Tudo que você precisa saber sobre consórcio para caminhões

Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Para quem sonha em ser dono de seu próprio negócio, renovar a frota ou simplesmente trocar de veículo, o consórcio para caminhões é a solução mais segura e confiável. Com ele, é possível adquirir um novo bem de maneira econômica e pouco burocrática.

Afinal, sobre essa modalidade, não há a incidência de altas taxas de juros, por exemplo. Além disso, os trâmites para contratar o consórcio para caminhões são relativamente simples, com conceitos práticos e acessíveis.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe os próximos tópicos e descubra como concretizar seus planos por meio de um consórcio!

O que é o consórcio para caminhões?

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o consórcio para caminhões e veículos pesados é muito parecido com qualquer outro tipo de consórcio. Isso quer dizer que esse é um investimento seguro e econômico e que oferece diversas vantagens aos consumidores interessados em adquirir um bem.

Assim como em um consórcio para composição de frotas, o consorciado escolhe a empresa administradora que ficará responsável por reunir determinado número de pessoas com um objetivo em comum. Ao completar o grupo, o sistema de compra parcelada é iniciado, com a definição do crédito, do número de parcelas e do valor das prestações.

Com os pagamentos em dia, todos os participantes do grupo contribuem para a formação de uma poupança e concorrem aos sorteios mensais nas mesmas condições. É possível ser contemplado de duas formas: pelo sorteio ou por lance.

Ao ser contemplado, o consorciado tem a sua carta de crédito liberada e pode, enfim, adquirir o veículo desejado. Assim, o consórcio de caminhões é uma alternativa econômica e acessível para profissionais de todo o país que precisem investir em seus negócios.

Quais são as vantagens de contratar um consórcio para caminhões?

Além da facilidade da contratação, da praticidade e da segurança, o consórcio para caminhões oferece outros benefícios para os consorciados. Confira, a seguir, quais são essas vantagens!

Não exige entrada

Ao contrário da maioria das opções disponíveis de aquisição no mercado, o consórcio de caminhões não requer nenhum tipo de entrada ou taxa de adesão. A única exigência é que o participante contribua com as prestações mensais de acordo com os termos estipulados no contrato.

Assim, comprar um caminhão , ampliar ou trocar a frota de veículos torna-se muito mais fácil e acessível, pois não existe a necessidade de despender uma grande quantia de dinheiro para validar o processo. Além disso, o consorciado realiza o investimento de acordo com o seu planejamento, já que as prestações serão definidas conforme a sua possibilidade financeira.

Dispensa de taxa de juros

Uma das principais vantagens do consórcio para caminhões, a ausência das taxas de juros torna o investimento mais econômico e atrativo. Ou seja, essa modalidade assegura que os participantes não gastem quantias excessivas para além do valor do que será adquirido.

O valor total do crédito será conquistado com as quitações das parcelas dos consorciados, evitando que a operadora corra riscos disponibilizando o capital antecipadamente. A única despesa que os participantes precisam assumir é a taxa administrativa da empresa, mas esta não costuma ser muito elevada.

Ou seja, para quem busca uma forma simplificada e acessível para investir em seu negócio, o consórcio para caminhões é a solução ideal.

Prazos maiores e parcelas menores

Como mencionado, devido à dispensa de encargos financeiros, o consórcio é uma modalidade econômica de investimento. Essa realidade causa um impacto positivo nas prestações, que se tornam mais baratas que as de outras modalidades de aquisição de longo prazo.

Além disso, é possível contar com um prazo bastante flexível para o pagamento, pois as administradoras costumam facilitar a quitação, diluindo as prestações em muitos meses. Dessa forma, o consorciado pode realizar seu objetivo de adquirir o seu bem sem que seja necessário fazer grandes sacrifícios mensalmente, o que prejudicaria sua estabilidade financeira.

Possibilidade de antecipação

A contemplação dos interessados em comprar veículos pesados é possível por meio dos tradicionais sorteios mensais, nos quais qualquer participante do grupo pode ser sorteado. No entanto, existe outra possibilidade de antecipação: os lances.

