo Olhar para a Saúde do Homem", realizada pela revista SAÚDE, o público masculino se preocupa menos com o seu bem-estar, e cerca de 40% dos homens tendem a passar por consultas médicas e exames somente ao apresentar sintomas.
Trata-se de um dado alarmante, visto que, segundo o IBGE, a mortalidade dessa população é até 4 vezes maior do que a das mulheres. Isso ocorre, principalmente, pela baixa adesão aos bons hábitos de vida, o que inclui o acompanhamento médico preventivo. Como consequência, há um aumento do acometimento por diversas doenças e da dificuldade de diagnóstico.
Abaixo, listamos algumas doenças que levam homens ao óbito, mas que poderiam ser evitadas com cuidados preventivos. Veja!
Trata-se do segundo tipo de câncer que mais impacta a saúde do homem e um dos que mais os levam à morte. Com prevalência em indivíduos acima de 50 anos, atualmente, são registrados mais de 60 mil casos anuais dessa doença, que, por não apresentar sintomas em sua fase inicial, é mais difícil de ser detectada precocemente.
A partir daí, é possível notar a importância da realização de exames preventivos, como de PSA e o toque retal, que, muitas vezes, são deixados em segundo plano. Esse, porém, é um grande erro, já que realizá-los periodicamente pode permitir a cura total na maior parte dos casos.
O câncer de pele não melanoma é o mais comum entre os homens. Seu surgimento está relacionado à exposição solar excessiva e sem proteção. Nos últimos anos, o aumento do índice desse tipo de câncer está em evidência, e tem-se atribuído seu crescimento ao fato de o público masculino não cultivar o autocuidado.
Os problemas cardíacos podem acometer qualquer pessoa; porém, são até 3 vezes mais frequentes entre os homens. As causas geralmente estão ligadas a fatores de risco como o tabagismo, dietas inadequadas e sedentarismo.
A diabetes é causada quando o organismo deixa de produzir insulina ou não o faz em quantidade suficiente para reduzir os níveis de glicose no sangue. Ela está diretamente associada a uma alimentação rica em açúcares, e suas complicações são graves, com chances de levar o indivíduo ao óbito.
A Pesquisa Nacional de Saúde 2019 mostrou que, no período entre 2003 e 2019, a obesidade masculina mais que dobrou, passando de 9,6% para 22,8%. O excesso de peso traz inúmeras consequências, como doenças cardiovasculares, hipertensão e AVC.
A seguir, apresentaremos algumas medidas que ajudam a população masculina na prevenção de variados problemas de saúde. Acompanhe!
A prática de atividade física beneficia não só a saúde física, como também a mental. Para evitar o sedentarismo, deve-se fazer exercícios pelo menos três vezes na semana.
Uma simples caminhada de 30 minutos já faz grande diferença para a sua saúde. No entanto, o ideal é encontrar uma opção que traga prazer e não seja praticada somente por obrigação.
Manter uma dieta equilibrada, saudável e diversificada também é fundamental. Uma boa alimentação fortalece o sistema imunológico, evita diversos tipos de doença e controla o peso.
Esteja atento à quantidade de água ingerida e tente consumir, pelo menos, 2 litros por dia. Isso ajudará na hidratação e prevenirá problemas como cálculos renais.
O consumo de bebidas alcoólicas traz danos a curto, médio e longo prazo. Entre as principais consequências graves dessas drogas, estão o acúmulo de gordura no fígado, problemas gastrointestinais, câncer e doenças cardíacas. Por esse motivo, sua ingestão deve ser feita com moderação.
O sono tem função reparadora e ajuda a manter a imunidade elevada. Portanto, não deixe de valorizá-lo. Tente dormir 8 horas por noite.
O estresse aumenta os níveis de cortisol no organismo — um hormônio que, em excesso, traz prejuízos à saúde, além de elevar a resposta inflamatória do corpo. Por isso, tire um tempo para curtir sua família, conversar com os amigos, encontrar novos hobbies etc.
Pelo menos uma vez ao ano, é recomendado passar por consulta médica para verificar as condições de saúde do homem e fazer os principais exames — PSA, teste de glicemia, níveis de colesterol etc.
Nessas ocasiões, um seguro-saúde é muito bem-vindo. Basicamente, ele serve para reembolsar o paciente pelas despesas médicas.
Aqui, é importante indicar que a diferença entre o seguro-saúde e o plano de saúde fica por conta do preço, amplitude do contrato e possibilidade de escolher os profissionais e empresas que prestarão serviço.
Muitos homens são conscientes de que precisam cultivar bons hábitos, mas não colocam isso em prática. Desse modo, tão importante quanto a consciência é a ação. Por mais que o processo de mudança seja lento e difícil, ele deve ser iniciado o mais cedo possível, com o intuito de amenizar os impactos causados pelo tempo em que a própria qualidade de vida não era uma prioridade.
Perceba, então, que, embora a saúde do homem dependa de muitos fatores para estar fortalecida, deve-se ter em mente que são os hábitos e cuidados diários que influenciarão no bem-estar do organismo como um todo. Por isso, adote um estilo de vida mais saudável o quanto antes, de modo a prevenir diferentes tipos de doença e, assim, garantir longevidade.
Gostou deste post? Quer saber como a Rodobens pode contribuir para a sua saúde? Então, entre em contato conosco!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários