Tanto para transporte de cargas quanto de passageiros, capacitação e atualização constantes são itens fundamentais para prestar um serviço de qualidade. Por isso é que o investimento em programas de treinamento para motoristas é tão necessário nesse mercado.
Na prática, porém, muitos gestores de frota acabam focando demais na conservação dos veículos e na otimização dos trajetos, enquanto se esquecem de cuidar da conduta dos motoristas. O detalhe é que esse desvio de perspectiva pode trazer prejuízos. Afinal, são os condutores os grandes responsáveis pela segurança, pela agilidade e pela excelência dos transportes realizados.
Para não cometer esse erro você também, confira agora mesmo alguns dos aspectos mais importantes relacionados ao treinamento de motoristas!
A tecnologia de treinamento de motoristas avançou muito nos últimos anos, trazendo uma série de recursos em termos de capacitação. Já ouviu falar em simuladores com esse propósito? Hoje em dia, é possível testar os motoristas perante as mais variadas situações, o que serve tanto para avaliar sua conduta quanto para demonstrar as melhores formas de agir.
A simulação é uma maneira bastante segura e controlável de testar situações que podem acontecer no dia a dia do setor de transportes. E essa também pode ser uma excelente técnica para verificar a conduta de cada um dos motoristas da sua equipe, a fim de corrigir desvios no presente para prevenir eventuais problemas no futuro.
Quem dirige precisa zelar tanto pela própria condução quanto por tudo mais que pode acontecer ao seu redor. E por mais que a direção defensiva seja muito trabalhada em autoescolas, precisa ser constantemente aperfeiçoada para quem trabalha ao volante. Nesse sentido, é preciso dividir novas práticas que sejam capazes de mudar hábitos inadequados na condução dos motoristas o quanto antes.
A forma como o motorista conduz seu veículo não influencia apenas na sua própria segurança e na dos passageiros ou da carga que carrega, mas também causa impactos no meio ambiente e nos custos da empresa.
Abusar do acelerador ou frear bruscamente aumenta o consumo de combustível e acelera o desgaste de certas peças — como freios e suspensão. De olho nisso, a empresa deve investir em uma capacitação específica para os motoristas. Acredite: só isso já pode causar uma redução drástica nos custos operacionais, o que aumenta a margem de lucro do negócio. Sem contar que ainda diminui os efeitos nocivos ao meio ambiente graças à diminuição da queima de combustível.
A verdade é que não basta dirigir bem para ser um bom motorista. Também é preciso conhecer a legislação e conservar bons hábitos de relacionamento com passageiros e profissionais de fiscalização de trânsito. E por mais que seja impossível controlar esses fatores a distância, você pode investir em treinamentos constantes para garantir a excelência na prestação de serviços de transporte. Com isso, além de construir uma imagem positiva junto aos clientes, a empresa também ganha em produtividade.
Qualquer operação de transporte envolve riscos que não podem ser de responsabilidade exclusiva dos gestores. Assim, é importante que os motoristas conheçam seus deveres e suas responsabilidades antes mesmo de tirar o veículo do estacionamento. Com isso, em vez de condutores, você ganha parceiros importantes no gerenciamento de riscos de suas operações.
Como pôde ver, o treinamento de motoristas é um investimento que traz muitos ganhos tanto para os próprios profissionais quanto para a empresa. Então não deixe de apostar nessa área! E se você gostou do conteúdo, compartilhe este post com os colegas em suas redes sociais!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários