tecnologia no caminhão

Como a tecnologia no caminhão tem facilitado a vida dos motoristas?

Março 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Um caminhoneiro precisa lidar com diversos desafios em sua rotina: a distância de casa e os perigos que rondam a vida nas estradas são apenas algumas das adversidades que esses profissionais tão importantes enfrentam enquanto estão atrás do volante.

No entanto, os avanços tecnológicos estão beneficiando a atividade dos motoristas. Com elas, os profissionais do setor conseguem desempenhar sua função com mais segurança, economia e conforto. Por isso, confira como a tecnologia no caminhão facilita a vida de quem transporta cargas pelas estradas do país. Boa leitura!

CTA_Planilha-de-controle-de-combustível-para-caminhão_final

Quais são as vantagens oferecidas pela tecnologia no caminhão?

Os avanços tecnológicos das últimas décadas, principalmente aqueles propiciados pela disseminação da informática e da internet, não deixaram de fora o setor de transportes. Com isso, os motoristas também estão sendo beneficiados com algumas das comodidades proporcionadas pela tecnologia.

A seguir, listamos vantagens que os progressos trouxeram para essa categoria profissional. Acompanhe!

Planejamento de cargas

Programas inteligentes são capazes de armazenar as informações sobre as cargas transportadas e, com isso, definir prioridades sobre prazos de entrega, local de armazenamento e data de validade dos itens que estão sendo levados.

Definição de rotas

Antes de alguns avanços importantes se popularizarem, como é o caso do GPS, trafegar por estradas desconhecidas era sempre um risco adicional. Isso mudou, e hoje é possível receber as orientações dos caminhos ideais. A partir disso, o caminhoneiro é capaz de definir melhor as rotas de entregas, otimizando os trechos rodados.

Economia

Vários dispositivos tecnológicos contribuem para a economia do motorista e, com isso, aumentam o retorno obtido a cada entrega. Ferramentas de planejamento de carga e definição de rotas permitem a economia de combustível e insumos como freios e pneus.

Segurança

Sistemas de rastreamento se aperfeiçoam a cada dia, em busca de soluções para oferecer ainda mais proteção para o motorista contra roubos — um dos principais riscos aos quais esses profissionais estão expostos.

Conforto

Pequenos avanços trazem muito mais conforto para o motorista, como o ar-condicionado e modelos modernos de câmbio e direção. Essas melhorias diminuem o esforço necessário para conduzir o caminhão e reduzem o cansaço inerente ao trabalho.

Em que tecnologias você deve ficar de olho?

Enquanto algumas tecnologias já se encontram disseminadas e utilizadas por boa parte dos motoristas, outras ainda não são tão populares, mas se mostram promissoras para um futuro próximo.

Algumas delas já estão presentes em modelos novos, inclusive. Confira a quais ferramentas tecnológicas você deve ficar atento!

Motores elétricos

A tendência é que a procura por alternativas aos combustíveis de origem fóssil (como o diesel e a gasolina) aumente nos próximos anos, diante da necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes.

Nesse cenário, os motores movidos a eletricidade ganharão espaço. Além de reduzirem a poluição, eles são mais silenciosos, o que também contribui para o conforto do motorista.

Computadores de bordo

Computadores de bordo concentraram todas as informações pertinentes sobre a condução (como velocidade e distância percorrida) e o estado de manutenção do veículo, alertando sobre a necessidade de eventuais reparos.

Retrovisores digitais

Os retrovisores são um importante item de segurança e, para que cumpram seu papel, é essencial que estejam na posição correta. Com os retrovisores digitais, isso deixa de ser uma preocupação: eles contam com câmeras e sensores para oferecer uma visão completa do que acontece ao redor do caminhão.

Reconhecendo que a tecnologia no caminhão facilita a vida do motorista, fica mais fácil tirar proveito dela e melhorar o conforto e a segurança enquanto você desempenha sua atividade no dia a dia.

Quer mostrar as novidades para seus amigos? Compartilhe este texto nas redes sociais!

Comentários