Prestar atenção nas necessidades de manutenção do seu carro é um cuidado constante — que garante desempenho, conforto e segurança, além de conservar seus componentes e economizar com consertos no futuro.
Uma dessas rotinas mais importantes de manutenção é a troca de óleo e filtro. Quer saber por que você não pode deixar de fazer esses procedimentos e qual a sua importância? Nós respondemos às suas principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
Toda máquina é composta por peças variadas que se encaixam e trabalham em conjunto quando estão em funcionamento. Agora, imagine esses componentes por horas trabalhando em movimento uns perto dos outros.
Nesse cenário, é natural que com o tempo as peças de uma máquina apresentem desgastes pela fricção. Quando falamos no motor de um carro, isso é ainda mais acentuado, já que a combustão necessária para fazer o veículo andar cria movimentos violentos e atritos constantes entre suas peças.
É por isso que os carros precisam de fluidos para funcionarem adequadamente. O fluido do radiador, por exemplo, serve para arrefecer o calor causado por esse movimento. Já o óleo lubrificante tem como função se espalhar nos espaços entre esses componentes e diminuir o atrito em superfícies metálicas.
Sem a presença de um óleo adequado, a tendência é que motores percam rapidamente sua eficiência e até quebrem, impossibilitando seu uso sem a troca de vários componentes.
Quando chega a hora de trocar o óleo do carro, sempre surge também uma questão sobre a necessidade de trocar o filtro. Mas, o que é esse filtro e qual é a sua importância?
Mesmo com a presença do fluido no motor, o esforço de peças em movimento sempre vai gerar algum tipo de desgaste. E o resultado dele é a liberação de detritos no sistema.
O filtro de óleo é um componente responsável por captar essas impurezas e manter a viscosidade do óleo, além de impedir que se tornem mais um agente de desgaste nas peças.
O óleo de motor e o filtro são dois elementos fundamentais para manter o desempenho e a saúde do seu veículo. Enquanto um garante a lubrificação das peças, o outro deixa esse sistema limpo e eficiente.
Portanto, é fundamental fazer a manutenção e troca constante dos dois. Não existe um período universal para esse procedimento. Cada carro e motor utilizam o óleo de uma maneira específica e têm sua degradação em determinado ritmo.
O ideal é sempre seguir a definição de fábrica apontada no manual do carro. Geralmente, ela é determinada em duas medidas: um período fixo e uma quilometragem máxima. Assim que uma dessas duas medidas for atingida, é hora de fazer a troca.
Além de entender a importância de trocar o óleo e o filtro dentro dos prazos adequados, é preciso se atentar em como fazer essa troca. Para garantir um bom procedimento, o ideal é contar com uma concessionária autorizada pela própria fabricante, seguindo as seguintes recomendações:
Se seguir todas essas dicas e fizer a troca de óleo e filtro de acordo com o que diz o manual do carro, você garante que o veículo vai funcionar melhor por mais tempo. Ele também dará menos trabalho no futuro, e você conseguirá revendê-lo por um valor maior.
Gostou de aprender mais sobre a manutenção de componentes do seu veículo? Então assine a nossa newsletter e receba artigos como este diretamente no seu e-mail!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários