7 fatores que influenciam no valor do seguro do carro

7 fatores que influenciam no valor do seguro do carro: confira!

Janeiro 2019

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

Todos que procuram contar com a proteção de um seguro para seus automóveis sempre buscam o melhor preço na hora de contratar esse serviço tão importante.

Para fazer o melhor negócio, é preciso entender quais aspectos afetam o valor do seguro do carro. Por isso, listamos os fatores que merecem sua atenção. Acompanhe!

1. Idade de quem dirige o carro

A experiência adquirida após anos de volante é uma garantia para pagar menos pelo seguro. De modo geral, carros guiados por jovens entre 18 e 25 anos representam um custo maior para o seguro, já que pessoas dessa idade têm mais chance de se envolver em acidentes. E isso vale mesmo para ocasiões em que o jovem dirige o veículo apenas esporadicamente.

Pessoas com mais de 10 anos de habilitação costumam usufruir de algum desconto no preço do seguro, mas esse fator impacta menos do que a idade.

2. Sexo, estado civil e número de filhos do motorista

Mulheres, casadas e com filhos geralmente são mais responsáveis e dirigem com cuidado. Por essa razão, esse público paga menos pelo seguro. A diferença é pequena, mas os homens, solteiros e sem filhos têm maior incidência de sinistros.

3. Utilização do veículo

Existe a tendência de que automóveis empregados com fins comerciais se envolvam mais em sinistros. Por isso, gasta menos quem precisa colocar o carro na rua apenas para passear.

4. Localização da casa do proprietário

Nesse aspecto são considerados tanto o tipo da residência quanto o bairro em que ela está localizada.

Quem mora em prédio com garagem, sistemas de segurança e porteiros, fica menos exposto aos criminosos. Já quem habita em uma casa tem mais dificuldade de se manter seguro na hora de entrar ou sair com o carro da garagem.

Já o bairro interfere no preço de acordo com a criminalidade de cada região. Aquelas com índices maiores de furtos e roubo fazem com que os proprietários precisem desembolsar mais pela proteção.

5. Local no qual o carro é guardado

Quer pagar menos pelo seguro? Trate de estacionar o carro sempre em locais não perigosos, seja em casa, no trabalho ou quando estiver a passeio. Sem uma garagem, a seguradora pode até mesmo recusar o contrato.

6. O modelo do carro

Alguns automóveis são mais visados por ladrões. Assim, por serem alvos frequentes de roubos e furtos, eles acabam tendo seu seguro encarecido.

O mesmo raciocínio é aplicado para modelos com custo de reparo muito alto, o que acontece principalmente com veículos que demandam peças de substituição importadas.

7. O histórico do motorista

Sempre andou na linha e tomou poucas multas ao longo dos seus anos atrás do volante? Nunca se envolveu em acidentes graves? Esses aspectos serão recompensados com um seguro mais em conta. Portanto, procure manter sua carteira sem nenhum ponto anotado.

Diante de tantas variáveis, o cálculo do valor do seguro do carro torna-se complexo. Isso faz com que cada seguradora apresente preços diferentes, reforçando a necessidade de uma boa pesquisa antes de fechar negócio.

Você sabia como cada fator apresentado impactava no preço do seguro? Deixe sua resposta nos comentários!


 

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

  • Muitos de nós temos sonhos como a compra de um carro novo ou a aquisição do primeiro imóvel, não é mesmo? E uma boa saída que várias pessoas encontram para transformar esses desejos em realidade está nos consórcios. Essa já é uma tradicional forma de aquisição de bens de valores mais elevados entre os brasileiros, oferecendo baixos riscos e possibilidades reais de compra.

  • O consórcio costuma ser a melhor opção oferecida pelo mercado para a compra de bens como imóveis ou veículos quando não há dinheiro para o pagamento à vista. Esse modelo permite que haja um melhor planejamento financeiro, além de livrar você das taxas de juros aplicadas pelas instituições financeiras nos financiamentos.

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esses no seu email?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e tenha informações em primeira mão.