A importância do seguro-saúde em momentos de pandemias

Abril 2020

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

No cenário atual, os cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus passaram a dar o tom de praticamente tudo o que fazemos. Observar as recomendações básicas de higiene e seguir as restrições de circulação são atitudes fundamentais para atravessarmos a pandemia do COVID-19 com o menor número de perdas possível.

Além das práticas preventivas, contar com o auxílio de um seguro-saúde é um excelente recurso para que tenhamos mais tranquilidade em um momento delicado como esse — especialmente para as pessoas mais vulneráveis. Continue com a leitura e entenda a fundo a importância do seguro-saúde!

O que é o seguro-saúde?

O seguro-saúde é um serviço que reembolsa as despesas médicas e hospitalares do contratante. Os valores podem ser restituídos de forma integral ou parcial, de acordo com as condições estabelecidas na apólice. Essa característica faz com que essa seja uma opção mais barata e acessível para ter acesso a diversas especialidades médicas.

Vale destacar que, nessa modalidade de assistência, o atendimento não se restringe às redes credenciadas ou profissionais conveniados, como no caso dos tradicionais planos de saúde. Portanto, o segurado tem a possibilidade de escolher a clínica ou hospital de sua preferência para realizar suas consultas e tratamentos.

Esses aspectos tornam significativas as diferenças entre seguro-saúde e plano de saúde, especialmente para as pessoas que não podem arcar com os custos dos planos, que costumam ser altos. Da mesma forma, ao oferecer o seguro como um benefício trabalhista, uma empresa garante economia e flexibilidade nos cuidados com a saúde dos seus colaboradores.

Qual a importância do seguro-saúde frente à pandemia?

Em momentos de crise na saúde, como a atual pandemia do novo coronavírus, a procura por atendimento médico cresce de maneira considerável. A rede pública é a que sofre maior impacto com essa situação, tendo em vista que mais de 70% da população brasileira depende exclusivamente do SUS. Com isso, há uma sobrecarga do sistema, comprometendo, inclusive, a assistência a pacientes que demandam outros tipos de atendimento.

Por outro lado, quem tem a cobertura de serviços como seguro e plano de saúde pode recorrer às diversas alternativas da rede privada. Ainda que a demanda nos hospitais particulares também aumente nesses períodos, há de se considerar que eles certamente dispõem de mais recursos para garantir o suporte necessário aos pacientes.

Nesse contexto, o seguro-saúde mostra-se extremamente importante, tendo em vista que oferece mais conforto e segurança aos contratantes em um momento tão complicado e repleto de incertezas.

Por que oferecer o seguro-saúde aos colaboradores nesses momentos?

Não há dúvidas de que os benefícios relacionados à saúde estão entre os mais importantes que uma empresa pode oferecer aos seus colaboradores. Afinal, eles ajudam a reduzir significativamente as despesas médicas e garantem o amparo necessário em momentos de dificuldade. Tudo isso reflete no bem-estar coletivo e traz resultados positivos para a empresa.

Entre as grandes vantagens de contratar um seguro-saúde nas organizações, podemos citar o maior engajamento da equipe. Isso porque funcionários que têm acesso a um atendimento médico de qualidade trabalham com mais atenção, tranquilidade e disposição, atingindo seu melhor rendimento durante o expediente.

Pelo fato de o seguro-saúde ser um benefício muito desejado, sua oferta também auxilia na atração e retenção dos melhores profissionais do mercado. E com grandes talentos atuando na empresa, ela tende a se tornar referência de qualidade naquilo que faz.

Em tempos de pandemia, o seguro-saúde é uma das maiores demonstrações de cuidado que uma empresa pode ter para com sua equipe. Com a saúde em dia e certos de que terão a assistência necessária em qualquer eventualidade, os colaboradores se manterão motivados para retomar a rotina organizacional para quando os dias difíceis passarem.

E então, conseguiu entender melhor a importância do seguro-saúde? Está pensando em adquirir o serviço? Lembre-se que, antes de realizar a contratação, alguns pontos importantes devem ser avaliados. Veja em nosso post com 4 dicas exclusivas para acertar nessa sua escolha!

Comentários