viagens-de-longa-distancia

Viagens de longa distância: como o caminhoneiro deve se preparar?

Dezembro 2018

2 minutos de leitura

Compartilhe
Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo WhatsApp

que é produzido e consumido pela população, em um trabalho essencial para a economia nacional.

Esses trajetos levando cargas costumam ser bastante extensos, exigindo muito do motorista e do caminhão. Por isso, é importante estar preparado. Quer ver algumas dicas indispensáveis para viagens de longa distância? Confira!

Planeje a viagem

Não saia de casa sem definir todos os detalhes da viagem. Isso previne desvios no caminho, o que economiza dinheiro e tempo.

O primeiro passo para um bom planejamento é a definição da rota a ser feita. Às vezes o caminho já conhecido não é o mais curto nem mesmo o mais seguro, já que algumas estradas ao longo do percurso podem ser descuidadas e perigosas.

Vale também observar as rotas, procurando otimizar os pontos de entrega e coleta de cargas. Isso permite atender um número maior de fretes percorrendo um caminho menor. Se for o caso, invista em softwares de planejamento para frotas, que realizam esse serviço com precisão.

Alimente-se bem 

Tão importante quanto o combustível para o caminhão é o combustível para o corpo. Portanto, não negligencie a alimentação antes e durante a viagem.  

Dê preferência para comidas leves e que incluam vegetais e frutas. Essas escolhas, além de fazerem bem para a saúde, evitam a indisposição e o sono causado por refeições mais pesadas.

Observe a postura

Por mais que pareça um cuidado menor, é importante ficar atento à postura enquanto está com as mãos no volante. Longas horas na mesma posição e executando movimentos repetitivos cansam e podem trazer consequências negativas para o corpo, principalmente para as mãos, punhos, braços e coluna.

Dessa forma, verifique se a coluna está em uma posição confortável e se os braços e pernas não estão fazendo esforço desnecessário para movimentar o câmbio e os pedais. Paradas periódicas para esticar os membros também ajudam a diminuir o desgaste.

Conheça a carga

Um bom caminhoneiro sabe que cada carga obedece regras diferentes de transporte, que mudam desde a acomodação até a entrega. Logo, conhecer bem o que está sendo transportando é importante, já que isso influi em diversos aspectos da viagem.

Antes de partir, cheque a necessidade de agendar horário para fazer a entrega e se há cuidados específicos que precisam ser tomados. Mantenha sempre em mãos os documentos referentes à mercadoria transportada.

Não descuide da manutenção

Ninguém merece rodar centenas ou mesmo milhares de quilômetros e ficar parado à beira da estrada por problemas com o caminhão, certo? A única maneira de evitar isso é realizar uma manutenção cuidadosa antes de seguir viagem.

Uma boa manutenção deve ser feita de maneira periódica e englobar cuidados com o motor, nível de óleo, freios (incluindo os fluidos), pneus (não se esqueça do step!), limpador de para-brisa e o sistema elétrico, principalmente faróis e lanternas. 

Ainda que rodar por tanto tempo seja uma missão que exige esforço, essas dicas deixam as viagens de longa distância seguras e confortáveis, fazendo com que seu trabalho atrás do voltante renda muito mais. 

E você? O que costuma fazer durante viagens muito longas? Deixe seu comentário logo abaixo!

Comentários

Consórcio rodobens

Últimos Posts

Consórcio rodobens Test-drive Mercedes