Quanto custa um seguro para carro popular? Veja!

Junho 2020

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

A proteção e a tranquilidade proporcionadas pelo seguro de automóvel são essenciais para os motoristas preocupados em proteger o seu patrimônio. Na hora de escolher a opção ideal, um dos fatores que mais pesa na decisão é o seu custo.

De forma geral, a cotação de seguro para carro popular costuma variar entre 3% e 5% do valor de mercado do veículo. O detalhe é que existem diversos fatores que influenciam nesse cálculo, podendo resultar em custos diferentes para cada caso. Continue lendo este post para entender melhor o assunto.

Entenda como o seguro para carro popular é calculado

Para cada tipo de veículo e situação, as seguradoras consideram diferentes níveis de risco. Saiba agora os fatores que elas analisam.

Modelo do veículo

Quanto maior o valor do bem segurado, maior também será a indenização em um eventual sinistro. Por isso, o modelo do veículo é um dos principais determinantes do valor do seu seguro.

Além do valor propriamente dito, cada modelo ainda é avaliado de acordo com um índice de sinistralidade. Isso é, uma estimativa da probabilidade de o veículo se envolver em algum tipo de sinistro.

Para compor esse indicador, as seguradoras utilizam-se de registros internos, o que pode fazer com que o valor varie entre diferentes empresas. Assim, o ideal é procurar até encontrar aquela que ofereça os melhores valores para o seu veículo.

Tipo de seguro

Para tornar o seguro automotivo flexível e acessível a muitas pessoas, as companhias costumam disponibilizar diferentes planos de contratação. O mais comum é chamado de compreensivo, que garante cobertura contra diversos eventos que possam afetar o veículo.

No entanto, também é possível contratar apenas coberturas contra roubo e furto, o que ajuda a reduzir o valor a ser pago. Há ainda opções exclusivas para danos causados a terceiros e contra acidente de passageiros.

Coberturas adicionais

Existem ainda coberturas adicionais que podem ser contratadas, tornando a proteção do seguro mais completa. Entre elas, podemos citar assistência médica e mecânica 24 horas, proteção para vidros, lanternas, faróis, retrovisores, para-choque, carro extra e cobertura internacional.

Contudo, é preciso ter em mente que cada uma dessas coberturas refletirá também nos custos, tornando mais caros os planos mais completos.

Conheça os benefícios do seguro automotivo

Para compensar os custos envolvidos, o seguro automotivo oferece uma série de vantagens aos proprietários. A principal delas é a segurança da preservação do patrimônio na ocorrência de qualquer sinistro previsto na apólice.

As coberturas evitam que o segurado sofra com grandes prejuízos, minimizando as perdas em casos de acidente ou mesmo de roubo de veículo. Isso tudo resulta em maior tranquilidade aos donos de veículos, sejam eles populares, sejam eles importados.

Avalie também as desvantagens

Certas características dos seguros podem representar desvantagens para algumas pessoas. Afinal, aquelas que demonstrem um perfil mais arriscado às seguradoras certamente terão de arcar com um valor maior pelo serviço.

Também é importante certificar-se de que as condições de pagamento oferecidas são viáveis para sua condição. Nos casos em que não for possível um parcelamento maior, os valores podem se tornar um empecilho à contratação.

Observar esses cuidados é essencial antes de fechar um seguro para carro popular. Outra dica indispensável é ter a certeza de que a seguradora é sólida e confiável, garantindo que você terá o auxílio necessário em qualquer situação.

Quer ficar por dentro dos próximos conteúdos? Assine a nossa newsletter e seja notificado sempre que tivermos novidades por aqui!

Comentários