Um seguro de vida é sempre uma excelente forma de resguardar financeiramente seus familiares caso algo de ruim aconteça com você. Mas, na hora de contratar essa proteção, muitas pessoas se questionam se não é mais vantajoso investir o valor em vez de destiná-lo ao pagamento do seguro.
Considerando essas questões, o mercado passou a oferecer uma alternativa: o seguro de vida resgatável, que permite retomar de maneira total ou parcial os valores investidos.
Curioso para conhecer mais sobre essa possibilidade? Continue com a leitura!
O funcionamento de um seguro de vida tradicional já é razoavelmente conhecido: a cobertura garante o pagamento de uma indenização caso o segurado venha a falecer, sofra com doenças graves ou passe por um acidente que cause invalidez.
Já o seguro de vida resgatável vai além dessa proteção. Ele serve também como uma forma de reserva financeira, que pode ser resgatada posteriormente mesmo sem a ocorrência de um sinistro.
Existem dois tipos de seguro de vida resgatável: com prazo de validade e com proteção vitalícia. No primeiro, há uma data de validade para o resgate e, a partir desse momento, o segurado não conta mais com a cobertura.
Na modalidade que oferece proteção vitalícia, o resgate pode ser feito a qualquer momento, respeitando o prazo de carência, que costuma ser de 24 meses. Enquanto ele não for feito, a apólice ainda é válida.
O prazo de vigência do seguro interfere em quanto do valor pode ser sacado. Nos primeiros anos, dificilmente será permitido sacar o montante integral investido. Isso muda com o passar dos anos, até atingir os 100%.
Ao combinar a proteção do seguro com uma forma de investimento, os seguros de vida resgatáveis oferecem uma série de vantagens. Confira algumas delas e veja se são interessantes para o seu perfil.
Um seguro resgatável é mais flexível que as opções tradicionais. Ao mesmo tempo em que garante o pagamento da indenização se for necessário, é possível resgatar os valores a qualquer momento, se for de interesse do segurado — desde que respeitado o prazo carência previsto em contrato.
Essa opção é extremamente útil em casos de urgência não cobertos pelo seguro, ou se aquela apólice não faz mais sentido diante das necessidades do segurado.
Uma das principais diferenças entre os seguros resgatáveis e os tradicionais está no valor e na forma de cálculo da mensalidade.
Nos seguros comuns, as quantias são sempre ajustadas de acordo com a idade do segurado. Enquanto isso, nos resgatáveis os aumentos seguem apenas a inflação.
Assim, mesmo que no começo o valor da mensalidade do seguro resgatável seja maior, com o passar do tempo essa diferença vai diminuindo, até o momento em que ambas as formas de seguro fiquem com preços equivalentes.
Todo o dinheiro aplicado em um seguro de vida resgatável é corrigido conforme a inflação vigente no país. Além disso, é feito o acréscimo dos valores referentes à rentabilidade obtida no período, de acordo com taxas estabelecidas no contrato.
Na hora de decidir entre um seguro de vida convencional e um seguro resgatável, avalie as condições de toda a família. Considere qual seria o impacto financeiro da sua ausência e, a partir disso, defina a opção mais vantajosa.
Calcule também o peso maior da mensalidade de um seguro resgatável nos primeiros anos e o período de carência. Além disso, faça uma cotação para encontrar o melhor preço, e procure sempre seguradoras com reputação no mercado.
Você já tinha ouvido falar de seguro resgatável? Acha que ele pode ser uma boa opção para a sua realidade? Deixe seu comentário!
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 721 2040
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
0800 703 1009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários