A manutenção de frota é um dos principais deveres dos gestores no setor logístico. Esse cuidado é fundamental para garantir o bom funcionamento e a segurança dos veículos.
O detalhe é que, para o bom cumprimento dessa tarefa, é preciso dominar alguns conceitos de gestão e controlar bem os impactos no orçamento. Pensando nisso, decidimos mostrar neste post tudo o que você precisa saber sobre manutenção de frotas. Confira!
No ramo de logística e transportes, não há dúvidas de que os veículos são os bens mais importantes de uma empresa. Cuidar para que sua manutenção esteja sempre em dia é indispensável, pois reduz os riscos de problemas que podem comprometer a rotina de viagens.
Caminhões contam com diversos sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos que precisam ser periodicamente verificados. Sempre que necessário, deve-se substituir os componentes desgastados para evitar riscos e prejuízos maiores.
Isso porque, ainda mais importante do que a preservação do patrimônio material, esse cuidado aumenta a segurança dos profissionais que trabalham atrás do volante. Assim, manutenção de frota deve ser vista como uma condição indispensável para manter a eficiência das atividades e garantir as condições adequadas aos motoristas.
Na gestão de veículos, é preciso conhecer os pontos que demandam manutenção e a frequência com que devem ser revisados. Os cuidados mais comuns são aqueles relacionados à troca de óleos e filtros, alinhamento e balanceamento, rodízio de pneus, além da avaliação do funcionamento dos freios, do sistema de arrefecimento e do motor.
Também é preciso considerar que diferentes modelos de veículo podem demandar cuidados específicos. Por isso, o ideal é ter o manual do proprietário sempre à mão para elaborar um cronograma de manutenção eficaz para cada veículo da frota.
Uma boa dica é utilizar um sistema de gestão de frotas, que ajuda no desenvolvimento de planos de manutenção e avisa quando a hora de cada serviço está chegando.
A manutenção de frota é uma obrigação que vem acompanhada de custos. Para que eles não comprometam o seu caixa, o melhor é desenvolver um planejamento financeiro bem alinhado com as especificidades do negócio.
Sem esse cuidado, será mais difícil manter os custos sob controle, podendo até comprometer outros aspectos do negócio. Por outro lado, quando essa despesa está devidamente prevista, é possível programar-se para que ela não pese no orçamento.
Lembre-se também de que manutenção preventiva é sempre mais rápida, segura e barata do que uma intervenção corretiva.
Com todas essas informações em mente, falta apenas descobrir a melhor opção para manter a manutenção dos veículos da frota em dia. Nas concessionárias Rodobens, você encontra desde peças até serviços de manutenção com mão de obra altamente qualificada.
Para tornar tudo ainda melhor, você pode contar com o cartão Rodobens Pós-Venda Mais para ter as melhores condições de pagamento. Ele é um cartão de crédito que traz mais flexibilidade e vantagens exclusivas para que você tenha total controle das despesas do negócio.
Definitivamente, dar a devida atenção à manutenção de frota é uma iniciativa que todo gestor deve ter. Essa é a melhor maneira de reduzir os riscos, aumentar a produtividade e destacar o seu negócio pelos bons resultados.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para receber nossos próximos posts diretamente em seu e-mail!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários