Senha segura? Conheça 5 dicas para proteger os seus acessos!

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Mariana era uma pessoa que acessava diversos serviços pela internet, já que isso facilitava muito a vida dela. Tudo ia bem até o dia em que teve problema com sua senha nas redes sociais, que foi descoberto graças a um vazamento. O transtorno não seria tão grande se o código de acesso utilizado não fosse o mesmo para todos os locais acessados, o que a expôs a grandes riscos.

Você se identificou com esse relato? Então, talvez seja hora de reavaliar suas práticas e adotar medidas para elaborar uma senha segura e evitar consequências sérias na sua vida digital e financeira. Para isso, confira nossas dicas de como elaborar senhas sólidas e confiáveis.

1. Use caracteres especiais e senhas longas

Uma senha segura é uma das principais garantias de que o acesso a informações sensíveis sobre sua vida estejam protegidas de pessoas mal-intencionadas. Códigos de acesso frágeis são facilmente descobertos, dando margem a crimes. E esses golpes podem gerar dívidas e outros contratempos imprevisíveis.

Por isso, comece evitando senhas simples, o que é mais comum do que se pensa. Só como referência, vale citar o levantamento de uma empresa de tecnologia que listou as piores senhas de 2020. Entre as mais comuns estavam sequências numéricas óbvias e até mesmo a própria palavra "senha".

Para mudar isso, o primeiro passo envolve a utilização de caracteres especiais (como #$%&*@+_) no meio de caracteres normais, de forma aleatória. Além disso, privilegie combinações longas, com, no mínimo, 8 caracteres. O ideal é que esse número esteja entre 12 e 16, mesclando sempre letras, números e alguns dos citados caracteres especiais.

2. Evite informações comuns

Do mesmo modo que é importante evitar palavras óbvias ou combinações muito curtas, é ideal não compor senhas com sua data de nascimento, de seus familiares ou qualquer outra informação que possa ser facilmente encontrada. Ademais, não transforme em senhas abreviações de nomes de familiares, apelidos, endereços ou qualquer outro dado que seja de fácil acesso.

3. Adote estratégias de memorização

Certo, até agora você viu o que não deve ser feito na hora de criar uma senha. Contudo, tal recomendação pode gerar um efeito colateral: as novas palavras-chave podem ser difíceis de decorar. Isso não significa que está permitido utilizar a mesma senha para os serviços, ok?

Uma boa saída envolve criar estratégias para elaborar senhas fortes que possam ser decoradas de forma mais simples. Para isso, você pode recorrer a:

  • trechos de músicas;
  • diálogos de filmes;
  • palavras aleatórias significativas para você;
  • as iniciais das palavras em uma frase qualquer.

4. Utilize um gerenciador de senhas

Se a dica anterior não funcionar, ainda existe a opção de utilizar um gerenciador de senhas, ferramenta que cria e armazena senhas fortes de maneira segura e prática. Normalmente, as combinações criadas e guardadas ficam protegidas sob criptografia e só podem ser acessadas nos dispositivos sincronizados por meio de uma chave específica.

Quem lida com senhas de muitos serviços pode encontrar nesses programas uma boa solução. Existem diversas ferramentas gratuitas disponíveis com essa função. Alguns navegadores, inclusive, contam com essa opção integrada.

5. Ative a autenticação em dois fatores

Por fim, não ignore a autenticação em dois fatores, sempre que ela estiver disponível. Esse sistema exige a inserção de um segundo código aleatório para acesso ao serviço, o que normalmente é feito utilizando um SMS, e-mail ou smartphone. Tal procedimento cria uma barreira adicional para as suas informações e reforça a segurança.

As preocupações com os seus serviços digitais devem ser parecidas com os cuidados com o cartão. Uma senha segura não pode ser simples, deve ter um número mínimo de caracteres e ser memorizável, sem jamais ser compartilhada. Com isso, sua chance de ter problemas cai bastante, e é possível aproveitar o que a internet tem de melhor com mais tranquilidade.

Consegue pensar em exemplos de senha forte agora? Então, aproveite que vai mudá-las e assine nossa newsletter para mais dicas direto no seu e-mail.

Your blog post content here…

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários