284702-entenda-como-funciona-a-transferencia-de-consorcio

Entenda como funciona a transferência de consórcio

Abril 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

O consórcio costuma ser a melhor opção oferecida pelo mercado para a compra de bens como imóveis ou veículos quando não há dinheiro para o pagamento à vista. Esse modelo permite que haja um melhor planejamento financeiro, além de livrar você das taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras nos financiamentos.

Mas nem sempre o que planejamos dá certo, pois imprevistos podem surgir no meio do caminho. Em alguns casos, as pessoas precisam interromper o processo e fazer a transferência de consórcio.

Saiba que isso é possível, mas deve ser feito com bastante atenção e de acordo com as regras estabelecidas pela administradora da sua transação. Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura e veja como funciona a transferência de consórcio.

Compreenda os requisitos que constam do contrato

Antes de tomar uma decisão, a primeira coisa a se fazer é resgatar o contrato assinado com a administradora para verificar as regras aplicadas por ela no caso de transferência de consórcio. Nem todas permitem essa operação, mas geralmente é possível repassar a sua cota para outra pessoa, tanto no caso de cotas contempladas quanto nas que ainda não obtiveram a carta de crédito.

Defina o valor a ser pago na transferência de consórcio

Para saber quais serão os valores de compra e venda na transferência de consórcio, é preciso fazer, antes, o cálculo de quanto você já pagou por ele. O extrato de pagamentos atualizado, fornecido pela administradora, é a fonte mais segura para obter essa informação.

Outro dado importante é se a cota já foi ou não contemplada, algo determinante para entender se o comprador poderá adquirir o bem imediatamente. No caso das cotas contempladas, veja qual o valor da carta de crédito e o saldo devedor da cota. O valor de venda tem base em todos esses dados e será definido entre o vendedor e o comprador.

Saiba como escolher o novo participante

Para encontrar alguém que receberá a transferência de consórcio, o consorciado pode fazer a oferta ao mercado, divulgando os dados sobre a cota, como valor da carta de crédito, parcelas já quitadas e saldo devedor. Para garantir a sua segurança, não ofereça dados pessoais durante a fase inicial da negociação.

Faça a negociação da transferência

A negociação de compra e venda, como mencionamos, deve levar em consideração as vantagens que o comprador terá ao adquirir uma cota em um grupo já iniciado. Entre elas, não está somente o pagamento das parcelas iniciais, mas a correção do valor da carta de crédito, por exemplo.

Com a cota contemplada, a vantagem é ainda maior, já que o crédito será imediato, o que pode influenciar diretamente no preço a ser pago. Após a transferência, o novo consorciado deverá participar das assembleias mensais, caso a cota ainda não tenha sido contemplada

Estabeleça um contrato e reúna a documentação

Cabe à administradora do consórcio fazer a transferência com documentação oficial, mas o comprador e o vendedor podem criar um contrato entre si para garantir maior segurança à operação.

Lembre-se de verificar quais são os documentos necessários para a transação junto à administradora e sempre se certifique da legalidade do processo de acordo com o contrato assinado ao adquirir a cota.

A transferência de consórcio é um procedimento possível na maioria das administradoras dessa modalidade, mas as regras são estabelecidas de forma diferente por cada uma delas. De maneira geral, o que vale para todas é a transparência na operação. Também é importante verificar se haverá custos extras para que ela seja realizada.

Você está interessado em adquirir bens e deseja ter mais informações importantes sobre consórcio? Não deixe de se cadastrar em nosso site e receber a newsletter gratuita com conteúdos relevantes em sua caixa de e-mails.

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses no seu email?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.