Seja a passeio ou a trabalho, a Europa é um dos principais destinos dos brasileiros todos os anos. E são muitas as razões para isso, desde a reunião de diversas culturas e opções de lazer à sua economia movimentada. Para que tudo transcorra bem, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados e resolver certos aspectos burocráticos antes da aventura.
Entre essas burocracias está o seguro viagem, assunto que costuma levantar muitas dúvidas. Afinal de contas, um seguro viagem para a Europa é realmente necessário? Pois é o que respondemos neste texto. Acompanhe!
Antes de abordamos o caso específico do continente europeu, vamos entender o que é um seguro viagem. Basicamente, trata-se de um serviço funciona como uma espécie de plano de saúde com validade restrita ao tempo planejado para a jornada.
Quem está coberto por um seguro viagem conta com o suporte e o pagamento de despesas provenientes de acidentes e doenças. Isso garante atendimento adequado a quem está fora de casa, que poderia ter que arcar com uma conta bem salgada caso não tivesse contratado o seguro.
Além de problemas de saúde, os seguros de viagem costumam oferecer coberturas para outros incidentes, como desvios de bagagem, remarcação de passagens, auxílio com questões jurídicas e até repatriações funerárias.
O seguro viagem é obrigatório para todos os turistas que vão visitar qualquer país do continente europeu que faça parte do chamado Tratado de Schengen. Também conhecido com Acordo de Schengen, ele prevê a livre circulação de pessoas entre os países-membros. Brasileiros podem usufruir dessa liberdade sem a necessidade de vistos por até 90 dias.
A lista signatários do tratado é longa (são 27 ao todo) e inclui países com grandes fluxos de turistas, como Alemanha, Itália e França. Entre as exceções estão alguns territórios dentro da área dos países incluídos no acordo e o Reino Unido.
O seguro viagem exigido pelos países europeus precisa ter valor mínimo de cobertura de 30 mil euros. A Irlanda exige o seguro, embora não cobre tal valor mínimo. Mesmo não obrigatório, pessoas rumo ao Reino Unido podem contratar um seguro por precaução.
A primeira grande vantagem do seguro viagem é óbvia: sem ele é provável que você não consiga entrar no país de destino. Mas indo além dos possíveis problemas na imigração, o seguro permite aproveitar com mais tranquilidade todo o período da viagem.
São várias as coberturas oferecidas. As básicas geralmente incluem apenas atendimento médico emergencial. No entanto, o contratante pode incluir serviços extras, de acordo com seu bolso ou suas necessidades. Desse modo, mesmo não sendo exigido pelo país de destino, o seguro viagem acaba se transformando em um ótimo negócio.
A maioria das companhias de seguros já oferece produtos de acordo com o solicitado pelos países europeus, mas é importante ficar de olho na idoneidade da empresa, conferir todos os detalhes da apólice e estar atento ao que deve ser feito caso seja preciso acionar a cobertura.
Afinal de contas, ninguém deseja passar por apuros estando a milhares de quilômetros de casa, não é mesmo? Por isso, além de obrigatório na maior parte do continente, um seguro viagem para a Europa é indispensável na bagagem de quem quer ter a tranquilidade garantida.
Quer entender mais sobre como funciona e quais são os benefícios de um seguro viagem? Confira este outro texto que publicamos sobre o assunto!
Conheça o consórcio para viagem da Rodobens.
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários