ras

Entenda como funciona um seguro para trator

Dezembro 2018

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Você já pensou em contratar um seguro para trator? Não há dúvidas de que ele é um dos equipamentos mais importantes para o trabalhador rural. Em conjunto com diversos outros maquinários agrícolas, essa ferramenta está presente em praticamente todas as fases do processo produtivo.

Seja na hora de arar a terra, de fazer o plantio ou a colheita, o trator é indispensável para mecanizar as tarefas e ganhar agilidade no dia a dia do campo. Por tudo isso, contar com a proteção de um seguro para trator é fundamental para garantir a segurança desse patrimônio tão importante para o produtor rural.

Continue lendo este post para entender melhor como funciona o seguro para trator e sua importância para o agronegócio.

O que é o seguro para trator?

Como você já sabe, seguro é um contrato firmado entre 2 partes — seguradora e segurado — que prevê o pagamento de indenização caso alguma ocorrência prevista no acordo aconteça. Esse contrato também é chamado de apólice de seguros.

Apesar de ser mais lembrado na hora de proteger bens como automóveis, residências ou até mesmo a vida do segurado, também é possível encontrar seguros voltados especialmente para máquinas agrícolas.

Quem depende desses equipamentos não pode abrir mão desse um cuidado fundamental para garantir a manutenção e a produtividade das tarefas no campo.

Quais as coberturas do seguro para trator?

Por se tratar de um equipamento tão especial, as coberturas do seguro para trator também são diferenciadas, principalmente quando comparamos com os tradicionais seguros para veículos.

Nessas apólices, é possível incluir proteção contra danos no equipamento durante sua operação. Assim, o produtor rural evita os prejuízos que podem ser causados quando um trator precisa ficar parado para manutenção — a reposição de peças, inclusive, é outra cobertura que pode fazer parte de um seguro para trator.

O segurado também pode contar com coberturas das despesas de aluguel a terceiros, danos causados pelo mau tempo, danos elétricos, acidentes pessoais, proteção em caso de operações próximas à água e responsabilidade civil.

Isso tudo sem contar com as coberturas tradicionais contra roubo e furto, colisão, capotamento, incêndio, explosão e danos causados por queda de objetos.

Qual a importância desse seguro?

Por se tratarem de equipamentos grandes e de velocidade reduzida, muitos gestores praticamente desconsideram os riscos de serem vítimas de roubos ou furtos. No entanto, a realidade se mostra diferente quando voltamos a atenção às notícias, em que vemos que esses são alvos muito cobiçados por alguns criminosos.

Além disso, a interrupção no funcionamento de um trator pode causar enormes prejuízos a qualquer negócio rural. Sem esse equipamento, o produtor pode sofrer tanto com atrasos no plantio como com perdas na colheita, reforçando a importância de contar com um seguro para trator.

Como contratar um seguro para trator?

A essa altura, é provável que você já tenha compreendido como o seguro para trator é importante para preservar o seu negócio, não é mesmo? Então, o próximo passo agora é encontrar uma boa seguradora, que ofereça a estrutura e a confiança necessárias para proteger o patrimônio da sua empresa.

Se ficou interessado, entre em contato com a Rodobens Corretora de Seguros agora mesmo e contrate o seguro certo para o seu negócio!

 

Comentários