Saiba quando trocar o óleo e o filtro de óleo do carro

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Prestar atenção nas necessidades de manutenção do seu carro é um cuidado constante — que garante desempenho, conforto e segurança, além de conservar seus componentes e economizar com consertos no futuro.

Uma dessas rotinas mais importantes de manutenção é a troca de óleo e filtro. Quer saber por que você não pode deixar de fazer esses procedimentos e qual a sua importância? Nós respondemos às suas principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Qual é a função do óleo no automóvel?

Toda máquina é composta por peças variadas que se encaixam e trabalham em conjunto quando estão em funcionamento. Agora, imagine esses componentes por horas trabalhando em movimento uns perto dos outros.

Nesse cenário, é natural que com o tempo as peças de uma máquina apresentem desgastes pela fricção. Quando falamos no motor de um carro, isso é ainda mais acentuado, já que a combustão necessária para fazer o veículo andar cria movimentos violentos e atritos constantes entre suas peças.

É por isso que os carros precisam de fluidos para funcionarem adequadamente. O fluido do radiador, por exemplo, serve para arrefecer o calor causado por esse movimento. Já o óleo lubrificante tem como função se espalhar nos espaços entre esses componentes e diminuir o atrito em superfícies metálicas.

Sem a presença de um óleo adequado, a tendência é que motores percam rapidamente sua eficiência e até quebrem, impossibilitando seu uso sem a troca de vários componentes.

E a função do filtro?

Quando chega a hora de trocar o óleo do carro, sempre surge também uma questão sobre a necessidade de trocar o filtro. Mas, o que é esse filtro e qual é a sua importância?

Mesmo com a presença do fluido no motor, o esforço de peças em movimento sempre vai gerar algum tipo de desgaste. E o resultado dele é a liberação de detritos no sistema.

O filtro de óleo é um componente responsável por captar essas impurezas e manter a viscosidade do óleo, além de impedir que se tornem mais um agente de desgaste nas peças.

Qual é a frequência de troca de óleo e filtro?

O óleo de motor e o filtro são dois elementos fundamentais para manter o desempenho e a saúde do seu veículo. Enquanto um garante a lubrificação das peças, o outro deixa esse sistema limpo e eficiente.

Portanto, é fundamental fazer a manutenção e troca constante dos dois. Não existe um período universal para esse procedimento. Cada carro e motor utilizam o óleo de uma maneira específica e têm sua degradação em determinado ritmo.

O ideal é sempre seguir a definição de fábrica apontada no manual do carro. Geralmente, ela é determinada em duas medidas: um período fixo e uma quilometragem máxima. Assim que uma dessas duas medidas for atingida, é hora de fazer a troca.

Quais são as melhores práticas para trocá-los?

Além de entender a importância de trocar o óleo e o filtro dentro dos prazos adequados, é preciso se atentar em como fazer essa troca. Para garantir um bom procedimento, o ideal é contar com uma concessionária autorizada pela própria fabricante, seguindo as seguintes recomendações:

  • utilizar óleo de qualidade e adequado para o seu carro;
  • escolher um estabelecimento confiável;
  • não usar óleo em excesso (seguir as recomendações de fábrica);
  • exigir a troca completa, extraindo todo o óleo antigo antes de acrescentar o novo;
  • fazer a troca do filtro ao mesmo tempo que se troca o fluido;
  • contar com um profissional especializado nesse tipo de operação.

Se seguir todas essas dicas e fizer a troca de óleo e filtro de acordo com o que diz o manual do carro, você garante que o veículo vai funcionar melhor por mais tempo. Ele também dará menos trabalho no futuro, e você conseguirá revendê-lo por um valor maior.

Gostou de aprender mais sobre a manutenção de componentes do seu veículo? Então assine a nossa newsletter e receba artigos como este diretamente no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esses por email?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:

Representante das marcas Hyundai, Toyota e Mercedes-Benz, a Rodobens tem a melhor opção para você sair de carro 0KM.

Comentários