Ao ofertar um lance, o consorciado aumenta suas possibilidades de acesso à carta de crédito naquele mês. Ou seja, é possível antecipar a aquisição do bem, desde que o lance ofertado seja o mais alto naquela assembleia.

Mais à frente, neste artigo, vamos comentar os tipos de lance possíveis.

Flexibilidade de escolha

A flexibilidade para escolher também é um dos principais benefícios do consórcio para caminhões. Isso significa que, quando o contemplado recebe sua carta de crédito, ele não precisa escolher o modelo no qual estava interessado no início do contrato. 

É possível utilizar o valor na compra de qualquer outro bem, desde que seja do segmento automotivo. Ou seja, se o participante encontrar outro tipo de veículo que seja mais interessante para ele no momento da contemplação, tem total flexibilidade para realizar essa mudança.

Disciplina financeira

O consórcio para caminhões é a modalidade ideal para os profissionais do ramo que não estão habituados a poupar dinheiro ou, até, gastam mais do que ganham. Quando não se tem a obrigação de realizar uma reserva financeira, qualquer motivo vira desculpa para despender a quantia poupada.

Já quando existe um compromisso mensal a cumprir, o consorciado cria uma disciplina, pois sabe que, se deixar de recolher as parcelas, o seu desejo será prejudicado.

Ou seja, além de possibilitar a realização de seus objetivos, o consórcio proporciona uma mudança de postura que trará benefícios para o consorciado em todos os setores de sua vida.

Investimento seguro

O consórcio é uma atividade regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central. Essa supervisão garante segurança e tranquilidade para que as pessoas interessadas na aplicação sintam-se confiantes para fechar o negócio.

Além disso, o dinheiro aplicado em um consórcio é um investimento para o futuro. O consorciado não corre o risco de perder o montante e, ainda, pode analisar com tranquilidade qual é o momento ideal para utilizar o crédito.

Inclusive, aos interessados em adquirir um consórcio para frotas de caminhões, essa modalidade é a mais indicada, econômica e segura.

Como funciona um consórcio para caminhões?

Agora que você já conhece todas as vantagens e benefícios de investir em um consórcio, vamos apresentar o funcionamento do negócio e todos os elementos inerentes a ele. Assim, ao tomar sua decisão, você terá a certeza de que está fazendo a melhor escolha. Confira!

Contratação

Ao entrar em contato com a administradora do consórcio, o interessado deve apresentar sua necessidade, para que ela lhe informe os planos disponíveis. Analisando as opções e identificando a melhor oportunidade, já é possível realizar a contratação, mediante a apresentação da documentação solicitada.

No consórcio, o participante entra para um grupo de pessoas com o mesmo objetivo: a conquista de um bem ou serviço por meio de uma compra parcelada e programada. Cada consorciado será identificado por um número, chamado cota. Assim, serão definidos o crédito, o valor da parcela e o número das prestações.

O momento da contratação é o mais importante para o cliente; por isso, se houver alguma dúvida, não deixe de esclarecê-la antes de assinar o acordo. Um negócio bem-sucedido é sempre aquele em que ambas as partes estão cientes de seus direitos e deveres.

Pagamento

No consórcio, a conquista do bem para sorteio depende do pagamento em dia de todos os membros do grupo. Ou seja, quando um consorciado atrasa ou deixa de recolher sua parcela, todo o grupo é prejudicado.

E não é só isso. Além de atrasos acarretarem juros e multas, eles podem prejudicar o participante de outras formas, tais como:

  • impossibilidade de obter a carta de crédito;
  • impedimento de participar dos lances e sorteios até a quitação dos débitos;
  • inclusão do nome em serviços de restrição e proteção ao crédito após a contemplação;
  • perda do bem informado como garantia, após a contemplação;
  • cancelamento da cota.

Então, o melhor para todos é realizar os pagamentos na data correta.

Grupos

Os grupos são formados por uma quantidade determinada de participantes e com um prazo estipulado pela empresa de consórcio. Existem duas possibilidades, que são:

  • em formação: ainda está em processo de angariação de participantes. Nesse caso, a assembleia de constituição ainda não foi realizada, e o grupo fica aberto até completar o número de membros necessário;
  • em andamento: a assembleia de constituição já foi realizada, e o grupo já está em operação. Se ainda houver vagas, é permitida a inclusão de novos consorciados.

Independentemente do grupo de que o associado participe, seus direitos e deveres serão idênticos aos dos demais membros.

Assembleias

Todos os meses, são realizadas as assembleias, ou seja, eeventos mensais em que são sorteados os consorciados e definidos os contemplados por lance. A pontualidade dos pagamentos das prestações mensais é o requisito fundamental para que o consorciado possa participar desses encontros.

As contemplações acontecem seguindo dois critérios — sorteio e oferta de lance — e possibilitam que o sorteado receba o valor de sua carta de crédito para adquirir o bem desejado. É o momento mais esperado pelos participantes dos consórcios!

Lances

Outro termo muito comum desse universo, o lance é um dos critérios utilizados para definir as contemplações. Ele nada mais é do que o adiantamento de parcelas proposto pelos consorciados interessados em antecipar o recebimento de sua carta de crédito.

A cada assembleia, os participantes têm a oportunidade de propor um adiantamento de suas prestações. O membro do grupo que oferecer o maior lance será o contemplado do mês. Os critérios para oferta, desempate de lances e seleção devem estar definidos em contrato.

Os tipos mais comuns de lance são o livre e o fixo. O primeiro contempla o consorciado que ofertar o maior percentual de prestações antecipadas, enquanto o segundo contempla o participante que formalizar a oferta de uma porcentagem do plano contratado que é fixada pela administradora.

Contemplação

Ser contemplado por lance ou sorteio dá direito de acesso à carta de crédito ao consorciado, após a análise e a aprovação das garantias determinadas no contrato. O participante que estiver em dia com suas parcelas tem chances de contemplação todos os meses.

O contemplado pode utilizar seu crédito para realizar a compra do veículo definido no acordo ou de outro bem do mesmo segmento. Além disso, ele pode destinar o crédito para a quitação total do bem, desde que essa permissão esteja acordada em seu contrato.

Desistência

É possível, ainda, que o participante desista do seu consórcio para caminhões, por qualquer razão que apresentar. Nesse caso, o valor pago será restituído com as deduções previstas no acordo. No entanto, é preciso aguardar a liberação dos valores, o que pode acontecer se a cota for sorteada na contemplação dos cancelados ou apenas no encerramento do seu grupo.

Outra possibilidade para o participante que desistir de seu consórcio é transferir sua cota para outra pessoa. 

Imprevistos podem acontecer, mas, se você tem um objetivo que pode ser realizado pelo consórcio, programe-se bem, para conseguir manter-se firme em seu propósito.

Qual é a diferença entre consórcio e financiamento?

Embora possam ter um objetivo parecido (no caso deste nosso texto, o de adquirir um veículo pesado), consórcios e financiamentos têm funcionamento distinto. Então, para fazer a melhor escolha para sua realidade, é importante saber no que essas modalidades se diferenciam.

Como já mencionamos, os consórcios são uma forma de compra parcelada e programada, que permite que o consorciado se planeje para a aquisição de uma série de bens — entre eles, os caminhões. No momento da contemplação, a pessoa sorteada recebe uma carta de crédito, instrumento financeiro com o valor combinado no momento da contratação.

O financiamento bancário, por sua vez, envolve uma operação de crédito junto a uma instituição financeira, normalmente um banco. Em outras palavras, o interessado em comprar um caminhão por meio de um financiamento faz um empréstimo, adquire o veículo e, depois, devolve o dinheiro por meio do pagamento de parcelas mensais, que vêm acrescidas de juros e outras taxas.

Quem pode fazer um consórcio para caminhões?

Na maior parte dos casos, basta ser maior de idade e ter seus documentos pessoais para começar a fazer parte de um consórcio para caminhões. Logo, do ponto de vista burocrático, não há maiores restrições.

No mais, os consórcios são indicados para quem deseja adquirir um caminhão, renovar ou ampliar a frota, mas tem um prazo maior para isso ou, ainda, para quem tem um montante para oferecer como lance durante as assembleias, já que, dessa maneira, terá mais chances de antecipar a contemplação e o respectivo acesso à carta de crédito.

Quais são as taxas cobradas em consórcio?

Nos consórcios, não são cobrados juros, como já deixamos claro. Ainda assim, para poder se planejar, o consorciado precisa ficar atento a algumas taxas. Por isso, listamos as mais comuns abaixo.

Taxa de administração

A taxa de administração é o valor que remunera a administradora do consórcio pelo serviço prestado no gerenciamento dos grupos. Ela é calculada como uma pequena porcentagem sobre o valor total contratado e é dividida entre todas as parcelas.

Fundo comum

É o percentual do crédito que o consorciado paga todos os meses. Exemplo: um crédito de R$ 100 mil em 100 meses, o consorciado paga R$ 1000 todo mês do fundo comum. Esse é o valor que voltará para ele quando contemplado.

Fundo de reserva

Para garantir a saúde financeira do grupo, é formado, também, um fundo de reserva, com o pagamento de uma taxa por consorciado. A porcentagem cobrada varia de acordo com a administradora. De todo modo, o dinheiro acumulado serve para cobrir situações inesperadas, como a inadimplência. A Rodobens não cobra este tipo de taxa.

Seguro

A cobrança do seguro é feita apenas em algumas circunstâncias, de acordo com as políticas da administradora, e deve estar prevista em contrato. A cobertura contratada serve para garantir o pagamento das obrigações dos consórcios em diversas situações, como desemprego, invalidez e morte.

Como escolher um bom consórcio para caminhões?

Agora que você já conhece as vantagens de fazer um consórcio de veículos pesados e está por dentro de seu funcionamento, chegou o momento de determinar o seu plano. Mas a dúvida que fica é: como escolher um bom consórcio?

Listamos algumas dicas para que você identifique a melhor oportunidade e faça a escolha mais acertada do consórcio para caminhões. Veja!

Pesquise sobre a empresa

A primeira dica é verificar se a administradora do consórcio é autorizada pelo Banco Central para operar essa atividade. No site da instituição, é possível encontrar uma lista das empresas regulamentadas do setor e identificar se a sua escolha faz parte dessa relação.

Além disso, outras pesquisas podem ser realizadas pelo cliente, principalmente com o auxílio da internet. Confira se existem ocorrências relacionadas à empresa em sites de reclamações e órgãos de proteção ao consumidor e tire todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato.

Dê preferência para as administradoras que são pautadas pela ética e transparência em suas atividades e no relacionamento com os clientes, como a Rodobens. Afinal, seremos responsável por auxiliar você em suas conquistas.

Confira se a parcela cabe no seu bolso

É preciso ter certeza de que o valor das prestações condiz com o seu orçamento, para não correr o risco de se endividar ou atrasar as parcelas. Além disso, esteja atento aos índices de reajuste, pois, se a renda pessoal do consorciado não acompanhar a valorização, ele pode ter dificuldades em manter o pagamento em dia.

Além de prejudicar o grupo, atrasar as parcelas pode trazer transtornos, como a incidência de encargos financeiros e o comprometimento da contemplação. Para resolver isso, faça uma simulação e, com base nessas projeções, planeje-se, de modo a ter a certeza de que está escolhendo um plano que cabe no seu bolso.

Leia o contrato com atenção

Do seu contrato, devem constar todos os termos sobre o consórcio, pois ele é a sua garantia do acordo. Assim, nesse documento, têm de haver informações sobre os prazos, os valores da carta de crédito e das parcelas, o índice de reajuste e as regras relacionadas às assembleias, além dos direitos e deveres dos participantes.

Esclareça todas as suas dúvidas e esteja ciente do funcionamento do negócio antes de assinar o contrato. Estar a par de todas as condições é sua garantia de não ter nenhum aborrecimento futuro.

Esteja ciente dos prazos

Para ter acesso à carta de crédito, o consorciado precisa ser contemplado. E é impossível prever quando isso vai acontecer, pois tudo depende dos sorteios e dos lances dos demais participantes.

Assim, é essencial se decidir por um grupo que ofereça um prazo de duração conciliável com a sua necessidade de aquisição do bem, já que existe a possibilidade de ser o último contemplado do grupo. 

Aqui, não há segredo: você deve escolher um consórcio para caminhões que caiba no seu orçamento e que atinja suas expectativas da melhor forma possível.

Entenda o funcionamento dos lances

Já mencionamos que é possível antecipar a contemplação por meio dos lances, que são as ofertas que os participantes fazem ao adiantar suas parcelas. Antes das assembleias, ocorre uma espécie de leilão entre os integrantes do mesmo grupo, e o consorciado que fizer a melhor proposta recebe a carta de crédito.

Suas regras devem estar destacadas no contrato, inclusive os percentuais mínimos e máximos e suas categorias, como os lances fixos e livres. Saber o funcionamento da prática é essencial para realizar um planejamento eficiente e tangível.

Fique por dentro das formas de contemplação

O consorciado pode ser contemplado de diversas formas, já no início ou no fim do contrato, por meio de um lance vencedor ofertado em uma assembleia ou por sorteio. É importante verificar todas essas possibilidades com a administradora do consórcio.

Antes de assinar o contrato, esteja ciente das formas de contemplação, pois, como vimos, não é possível garantir quando ela vai acontecer. Se a sua necessidade exige uma solução rápida, realize um planejamento que permita concorrer com mais de uma opção.

Verifique a existência de cobranças adicionais

Alguns consórcios podem exigir certas obrigações dos participantes com o propósito de garantir o funcionamento e a segurança do grupo. Entre as mais comuns, estão a cobrança de seguro de vida, para proteção do cliente e dos demais consorciados no caso do falecimento de algum membro do grupo, e um fundo de reserva, para casos de inadimplência.

Verifique com a administradora a existência dessas cobranças e exija que elas estejam informadas em contrato. Se houver incertezas quanto à legitimidade de alguma obrigação, entre em contato com o Banco Central e esclareça todas as suas dúvidas.

Confira a possibilidade de mudança de bem

Os consórcios para caminhões têm o objetivo de auxiliar o associado na aquisição de seu veículo. No entanto, com o passar do tempo, pode ser que sua necessidade mude.

Algumas administradoras utilizam a informação do veículo apenas para estipular o valor da carta de crédito, enquanto outras permitem que os clientes adquiram o consórcio de um veículo específico.

Se existe a possibilidade de mudar o bem, é essencial que o consorciado confira previamente com a administradora a viabilidade de sua liberdade de escolha, para evitar transtornos futuros.

Identifique a melhor solução

Existem muitas empresas no país que oferecem planos de consórcio. No entanto, algumas apresentam certas peculiaridades que podem fazer toda a diferença na satisfação do consorciado, como o oferecimento de soluções para diversos produtos e serviços que atendam às suas necessidades.

Selecionar empresas consolidadas, que sejam referência em seus segmentos e apresentem boa reputação no mercado, é essencial para uma escolha bem-sucedida.

Além disso, é importante escolher administradoras sólidas, transparentes e inovadoras, que se posicionem de maneira próxima ao cliente. Mais que vender consórcios para caminhões, as empresas precisam demonstrar cuidado com o bem-estar do consumidor e parceria na busca pelas melhores soluções.

Em um cenário com juros altos e dificuldades para a conquista de crédito, o consórcio para caminhões é uma solução positiva, prática e confiável. Para quem tem o desejo de ser dono de seu próprio negócio ou precisa renovar a frota, essa é a modalidade ideal para realizar os seus objetivos.

Afinal, além de ser um investimento atrativo e seguro, ela permite que a aquisição do bem seja realizada de forma planejada e garantida. Ou seja, o consórcio para caminhões é uma alternativa muito vantajosa para adquirir seu novo veículo ou ampliar a sua frota, garantindo acesso aos melhores modelos para o seu dia a dia de trabalho.

Quer saber mais sobre como funcionam os consórcios? Então, continue no blog e acompanhe nosso guia completo sobre o assunto!

Use seu imóvel para tirar seus planos da gaveta

Comentários