Saber como aumentar o score é um desejo muito comum. Afinal, ter uma boa pontuação é fundamental para a sua vida financeira, já que esse aspecto pode ser um fator decisivo em diversas situações como na aprovação de uma solicitação de cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.
Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Bem, um score positivo é uma sinalização de que você é um “bom pagador”. Assim, as empresas têm mais confiança em oferecer linhas de crédito e soluções financeiras.
Neste post, vamos explicar o que é score, qual é a importância dele em sua vida financeira e trazer dicas imperdíveis de como aumentá-lo. Confira e aproveite cada uma delas!
O score é uma espécie de pontuação, calculada com base no perfil financeiro de uma pessoa, que indica quais são as chances que ela apresenta de pagar as contas em dia nos próximos 12 meses. Dessa forma, é um indicativo que resulta dos hábitos de pagamentos e relacionamento das pessoas com o mercado de crédito.
Essas informações são utilizadas pelas empresas como um critério adicional pra decidir se aprovam ou não uma compra, solicitação de crédito, financiamento, empréstimo ou parcelamento, por exemplo.
Aqui, é importante destacar que, apesar de o score geralmente ter um peso alto na avaliação do perfil do cliente, muitas empresas consideram ainda outros fatores na liberação ou não de crédito. Assim, a sua pontuação no score é somada a outros dados que as instituições utilizam para a composição da política de crédito que adotam.
Saber sobre o seu score permite que você tenha o controle do seu “currículo financeiro”. A pontuação vai de zero a 1.000 pontos e demonstra os riscos que uma empresa pode ter ao aprovar crédito para um determinado perfil de consumidor, conforme mostramos a seguir:
Para aumentar o score, é preciso ter alguns cuidados e tomar atitudes, conforme comentamos a seguir.
O nome negativado é a principal causa de um score baixo. Dessa forma, se você tem dívidas atrasadas, procure negociá-las com os seus credores e pague todas elas. Tenha isso como prioridade!
Mas atenção! Se você limpou o seu nome recentemente, pode acontecer de o score ainda não ter subido. Isso acontece porque o mercado financeiro quer ter certeza de que você realmente mudou o comportamento e que a sua pontualidade com os pagamentos continuará.
Percebeu como o aumento do seu score se relaciona fortemente com as suas atitudes? Por isso, após limpar o nome, mantenha a pontualidade nos compromissos pelos próximos meses e se concentre em pagar as contas em dia para manter sua saúde financeira.
Muitas vezes você pode ficar com o nome negativo por simples esquecimentos. Para evitar que isso aconteça, uma boa ideia é incluir todas as suas contas no débito automático e cuidar para manter o saldo no banco em condições de cobrir esses compromissos.
O Cadastro Positivo é ligado diretamente ao número do CPF e representa o seu “currículo financeiro”. Ele contém dados sobre como você se comporta em relação à pontualidade dos seus pagamentos de dívidas em cartões de crédito, crediários, empréstimos, financiamentos, contas de internet, luz, água, entre outros.
Ele é automático, ou seja, você não precisa se cadastrar. Todos os dados do seu histórico são gerenciados por birôs de crédito, como a Serasa. Então, quando você entra em uma loja ou faz um consórcio, antes de aprovar o seu crédito, essas instituições consultam as suas informações pra saber se você paga as contas em dia.
Você pode consultar o cadastro positivo para verificar o seu score a qualquer momento e obter mais dados sobre suas possibilidades financeiras. Mas se não quiser participar dessa base de dados, basta pedir para sair.
Para manter a pontuação alta, você precisa tomar alguns cuidados, como:
Como você pôde conferir, um dos principais segredos de como aumentar o score é pagar as contas em dia. Só assim é possível manter o seu cadastro sempre positivo e com isso ser considerado um bom perfil para obter financiamentos, consórcios e demais tipos de crédito.
Gostou deste post? Que tal ler outro artigo para saber proceder em caso de estar com o CPF negativado por conta de dívidas?
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários