Definitivamente não é à toa que muitos e muitos brasileiros escolhem o sistema de consórcio para ajudar na concretização de seus sonhos.
A verdade é que essa modalidade traz diversas vantagens para seus usuários, incluindo a possibilidade de prever seu investimento por meio de um simulador!
Neste post, vamos explicar como o simulador de consórcios funciona e quais são os maiores benefícios de se usar essa ferramenta. Entenda agora mesmo!
Não tem muito segredo: para usar um simulador de consórcios, você só precisa acessar o site da empresa responsável e procurar pela opção de simulação. Lá, você escolhe o tipo de consórcio que quer fazer (de imóvel, de moto, de automóvel, de terreno ou de serviço) e insere algumas informações pessoais para possibilitar que a administradora faça uma simulação de acordo com seu perfil.
Após esse preenchimento, basta escolher o meio de simulação (por mensalidades ou pelo valor) e pronto: o site apresentará as possibilidades de valor e o número de pessoas em cada grupo.
No consórcio, o interessado deve pagar uma quantia mensal definida em contrato. Para chegar a esse valor, podem ser usados 4 elementos: fundo comum, fundo de reserva, seguro e taxa de administração.
O fundo de reserva e o seguro não são custos obrigatórios. Para serem cobrados, portanto, precisam estar devidamente estipulados no contrato. O primeiro corresponde a uma espécie de reserva para situações de emergências, sendo calculado sobre o valor do bem. Já o seguro é destinado a 2 situações: seguro de vida e quebra da garantia.
Como dá para imaginar, o seguro de vida precisa atender o consórcio em caso de morte do participante. Já o seguro para quebra da garantia está relacionado com a contemplação do participante, sendo uma forma de assegurar o pagamento de todas as mensalidades mesmo que o consorciado já tenha recebido sua carta de crédito.
O fundo comum é responsável por juntar renda suficiente para a distribuição das cartas de crédito. Para calculá-lo, basta dividir o preço total do bem pelo número de meses de duração do consórcio. Já a taxa de administração corresponde ao pagamento da administradora pelos serviços prestados com a gestão do grupo, sendo pago mensalmente.
Ainda pode existir uma taxa de adesão cobrada lá no início do plano, quando o participante assina o contrato. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), essa taxa deve ser descontada da tarifa de administração. Se a empresa não conseguir número suficiente de participantes para montar o grupo em 90 dias, o consorciado tem o direito de pedir seu dinheiro de volta.
O simulador de consórcios é uma forma extremamente prática de saber se o plano escolhido atenderá a suas expectativas financeiras. Afinal, trazendo opções de preços e total de parcelas, a ferramenta permite que você preveja os custos e o tempo necessário para adquirir o bem de seu interesse, podendo programar seu orçamento.
Com todas essas informações, já deu para entender como o simulador de consórcios funciona, não é mesmo? Ficou interessado em experimentar essa ferramenta? Então acesse já o nosso simulador e faça um teste!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários