O marketing pessoal está diretamente relacionado ao sucesso profissional. Desde o dia em que uma pessoa se forma na faculdade, ela começa a competir com profissionais que adquiriram os mesmos conhecimentos. O que pode diferenciar um profissional de outros no mercado são as habilidades e competências e como ele consegue demonstrá-las a seu favor.
Para um melhor entendimento dessa questão, neste conteúdo, vamos explicar a importância de reconhecer o seu valor, como contornar os desafios ligados à Síndrome do Impostor e algumas das melhores dicas para se valorizar no mercado de trabalho. Confira!
Ao valorizar as suas habilidades, competências e os seus diferenciais, é possível adquirir uma consciência a respeito das suas capacidades e conseguir celebrar até as pequenas conquistas. A partir disso, é possível utilizar o marketing pessoal como ferramenta para estabelecer uma boa imagem profissional e se diferenciar no mercado.
Quando bem praticado, o marketing atua em prol do profissional, ajudando-o a conquistar o primeiro emprego, a construir uma carreira de sucesso ou a abrir um negócio, por exemplo.
A Síndrome do Impostor se manifesta quando a pessoa não acha que é boa o suficiente em algum aspecto da vida. Trata-se de um termo da área da psicologia que estabelece um padrão de comportamento no qual a pessoa tem dúvidas das suas próprias capacidades e sente um medo constante de ser exposta como incompetente ou uma fraude.
Profissionais de qualquer área e em qualquer faixa etária que apresentam uma autoconfiança baixa podem experimentar essa síndrome. Segundo pesquisa da Universidade Dominicana da Califórnia, cerca de 70% das pessoas, alguma vez na vida, já passaram por isso.
Para contornar esse tipo de problema é possível realizar alguns exercícios, como:
As dicas de marketing pessoal têm como objetivo melhorar a forma como se apresenta no mercado e construir a sua reputação. Acompanhe!
Para trabalhar o seu marketing pessoal, é fundamental estabelecer um objetivo claro sobre o que deseja alcançar. Planeje suas metas e as ações necessárias para concretizá-las.
Assim, se o seu desejo for abrir o próprio negócio, coloque no papel tudo o que você quer e o que precisará para atingir essa proposta, com base em um planejamento financeiro.
Aprenda a se valorizar por meio do autoconhecimento. Saber quem você é, ajuda a promover maneira um marketing pessoal eficiente. Liste seus pontos fortes e fracos, e identifique o que pensa e faz em relação a cada um deles. Observe que isso não vale apenas para aptidões técnicas, mas, também, para aspectos comportamentais.
Para crescer profissionalmente e realizar um bom marketing pessoal, é fundamental investir em qualificação. Ainda que se considere um excelente profissional, é importante não ficar na zona de conforto.
Cuidar da sua rede de relacionamentos é fundamental, afinal, você precisa de parceiros, assim como necessita de pessoas que te admiram e confiam no seu trabalho a ponto de te indicar para terceiros.
Para ter um bom networking, é aconselhável adotar as seguintes ações:
O marketing pessoal é uma ferramenta que pode te ajudar a construir uma carreira brilhante. Para isso acontecer, é importante se valorizar e investir em educação para atualizar os conhecimentos. Assim, é possível ter mais oportunidades no mercado e aproveitá-las por meio das suas habilidades e competências.
Gostou deste post? Então, assine gratuitamente a nossa newsletter e receba artigos como este diretamente na sua caixa de e-mail!
Cadastre-se para receber nossos conteúdos por email e tenha informações em primeira mão:
0800 709 9220 / sacbanco@rodobens.com.br
0800 722 2160 / ouvidoriabanco@rodobens.com.br
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
3003 0212 / atendimento@rodobens.com.br
0800 701 8660 / ouvidoria@rodobens.com.br
Vendas: 0800 550 2121 / Segunda a Sexta das 8h às 18h
Negociação de dívidas: 0800 200 8877
Atendimento Sinistro:
0800 726 0044 / atendimento@rodobens.com.br
Vendas (capitais e regiões metropolitanas):
3003 0188
Vendas (demais regiões):
0800 702 0088
Atendimento:
08007031009 / atendimento@rodobens.com.br
Atendimento para deficientes auditivos ou de fala: 0800 709 8098
Comentários