Valorize-se: dicas da Rodobens para um bom marketing pessoal

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O marketing pessoal está diretamente relacionado ao sucesso profissional. Desde o dia em que uma pessoa se forma na faculdade, ela começa a competir com profissionais que adquiriram os mesmos conhecimentos. O que pode diferenciar um profissional de outros no mercado são as habilidades e competências e como ele consegue demonstrá-las a seu favor.

Para um melhor entendimento dessa questão, neste conteúdo, vamos explicar a importância de reconhecer o seu valor, como contornar os desafios ligados à Síndrome do Impostor e algumas das melhores dicas para se valorizar no mercado de trabalho. Confira!

Qual é a importância de reconhecer o seu valor?

Ao valorizar as suas habilidades, competências e os seus diferenciais, é possível adquirir uma consciência a respeito das suas capacidades e conseguir celebrar até as pequenas conquistas. A partir disso, é possível utilizar o marketing pessoal como ferramenta para estabelecer uma boa imagem profissional e se diferenciar no mercado.

Quando bem praticado, o marketing atua em prol do profissional, ajudando-o a conquistar o primeiro emprego, a construir uma carreira de sucesso ou a abrir um negócio, por exemplo.

Como contornar os desafios ligados à Síndrome do Impostor?

A Síndrome do Impostor se manifesta quando a pessoa não acha que é boa o suficiente em algum aspecto da vida. Trata-se de um termo da área da psicologia que estabelece um padrão de comportamento no qual a pessoa tem dúvidas das suas próprias capacidades e sente um medo constante de ser exposta como incompetente ou uma fraude.

Profissionais de qualquer área e em qualquer faixa etária que apresentam uma autoconfiança baixa podem experimentar essa síndrome. Segundo pesquisa da Universidade Dominicana da Califórnia, cerca de 70% das pessoas, alguma vez na vida, já passaram por isso.

Para contornar esse tipo de problema é possível realizar alguns exercícios, como:

  • avalie seus valores — verifique o quanto os seus valores combinam com o seu ambiente de trabalho;
  • identifique as preferências pessoais — observe o que te motiva ou desmotiva na profissão;
  • reconheça suas conquistas — se valorize e preze sempre pela honestidade. Escreva tudo o que já conquistou, das menores às maiores realizações em um papel. Assim é possível ter a dimensão do caminho percorrido e de quantas coisas boas já conquistou ao longo de sua jornada pessoal e profissional.

Quais são as melhores dicas para se valorizar no mercado de trabalho?

As dicas de marketing pessoal têm como objetivo melhorar a forma como se apresenta no mercado e construir a sua reputação. Acompanhe!

Determine um objetivo

Para trabalhar o seu marketing pessoal, é fundamental estabelecer um objetivo claro sobre o que deseja alcançar. Planeje suas metas e as ações necessárias para concretizá-las. 

Assim, se o seu desejo for abrir o próprio negócio, coloque no papel tudo o que você quer e o que precisará para atingir essa proposta, com base em um planejamento financeiro.

Exercite o autoconhecimento

Aprenda a se valorizar por meio do autoconhecimento. Saber quem você é, ajuda a promover maneira um marketing pessoal eficiente. Liste seus pontos fortes e fracos, e identifique o que pensa e faz em relação a cada um deles. Observe que isso não vale apenas para aptidões técnicas, mas, também, para aspectos comportamentais.

Invista em qualificação

Para crescer profissionalmente e realizar um bom marketing pessoal, é fundamental investir em qualificação. Ainda que se considere um excelente profissional, é importante não ficar na zona de conforto.

Faça um bom networking

Cuidar da sua rede de relacionamentos é fundamental, afinal, você precisa de parceiros, assim como necessita de pessoas que te admiram e confiam no seu trabalho a ponto de te indicar para terceiros. 

Para ter um bom networking, é aconselhável adotar as seguintes ações:

  • utilize redes sociais como o LinkedIn para aumentar as relações na área em que atua, demonstrando suas habilidades e competências;
  • participe de eventos e troque contatos;
  • valorize sua imagem — crie um blog e poste conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

O marketing pessoal é uma ferramenta que pode te ajudar a construir uma carreira brilhante. Para isso acontecer, é importante se valorizar e investir em educação para atualizar os conhecimentos. Assim, é possível ter mais oportunidades no mercado e aproveitá-las por meio das suas habilidades e competências.

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