Ao fazer um seguro, o interessado está firmando um acordo entre ele e a seguradora em troca de proteção. Para oficializar esse serviço, é gerado um contrato que chamamos de apólice. Esse documento é o que atesta que o segurado terá apoio em determinadas situações de risco. Contudo, poucos sabem que é possível fazer diferentes tipos de apólices de acordo com a necessidade do contratante.
Para esclarecer quais são as principais apólices existentes no mercado, nós selecionamos algumas informações valiosas. Confira!
Bem, antes de começarmos a explicar quais são as principais apólices, é importante esclarecer alguns pontos sobre o documento.
O primeiro é que, mesmo após ser gerada, a apólice pode ser alterada. Isso significa que qualquer atualização no documento pode ser feita e será considerada um endosso.
Outra questão é que é possível cancelá-la em qualquer momento, e ambos os lados podem solicitar essa decisão. Se é a seguradora que quer o cancelamento, então, existem três situações em que isso é permitido:
- por indenização integral;
- por falta de pagamento do prêmio;
- por qualquer problema que as informações prestadas pelo segurado apresentarem.
Dito isto, vamos conhecer quais as principais apólices do mercado.
Esse tipo de documento pode ter coberturas de ramos diferentes de seguros. Ou seja, garante proteção a mais de um tipo de risco. Ele pode englobar, por exemplo, tanto prejuízo ao segurado quanto aos seus bens. Diríamos que esta é a cobertura básica.
Esse tipo de apólice só pode cobrir aquilo que é explícito no contrato. Dito isto, o acordo firmado entre a seguradora e o segurado costuma ser bem individualizado, possuindo coberturas específicas escolhidas pelo cliente.
Esse tipo de documento, além de ser usado para contratos temporários, em que, por exemplo, o segurado vai fazer uma viagem, caçar ou pescar, também serve como um recibo do pagamento do prêmio, já que possui o valor do prêmio do serviço.
Aqui, o documento está relacionado aos danos causados pelo segurado a terceiros. Assim, caso o contratante cometa algum delito, a apólice assegura o reembolso das indenizações que ele pagará. Essa garantia pode ser tanto para danos corporais quanto materiais.
Além dos tipos anteriores, a apólice pode ser intitulada como aberta ou fechada. Na primeira, o seguro pode ser alterado conforme o segurado precisa. Dessa forma, ele pode adicionar outros protegidos (tanto bens ou pessoas) e pode exclui-los também. Na apólice fechada, o grupo de assegurados já está determinado no contrato e não pode ser modificado, seja por exclusão ou adição de membros.
Esperamos que esse texto tenha esclarecido para você quais são os tipos de apólices existentes no mercado. Quer saber um pouco mais sobre as empresas de seguros e o que é importante analisar na hora de escolhê-las? Então acesse já o nosso texto sobre como escolher a melhor companhia de seguro!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários