Se existe algo que todo motorista leva em consideração na hora de abastecer seu veículo é o preço, não é mesmo? No entanto, além de avaliar o impacto no bolso, a escolha entre os tipos de combustível disponíveis também é uma tarefa que exige bastante atenção.

    Isso porque, atualmente, os postos disponibilizam uma grande diversidade de opções aos consumidores. Algumas oferecem mais potência, outras, mais rendimento, além daquelas que ajudam a reduzir a emissão de poluentes. Então como decidir?

    Quer descobrir como escolher o tipo de combustível ideal para seu carro? Então basta continuar com a leitura!

    Gasolina

    Derivada do petróleo, a gasolina é um dos combustíveis mais usados nos veículos. Ela pode ser dividida em 3 tipos principais. Vamos conhecer melhor cada um deles?

    Gasolina comum

    É produzida a partir da mistura de gasolina pura e álcool anidro, sendo que a legislação brasileira estabelece que a porcentagem de álcool deve ser de 27%. Apesar de as características finais da gasolina dependerem de fatores como a origem do petróleo e os processos de produção, sua coloração deve variar de incolor a amarelada.

    Além disso, sua octanagem mínima não deve ser inferior a 87 IAD (Índice Antidetonante). Sua queima libera diversos gases poluentes na atmosfera, como o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de carbono (CO2), grandes responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global.

    Gasolina aditivada

    Diferentemente do que alguns pensam, o objetivo da gasolina aditivada não é melhorar a potência ou o rendimento do motor. Sua diferença para a versão comum está, na verdade, na presença de detergentes dispersantes na mistura, que ajudam a manter limpos e lubrificados os componentes do sistema de injeção.

    Além de prolongar a vida útil do motor, a gasolina aditivada promove uma redução na emissão de poluentes, já que elimina os depósitos de resíduos que se formam com o uso da gasolina comum. Por isso, apesar de ser um pouco mais cara, seu uso periódico vale muito a pena.

    Gasolina premium

    A opção para quem busca um melhor desempenho do motor é a gasolina premium. A maior qualidade desse tipo de combustível se deve a seu índice de octanagem superior — de 95 IAD. Além disso, a gasolina premium também conta com os mesmos benefícios da versão aditivada.

    Outra vantagem é seu reduzido teor de enxofre quando comparada com a gasolina normal, o que a torna uma opção menos poluente. No entanto, seus benefícios só podem ser verificados plenamente nos motores de alto rendimento, aqueles que possuem uma taxa de compressão igual ou superior a 10:1.

    Etanol

    Produzido principalmente por meio da cana-de-açúcar, o etanol é um combustível de aparência límpida e incolor. Seu uso vem sendo incentivado nos últimos anos por ser uma opção menos agressiva ao meio ambiente.

    O etanol possui índice de octanagem de 100 IAD, o que permite um melhor aproveitamento do potencial do motor. Contudo, seu consumo se dá de maneira mais rápida, sendo que sua autonomia costuma ficar em torno de 30% menor que da gasolina.

    Diesel

    Usado principalmente por veículos pesados, o diesel é o combustível mais comercializado no Brasil. Sua principal vantagem é o elevado rendimento energético, que confere uma excelente autonomia aos motores.

    A legislação atual prevê o uso exclusivo do diesel S-500 ou S-10 para uso rodoviário. Isso porque essas opções contam com um teor reduzido de enxofre, resultando em menos emissões de poluentes na atmosfera.

    GNV

    O Gás Natural Veicular, também conhecido como GNV, é predominantemente constituído de metano. Esse gás é extraído de rochas porosas existentes nas camadas inferiores do solo terrestre.

    O GNV tem se popularizado muito nos últimos anos, principalmente devido a seu baixo custo. O reduzido potencial poluidor desse tipo de combustível também conta como ponto positivo para quem opta pelo gás natural.

    Na hora de escolher entre os tipos de combustível disponíveis, é fundamental levar em conta as características de cada um. Além de optar pelo mais adequado para seu veículo, questões como preço e efeitos ao meio ambiente certamente ajudarão os motoristas a fazer a melhor escolha!

    Agora que tal repassar essas importantes informações a seus amigos e ajudá-los também a escolher o melhor tipo de combustível? É só compartilhar este post em suas redes sociais!